Levanta-vidros

O comando electrónico dos levanta-vidros é efectuado através dos módulos das portas e a unidade de comando do sistema de acesso à viatura (CAS).

No motor do levanta vidro está integrado adicionalmente uma unidade electrónica, que contém o circuito de carga para o motor eléctrico, assim como a desactivação de fim de curso e comanda a protecção antiaprisionamento dos vidros.

Descrição resumida do componente

Módulos das portas

Os módulos das portas registam os sinais dos interruptores e sensores instalados nas portas e comandam os accionamentos montados nas portas. As informações são recebidas e transmitidas através do canal de dados K-CAN PERIPHERIE.

A activação dos levanta vidros é efectuada através de um sinal de comando modulado em duração, que é avaliado pelo sistema electrónico no motor do levanta vidro. Deste modo é possível comandar o levanta vidro com diferentes rotações do motor.

Sistema de acesso à viatura (CAS)

A unidade de comando do sistema de acesso à viatura (CAS) inclui as funções do comando à distância via sinal de rádio, do interruptor de arranque e ignição, do comando dos bornes e do imobilizador. Para além disso é o módulo de acesso entre os canais de dados K-CAN SYSTEM e K-CAN PERIPHERIE.

O sistema de acesso à viatura (CAS) comanda a activação e desactivação dos accionamentos dos vidros em função da condição do borne, do estado dos contactos das portas e dos dados de codificação. Adicionalmente, é activado pelo sistema de acesso à viatura o comando conforto dos levanta vidros.

Bloco de interruptores da porta do condutor

No bloco de interruptores da porta do condutor estão montados os interruptores e interruptores de tecla para as seguintes funções:

Através do bloco de interruptores da porta do condutor podem ser comandadas centralmente os vidros de todas as portas. Adicionalmente, premindo a tecla para a protecção de abertura para crianças, pode bloquear-se o comando dos levanta vidros traseiros através do interruptor de comando traseiro.

O bloco de interruptores da porta do condutor está interligado com o módulo da porta do condutor, através de uma linha de dados. Todas as informações do interruptor são transmitidas exclusivamente através desta linha de dados.

Interruptor de comando da porta do acompanhante e das portas traseiras

Para o comando dos levanta vidros existem interruptores de comando na porta do acompanhante e em ambas as portas traseiras, que estão interligados com o respectivo módulo da porta através de duas linhas.

Estando equipado com cortinas protectoras do sol para os vidros das portas e vidros triangulares traseiros, existem nas portas traseiras, em vez dos interruptores de comando simples, blocos de interruptores para o comando dos vidros e das cortinas protectoras do sol. Um bloco de interruptores está interligado com o módulo da porta através de uma linha de dados.

Motor do levanta-vidros

O motor do levanta vidro é constituído por um motor de corrente contínua com engrenagem redutora e uma unidade electrónica.

A unidade electrónica é constituída por interruptores de potência electrónicos, alimentação eléctrica e uma unidade de sensores Hall.

A excitação do motor eléctrico é efectuada através dos interruptores de potência internos na unidade electrónica. As rotações do motor e o sentido de rotação são determinados através dos sinais de comando modulados em duração do módulo da porta.

O módulo da porta regista o sentido de rotação, a velocidade e a posição do vidro lateral através da unidade de sensores Hall integrada na unidade electrónica (dois sensores Hall e um disco magnético). Adicionalmente é medida a tensão na unidade electrónica, com o motor em funcionamento, e transmitida ao módulo da porta através de uma linha sensora. Com base nos impulsos dos sensores Hall e nas voltagens pode ser identificado, pelo módulo da porta, um aprisionamento ou bloqueio no sistema.

Para que o módulo da porta possa determinar as posições dos vidros e a protecção antiaprisionamento seja activada, é necessário uma operação de inicialização (consultar capítulo Funções especiais neste manual de funcionamento).

Através da excitação do motor do levanta vidro, por meio de interruptores de potência electrónicos é possível, fazer funcionar o motor em diferentes posições de velocidade.

Funções principais

Fechar e abrir

Os levanta-vidros podem ser operador a partir da posição R do canhão de ignição (posição de rádio).

Depois de desligar a ignição ocorre uma desactivação dos levanta-vidros:

Todos os interruptores dos levanta vidros possuem duas posições do interruptor em ambos os sentidos de actuação. Na primeira posição do interruptor, o vidro é aberto ou fechado enquanto o interruptor estiver accionado.

Na segunda posição do interruptor (interruptor premido ou puxado a fundo), o vidro é automaticamente aberto ou fechado por completo, mesmo que se volte a soltar o interruptor. Esta função é denominada abertura ou fecho por toque simples.

No funcionamento de toque simples, o accionamento do levanta-vidro funciona com velocidade elevada.

O procedimento automático é imediatamente interrompido, se o interruptor do levanta vidro for novamente accionado em qualquer direcção.

O comando por toque simples pode ser parcialmente (apenas fechar ou apenas abrir) ou totalmente desactivado através de codificação. Dependente do licenciamento, o comando por toque simples não está activo em todas as versões nacionais.

Fecho conforto e abertura conforto

O fecho conforto e abertura conforto permite abrir e fechar todos os vidros e o tejadilho de correr, mesmo fora da viatura. O comando conforto pode ser executado através do comando à distância ou da chave manual.

O fecho conforto é activado se, após o trancar/bloquear do sistema de fecho central, a tecla no comando à distância permanecer premida ou a chave manual for mantida na fechadura da porta, na posição de ”Trancar”.

Do mesmo modo, a abertura conforto é activada através da tecla de comando à distância ”Destrancar” ou da posição ”Destrancar” na fechadura..

A activação dos accionamentos é efectuada após um breve tempo de espera.

O comando da função é efectuado na unidade de comando CAS. O sistema de acesso à viatura (CAS) atribui, através dos dados transmitidos no canal CAN, aos quatro módulos das portas e ao módulo do tejadilho de correr/deflector a instrução de activar o comando conforto. O comando conforto com atraso é executado pela seguinte ordem:

Protecção antiaprisionamento

Por regra, a protecção antiaprisionamento não evita um aprisionamento entre o vidro e a porta, mas limita-o a uma força máxima admissível de aprisionamento.

Na primeira colocação em funcionamento do levanta vidro é efectuado um processo de inicialização (consultar o capítulo Funções especiais), no qual são determinadas pelo módulo da porta as posições finais do vidro e a força de fecho necessária. Visto as forças mecânicas se alteram constantemente devido à influência da temperatura e envelhecimento, as alterações na força de fecho também são determinadas, mesmo após a inicialização, em cada accionamento do vidro, sendo a protecção antiaprisionamento constantemente adaptada.

A protecção antiaprisionamento é activada se ao fechar o vidro a força de fecho exceder um valor definido. O processo de fecho é então imediatamente interrompido e o vidro é activado por breves instantes no sentido Abrir.

A protecção antiaprisionamento está sempre activa, quando o vidro é fechado. No entanto, pode ser ignorada através da função ”Fecho de emergência / Emergency Close”.

Indicação

Para que a protecção antiaprisionamento trabalhe de forma segura, o levanta vidro deve ser reinicializado após cada reparação (consultar o capítulo Funções especiais).

Fecho de emergência / Emergency Close

Esta função serve para fechar conscientemente os vidros sem a protecção antiaprisionamento. A aplicação desta função pode ser necessária por exemplo no caso de um ataque a partir do exterior ou se os vidros estiverem agarrados por congelamento.

O processo de comando do fecho de emergência é dividido em duas fases::

Para uma velocidade da viatura superior a 16 km/h, o fecho de emergência não está operacional.

Se a protecção de abertura para crianças estiver ligada, o fecho de emergência só pode ser activado através do bloco de interruptores da porta do condutor.

O fecho de emergência pode ser desactivado através da codificação. A protecção antiaprisionamento está assim activa em qualquer posição de tecla.

Adicionalmente pode, através da codificação, ajustar-se a seguinte função conhecida do comando dos levanta vidros habitual:

protecção de abertura para crianças

A protecção de abertura para crianças é activada através do interruptor no bloco de interruptores da porta do condutor e é transmitida à unidade de comando CAS, onde o estado permanece memorizado, mesmo após desligar a ignição. O sistema de acesso à viatura (CAS) activa os LEDs no bloco de comando através dos dados transmitidos no canal, de modo que o condutor possa identificar o estado actual da protecção de abertura para crianças.

Com a protecção de abertura para crianças activada, deixam de ser possíveis os seguintes comandos através dos interruptores na parte traseira do habitáculo:

A protecção de abertura para crianças só pode ser desactivada se a chave estiver travada no canhão de ignição.

Conclusão e arranque suave da deslocação

A conclusão e arranque suave da deslocação melhoram o comportamento de fecho e abertura dos levanta vidros e reduzem os ruídos ao fechar.

Protecção do motor

Para evitar um sobreaquecimento dos motores dos levanta vidros, existe para cada motor uma protecção própria do motor, que é calculada a partir do tempo de marcha do motor, em função da temperatura ambiente.

Se o motor do levanta vidro for accionado demasiadas vezes num determinado intervalo de tempo, será desactivado durante um período de tempo definido. Um movimento que esteja a ser efectuado não é neste caso interrompido.

Desactivação de carga

Para a conservação da bateria, os levanta vidros não estão operacionais no borne 50 (motor de arranque). Qualquer acção que esteja a decorrer p. ex. Abrir é imediatamente terminada e o levanta vidro parado. Após o processo de arranque, os vidros voltam a estar completamente operacionais, através de um novo accionamento.

Desactivação por subtensão

A tensão de alimentação é monitorizada localmente nos módulos das portas. Se a tensão de alimentação for inferior a 9V ou superior a 16V, os levanta vidros são bloqueados e todas as acções que estejam a decorrer são interrompidas.

Funções especiais

Inicialização

Após a substituição de um motor do levanta vidro ou de um módulo da porta, e após cada reparação no mecanismo do elevador do vidro, deve ser efectuada uma inicialização. A inicialização serve para a adaptação da protecção antiaprisionamento ao sistema de levanta vidros. O processo de inicialização divide-se nas funções padronização e memorização da curva característica.

Na padronização são memorizados os batentes mecânicos de fim de curso do levanta vidro.

Na memorização da curva característica são registadas as forças de fecho mecânicas no levanta vidro.

A inicialização deve ser sempre efectuada com o interruptor do levanta vidro na respectiva porta!

Processo de comando para a inicialização:

Atenção!

Deve assegurar-se que, durante a inicialização, existe uma tensão da rede de bordo de 12 V, no mínimo, de contrário não é possível uma inicialização do levanta vidro.

Durante todo o processo de inicialização não está activa nenhuma protecção antiaprisionamento.

Regime de emergência

Se não existir nenhuma curva característica válida, a função Fecho por toque simples não está disponível. Se não existir a padronização, é desactivada adicionalmente a função Abrir automático. Neste caso, o vidro só se desloca aprox. 2 cm no sentido desejado, por cada accionamento de tecla.