Travão de estacionamento

No travão de estacionamento, trata-se de um sistema de travão de estacionamento automatizado. A geração da força de travagem é efectuada através de uma força estranha electromecânica ou hidráulica. Para além disso, o condutor tem a possibilidade de activar uma configuração de Automatic Hold através do Controller (na consola central). O travão de estacionamento é montado de série no Série 7 a partir do ano de modelos 2001.

Descrição breve do componente

Unidade de comando

A unidade de comando do travão de estacionamento está interligada com a unidade de comando do DSC e da periferia da viatura (instrumento combinado, DME, EGS), através do CAN-PT. A unidade de comando do travão de estacionamento recebe o sinal, borne 15, através da unidade de comando do sistema de acesso à viatura. Uma activação do borne 15 origina a transição do estado de repouso para o regime de funcionamento. A unidade de comando do travão de estacionamento é codificável e programável.

A unidade de comando do travão de estacionamento encontra-se, como unidade de comando agregada da unidade de regulação electromecânica, no fundo do compartimento da mala entre a cavidade da roda sobresselente e o assento do banco traseiro.

Servomotor

A força de travagem é gerada através do servomotor controlado.

Caixa de velocidades

A caixa de velocidades transmite aos cabos Bowden a força de travagem gerada pelo servomotor, por meio de um travessão. A força integral de retenção para o travão de estacionamento é suportada mecanicamente por meio de uma mola enlaçada na carcaça.

Travessão

O travessão providencia a compensação à esquerda/direita dos cabos Bowden. Conforme o sentido de rotação do fuso, os cabos Bowden são tensionados ou relaxados através do travessão.

Cabo Bowden

A guia de cabo na unidade de regulação electromecânica passa sobre polias de desvio do cabo oscilantes. O suporte das forças de reacção do cabo Bowden é efectuado, como até agora, directamente na carcaça do travão de estacionamento.

Interruptor de tecla de comando

No E65, o interruptor de tecla de comando encontra-se no tablier à esquerda, junto ao volante. Através deste interruptor de tecla de comando é possível travar e destravar a viatura e uma travagem de emergência dinâmica.

Luz de controlo

A luz de controlo indica o estado momentâneo do sistema do travão de estacionamento. Eventualmente, aparecem outros textos de indicação na painel indicador do display do instrumento combinado.

Funções principais

Função do sistema do travão de estacionamento

A função do travão de estacionamento é composta pela geração da força de travagem através do sistema hidráulico DSC ou através de uma unidade de regulação electromecânica.

Com excepção de algumas funções especiais, todos os processos estáticos e dinâmicos do travão de estacionamento são convertidos, com o motor da viatura a trabalhar, com a ajuda do sistema hidráulico DSC. Onde o sistema hidráulico DSC actua sobre o travão de pé de todas as 4 rodas.

Ao parar o motor da viatura, a viatura é travada através da unidade de regulação electromecânica. A unidade de regulação electromecânica actua sobre os convencionais cabos Bowden do travão no travão de estacionamento Duo Servo do trem traseiro.

Travagem de estacionamento

Com o motor da viatura parado, a travagem de estacionamento permite manter a viatura parada com segurança, em subidas e descidas. Esta função é garantida pela unidade de regulação electromecânica. A força de travagem gerada pelo mecanismo de regulação é transmitida em partes iguais, através dos cabos Bowden do travão, ao travão de estacionamento Duo Servo que actua no trem traseiro.

Paragem

Uma travagem de estacionamento da viatura com o motor a trabalhar é designado por paragem. É evitado um deslizamento involuntário da viatura quando a partir do repouso. A força de retenção é gerada com auxílio do sistema hidráulico DSC e actua sobre todos os quatro travões de pé. Com o motor da viatura a trabalhar, todos os processos estáticos e dinâmicos de travagem do travão de estacionamento ocorrem com auxílio do sistema hidráulico.

Transições automáticas

Em cada processo de arranque e estacionamento ocorrem transições automáticas de funções entre a unidade de regulação electromecânica e o sistema hidráulico DSC.

Função Automatic Hold

As funções Automatic Hold estão à disposição do condutor mediante a activação do modo Automatic Hold, através do Controller. A paragem ocorre automaticamente ao identificar o sinal de paragem (v = 0 km/h). No trânsito do pára-e-arranca, já não é necessária nenhuma força de travagem com o pé para parar o binário de marcha lenta automático. Adicionalmente, o ranger dos travões, que é originado na transição do accionamento de aderência para o accionamento de deslize, é nitidamente reduzido. Através da automatização do processo de desbloqueio é possível um arranque confortável em subidas sem que a viatura descaia para trás.

Nessa altura, a viatura é primeiro travada com o pedal do travão até à paragem. A força de travagem necessária para o efeito é fechada no sistema hidráulico. Em caso de alteração do estado da viatura p. ex., através da alteração da carga ou inclinação da faixa de rodagem, é realimentada de forma activa pressão por meio da bomba hidráulica DSC. Esta realimentação ocorre o mais tardar ao ser identificado um movimento da viatura através dos sensores das rodas.

