Violação da corrente de repouso na rede de bordo CE

O comportamento da corrente de repouso na rede de bordo CE (Clean Energy) apresenta algumas particularidades. Elas têm de ser tomadas em consideração quando se efectua uma comprovação da corrente de repouso para a rede de bordo CE.

Comprovação da corrente de repouso

Uma comprovação da corrente de repouso da rede de bordo CE só é possível com o modo de registo escrito osciloscópio. Para a medição é utilizada a pinça de medição de corrente de 50 A.

Preparar medição

Ligar a caixa da interface da técnica de medição (MIB) à GT-One. Conectar a pinça de medição de corrente de 50 A à caixa de interface de medição (MIB). Ainda não conectar a pinça de medição de corrente na viatura.

Gama de frequências ajustada

Número de medições

Máxima duração de registo

2 MHz

1 por segundo

83 minutos

1 MHz

1 de 2 em 2 segundos

2,7 horas

0,4 MHz

1 de 5 em 5 segundos

5,5 horas

0,1 MHz

1 de 20 em 20 segundos

27,7 horas

Indicações para a medição

Conectando a pinça de medição de corrente à linha B+, origina-se um impulso de corrente que é visível no oscilograma. Não considerar mais este impulso.

Só é possível uma alteração da gama de frequências se o registo de medição a decorrer for terminado. Após o reinício da medição, é novamente efectuada uma calibragem da pinça de medição de corrente. Por isso, a pinça de medição de corrente tem de ser brevemente removida da linha B+.

Antes da medição da corrente de repouso, retirar a cabeça de diagnóstico da viatura.

Importante! A condição para um perfeito comportamento da corrente de repouso é que todos os sensores de gás estejam correctamente ligados e não estejam memorizados quaisquer defeitos para os sensores de gás. Os defeitos existentes têm de ser eliminados antes da medição.

Circuito da corrente de repouso

Na descrição seguinte, representa-se o circuito da corrente de repouso na rede de bordo CE após a entrada em modo de suspensão da rede de bordo da viatura.

 

GR_FB1406001
  1. Após a entrada em suspensão da rede de bordo da viatura, a rede de bordo CE permanece activa ainda durante algum tempo (desactivação). A corrente medida perfaz, no máximo, 1,6 A. São possíveis os seguintes períodos de inércia:
    10 minutos após funcionamento do motor.
    30 segundos se, na última fase de vigilância, o motor tiver funcionado.
  2. Depois de decorrida a desactivação, regula-se uma corrente de repouso de aprox. 0,5 mA (corrente medida com 50 A, pinça de corrente aprox. 0 mA).
    16 minutos após a entrada em suspensão da rede de bordo da viatura, a rede de bordo CE é reactivada pelo módulo de potência, que emite o comando ”Desactivação dos consumidores”. Esta fase de vigilância (corrente aprox. 1,6 A) leva no máximo 2 minutos.
  3. 7 minutos após o comando ”Desactivação dos consumidores”, inicia-se o controlo cíclico da viatura em relação à existência de alarme de gás. A cada 7 minutos, o módulo CE é parcialmente reactivado durante aprox. 1,5 segundos (modo de ”semi-suspensão”). A corrente é de aprox. 0,6 A.
    INDICAÇÃO: Se o módulo CE reconhecer um defeito num ou mais sensores de gás, o módulo CE é totalmente reactivado a cada 7 minutos. A corrente perfaz, então, aprox. 1,6 A durante 1,5 segundos.
  4. Após 2 horas (120 minutos) ou 7 horas (420 minutos), o módulo CE é reactivado durante 15 segundos (aumento da corrente para aprox. 1,6 A). Durante este período de tempo é efectuada uma verificação do sistema. A verificação do sistema é repetida a cada 2 horas (120 minutos).
    A reactivação ocorre após 7 horas, se, durante a fase de vigilância precedente, o motor tiver funcionado a hidrogénio.
  5. 7 minutos após a verificação do sistema, reinicia-se o controlo cíclico da viatura em relação à existência de alarme de gás.
  6. A cada 2 horas é reactivado o módulo CE e é efectuada uma verificação do sistema.

Activação da gestão Boil-Off no modo de corrente de repouso

No caso de funcionamento do motor com a viatura parada, a pressão no depósito de hidrogénio pode subir tanto (> 5,3 bar de sobrepressão), que é necessário retirar o hidrogénio através da gestão Boil-Off. Se for este o caso, o módulo CE é reactivado.

 

GR_FB1406002
  1. Fase de suspensão a decorrer com controlo aos 7 minutos em relação à existência de alarme de gás.
  2. Despertar do módulo CE e activação da gestão Boil-Off no caso de aumento de pressão no depósito. Durante a fase de vigilância, a corrente sobe para 1,6 A. O funcionamento Boil-Off dura, no máximo, 30 minutos.
  3. De seguida, reinicia-se a fase de suspensão com controlo aos 7 minutos em relação à existência de alarme de gás.
  4. 2 horas (120 minutos) após a última verificação do sistema, efectua-se de novo uma verificação do sistema durante 15 segundos.
  5. Prosseguimento da fase de suspensão com controlo cíclico em relação á existência de alarme de gás.

Execução da medição:

É recomendado o seguinte procedimento de verificação: