A abertura e fecho automático da tampa da mala é disponibilizado como equipamento extra.
A tampa da mala pode ser aberta através do interruptor de tecla de comando no interior da viatura, através do interruptor de tecla exterior da tampa da mala ou através do comando à distância. Ela pode ser fechada através do interruptor de tecla exterior da tampa da mala, através do interruptor de tecla interior da tampa da mala ou através do comando à distância.
A tampa da mala é aberta e fechada por meio de um sistema hidráulico. O comando do sistema hidráulico é realizado através do módulo da tampa da mala. Adicionalmente ao sistema hidráulico, encontra-se montado na tampa da mala um SAC (fecho suave automático) e um destrancamento eléctrico da tampa da mala.
O elevador da tampa da mala possui autodiagnóstico e trabalha em conjunto com o sistema de acesso à viatura e o módulo de potência. A troca de informações para o equipamento de diagnóstico ocorre através do canal de dados PERIFERIA K-CAN.
A unidade de comando do módulo da tampa da mala controla e comanda a abertura e fecho da tampa da mala.
No módulo da tampa da mala, o interruptor de tecla está no interior da tampa da mala.
O módulo de potência monitoriza o regime de funcionamento e o consumo de corrente de repouso da viatura. Adicionalmente é comandado o trancamento da tampa da mala através da unidade de potência. As informações são recebidas e retransmitidas através do canal de dados PERIFERIA CAN da carroçaria.
O módulo de potência comanda o trancamento da tampa da mala e o SCA (fecho suave automático) para a tampa da mala. O interruptor de tecla exterior da tampa da mala é lido directamente pelo módulo de potência e retransmitido ao módulo da tampa da mala.
A unidade de comando do sistema de acesso à viatura (CAS) inclui as funções do comando à distância via sinal de rádio, botão de arranque da ignição, comando dos bornes e imobilizador. O sistema de acesso à viatura é o módulo de acesso entre os canais de dados SISTEMA K-CAN e PERIFERIA K-CAN.
O interruptor de tecla interior na tampa da mala (no interruptor das luzes) é lido através do sistema de acesso à viatura e transmitido para o módulo da tampa da mala.
Através do accionamento do interruptor de tecla exterior da tampa da mala ou do interruptor de tecla interior da tampa da mala (com a tampa aberta) pode abrir, parar ou fechar-se a tampa da mala. A paragem ou activação da tampa também é possível em posição semiaberta. Um toque nas teclas é suficiente para a activação até atingir a respectiva posição final (tampa aberta ou fechada). Na posição final, o accionamento é parado automaticamente.
O sentido do movimento da tampa da mala muda com cada segundo accionamento de tecla: abrir - parar - fechar - parar - abrir - etc.
A tampa da mala também pode ser aberta ou parada com a tecla do espaço interior da tampa da mala no interior da viatura. Se a tampa estiver em movimento, ela pára perante um accionamento. Se a tampa da mala estiver parada, um accionamento activa a abertura. Através de codificação, pode converter-se a tecla de modo a que corresponda à tecla exterior da tampa da mala, i. é também é possível fechar.
A tampa da mala também pode ser aberta, parada ou fechada através do comando à distância. A tampa da mala é aberta ou parada através de um accionamento breve (<1,6 seg.) da tecla. A tampa da mala é fechada através de uma pressão contínua (>1,6 seg.) da tecla, enquanto a tecla for premida. Soltando a tecla é interrompido o processo de fecho e a tampa da mala volta a ser aberta. O tempo para a abertura é codificável. Através de codificação, pode converter-se a tecla de modo a que corresponda à tecla exterior da tampa da mala, i. é também é possível fechar.
Para a identificação da posição da tampa da mala ou identificação do ângulo de abertura da tampa da mala é aplicado um sensor de ângulo de rotação com base num potenciómetro. É emitido um valor de tensão em função do ângulo de abertura da tampa da mala.
A bomba hidráulica do elevador da tampa da mala é accionada por um motor eléctrico que trabalha em dois sentidos de rotação. Os dois sentidos de rotação são activados com uma comutação por relé.
Um semicondutor sincronizado numa ligação em ponte H garante um número de rotações constante do motor ao longo de toda a faixa de tensão.
A válvula hidráulica regula a pressão hidráulica entre a bomba hidráulica e o cilindro hidráulico. Ela é activada pelo módulo da tampa da mala.
Se a válvula hidráulica estiver a ser alimentada com corrente (válvula fechada), gera-se nos cilindros hidráulicos a máxima pressão hidráulica possível. Se a válvula de comutação estiver em repouso (válvula aberta), gera-se apenas uma pressão reduzida nos cilindros hidráulicos.