Com velocidade seleccionada, o travão é solto automaticamente ao ser accionado o pedal do acelerador.

Travagem de emergência dinâmica

Se a viatura estiver em movimento (v > 0 km/h), tem lugar, perante um accionamento de interruptor de tecla, uma solicitação de desaceleração definida ao interface do travão de estacionamento do sistema DSC. A esse respeito, é formado com auxílio da bomba DSC uma pressão hidráulica de travagem em todos os quatro travões de pé. Por regra, na travagem estão activos todos os sistemas de regulação antipatinagem.

Por motivos de segurança na estrada, uma travagem de emergência do trânsito subsequente é advertida através do acender das luzes de travão.

Funções especiais

Ajuste das maxilas dos travões

O ajuste base do travão Duo Servo (folga de ar) é efectuado como habitualmente (consultar Manual de reparação).

Inicialização do travão de estacionamento

  1. Após a substituição das pastilhas do travão de tambor:
    - ligar a ignição e accionar o botão do travão de estacionamento 4 vezes.
  2. Após a substituição da unidade de comando do travão de estacionamento:
    - desactivar o modo de montagem (funções especiais).
    - ligar a ignição e accionar o botão do travão de estacionamento 4 vezes.
  3. Após a codificação da unidade de comando do travão de estacionamento:
    - efectuar a reposição da unidade de comando do travão de estacionamento.
    - ligar a ignição e accionar o botão do travão de estacionamento 4 vezes.

Ajustar o travão Duo Servo várias vezes após a substituição das pastilhas (ajuste de travões na oficina)

Após uma substituição das pastilhas do travão Duo Servo deve ajustar-se o travão várias vezes. Poderá encontrar-se o programa de ajuste dos travões (ajuste de travões na oficina) no DIS-Tester sob as funções especiais. A disponibilidade do programa é indicado através da lâmpada do travão de estacionamento vermelha a piscar. O processo de ajuste dos travões pode ser efectuado no banco de ensaio de rolos ou na rua.

O sistema regressa novamente à função normal se

- o programa foi executado

- o programa não foi executado no intervalo de 30 minutos

- apareceu o sinal ignição desligada

- durante o processo de ajuste dos travões foi activado um procedimento de controlo do trem de rodagem

Processo de ajuste contínuo dos travões

Para aumentar a disponibilidade do melhorado efeito de travagem Duo Servo, é efectuado durante o regime de marcha, em intervalos definidos, um processo de ajuste do travão Duo Servo. O processo de ajuste elimina eventuais aparecimentos de corrosão nas maxilas do travão Duo Servo ou nos tambores do travão. O processo de ajuste dos travões é activado automaticamente em caso de paragem (p. ex. paragem nos semáforos). Ao ser iniciada a marcha, as maxilas do travão Duo Servo são ajustadas através de um ligeiro roçar contra o tambor. Ao atingir um determinado limiar de velocidade ou de tempo, o travão de estacionamento volta a ser solto.

Por razões de segurança, o processo de ajuste dos travões é imediatamente interrompido em caso de activação de procedimentos de controlo do trem de rodagem (ABS, DSC, ...). Um novo accionamento do interruptor de tecla ou ignição DESLIGADA, também leva à interrupção do processo de ajuste dos travões.

Controlo do curso de regulação

Aparecimentos de desgaste e falhas originam um aumento do curso de regulação necessário. Com auxílio dos sensores Hall do servomotor é medido o curso de regulação. Como ponto de referência para a determinação da posição absoluta de regulação é utilizado o batente de desbloqueio na unidade de regulação. Ao exceder um valor limite prescrito é emitida uma indicação ao condutor e é registado um defeito na memória de falhas.

Comportamento no banco de ensaios para travões

A comprovação de funcionamento do travão de estacionamento pode ser efectuada nos habituais bancos de ensaio de rolos.

Para mais informações, consulte o Manual de reparação do travão de estacionamento.

Destrancamento de emergência manual

Em caso de defeito ou falha da alimentação eléctrica, está previsto um destrancamento de emergência mecânico à mão. Através de uma intervenção directa no mecanismo da caixa de engrenagens da unidade de regulação, é permitido ao condutor um soltar manual do travão de estacionamento.

Modo de montagem

Devido a um accionamento involuntário do interruptor do botão do travão de estacionamento antes dos cabos Bowden estarem travados no suporte da jante, pode ocorrer dificuldades ao efectuar a montagem. Para impedir a activação da unidade de regulação através do accionamento do interruptor de tecla, está instalado no software do travão de estacionamento um modo de montagem. Este modo é activado na Distribuição de peças.

Antes da colocação em funcionamento do travão de estacionamento na viatura, deve desactivar-se o modo de montagem, através do interface de diagnóstico. A activação através de pressão na tecla volta então a estar validado.