O accionamento do fecho central está montado na tampa da mala. Ele é activado pelo módulo de potência e destranca a fechadura mecânica da tampa da mala. No accionamento do fecho central está integrado o contacto da tampa da mala, que sinaliza ao módulo de potência a posição da fechadura da tampa da mala.
O accionamento de fecho suave automático está montado na carroçaria. No accionamento de fecho suave automático está montado um interruptor de posição, que detecta a posição do accionamento de fecho suave automático. O accionamento de fecho suave automático é comandado pelo módulo de potência.
Com o interruptor de hotel accionado, deixa de ser possível uma abertura ou fecho da tampa da mala.
O comando da tampa da mala, com a viatura destrancada, é possível através de todos os pontos de comando e através do comando à distância. Com a viatura destrancada, o interruptor de tecla exterior da tampa da mala está desactivado. Com a viatura protegida, a tampa da mala só pode ser aberta através do comando à distância.
Ao abrir a tampa da mala é destrancada em primeiro a fechadura da tampa da mala através do accionamento de destrancar. Se o módulo de potência identificar através do contacto da tampa da mala, que o fecho está aberto (contacto da tampa da mala liga massa), é activado o accionamento para o fecho suave automático. O accionamento está activo até ser atingido o ponto-morto superior, e até o interruptor de posição no accionamento ligar à massa.
Simultaneamente à activação do accionamento do fecho suave automático, o módulo de potência transmite a informação ”Fechadura da tampa da mala destrancada” ao módulo da tampa da mala, através do K-CAN. O módulo da tampa da mala alimenta a válvula hidráulica e a bomba hidráulica com corrente. A tampa da mala é aberta.
O módulo da tampa da mala identifica a posição da tampa da mala, através do sensor do ângulo de rotação. Pouco antes de atingir o batente de fim de curso ”Tampa da mala aberta” é reduzida a velocidade da tampa da mala e a tampa da mala desloca-se lentamente para a posição final.
Se durante o processo de abertura for premida novamente a tecla de comando, o processo é interrompido. Se depois disso, a tecla de comando for novamente premida, é efectuado um processo de fecho.
Para fechar a tampa da mala é alterado o sentido de rotação da bomba hidráulica.
Pouco antes de atingir a posição ”Tampa da mala fechada” é reduzida a velocidade da tampa da mala e a tampa da mala cai lentamente na fechadura da tampa da mala. O contacto da tampa da mala abre e o módulo de potência activa o accionamento do fecho suave automático. No ponto-morto inferior, o interruptor de posição abre no accionamento do fecho suave automático. O accionamento pára. A fechadura da tampa da mala está trancada.
A velocidade da tampa da mala é conhecida devido à exploração contínua do sensor de ângulo. Esta velocidade é comparada com a curva curso-tempo registada no módulo. Se esta velocidade for inferior ao valor nominal, a tampa da mala é parada (detecção do bloqueio).
O bloqueio de repetição evita um sobreaquecimento da bomba hidráulica. Esta bomba é desligada por aprox. seis minutos, quando, num breve espaço de tempo, tiver estado activa mais de dois minutos. Só após o decurso deste tempo de espera é que o accionamento da bomba volta a ser autorizado.
Comportamento de perturbação
Em determinadas situações de estado de funcionamento como funcionamento do motor de arranque, subtensão, temperaturas extremas ou velocidade da viatura é impedido um movimento da tampa da mala.
Se o sinal do interruptor de tecla estiver permanentemente presente através do canal ou da entrada do sinal (interruptor de tecla está preso) não é efectuado nenhum movimento da tampa da mala.
Operação de emergência
Em caso de falha do sistema, a tampa da mala pode ser aberta e fechada manualmente com reduzido dispêndio de força, pois a válvula hidráulica está aberta.
Desactivação do accionamento do fecho suave automático
Se o módulo de potência não identificar o atingir do ponto-morto superior ou inferior do accionamento do fecho suave automático, o accionamento é desligado após 5 segundos. Na memória de falhas é memorizado um defeito.
O ciclo de funcionamento começa de novo, se for sinalizada uma alternância de sinal pelo contacto da tampa da mala.
Bloqueio de repetição do accionamento do fecho suave automático
Um bloqueio de repetição impede um sobreaquecimento dos componentes electrónicos na unidade de comando. O bloqueio de repetição permite no máximo 15 activações sucessivas do accionamento do fecho suave automático.
É possível fechar a tampa da mala através da chave de comando à distância via rádio.
Um fechar da tampa da mala está impedido através da chave de comando à distância via rádio