Nos retrovisores exteriores, na porta do condutor e na porta do acompanhante, são possíveis as seguintes funções:
O comando das funções dos retrovisores exteriores está colocado nos módulos da porta do condutor e da porta do acompanhante e no módulo do banco do condutor. As funções dos retrovisores exteriores são comandadas através das teclas do bloco de interruptores na porta do condutor, e através das tecla Memória na consola central. As informações do bloco de interruptores para os módulos da porta são reenviados através dum canal de dados monofilar K. A comunicação das unidades de comando entre si acontece através do canal de dados PERIFERIA K-CAN.
Os módulos das portas registam os sinais dos interruptores e sensores instalados nas portas e comandam os accionamentos montados nas portas. As informações são recebidas e transmitidas através do canal de dados PERIFERIA CAN da carroçaria.
No módulo do banco do condutor estão integrados entre outros o interruptor da memória e a correspondente exploração da função memória de posição do retrovisor. O módulo do banco avalia as informações número chave e tecla Memória e envia informações para ocupação ou memorização da posição de memória, aos módulos de porta dianteiros.
No bloco de interruptores da porta do condutor estão montadas as teclas para o ajuste dos retrovisores exteriores, o comando dos levanta-vidros, a persiana traseira e a protecção de abertura para crianças.
Na consola central está montado o bloco de interruptores, com teclas para a função memória de posição do retrovisor.
Um retrovisor exterior é composto por uma base do retrovisor montada na porta da viatura e uma cabeça de espelho. Na base do retrovisor está montado o accionamento eléctrico para recolher a cabeça do espelho. Na cabeça do espelho encontram-se accionamentos eléctricos para ajuste de cada um dos vidros de espelho no sentido horizontal e vertical, e um aquecimento do espelho para desembaciamento do vidro de espelho.
Os accionamentos para ajuste do vidro de espelho no sentido horizontal e vertical e para a função recolha do retrovisor são constituídos por um motor eléctrico com engrenagem. O ajuste do vidro de espelho e a recolha do retrovisor exterior é alcançado através da comutação do sentido de rotação do motor eléctrico. Para identificação da posição, um potenciómetro está integrado nos accionamentos para ajuste do vidro de espelho em sentido horizontal e vertical.
Ocorre um ajuste do vidro de espelho na cabeça do retrovisor exterior, quando
O ajuste horizontal e vertical só pode ser efectuado um depois do outro. Um ajuste diagonal não é possível.
Com o espelho retrovisor recolhido, não é possível o ajuste.
O aquecimento do espelho serve para desembaciar o vidro de espelho nos retrovisores exteriores. A potência de aquecimento e o tempo de activação são comandados automaticamente e dependem da temperatura exterior e da intensidade do limpa-vidros. Em caso de accionamento dos limpa-vidros, a potência de aquecimento é elevada segundo um factor determinado, para garantir um desembaciamento seguro do vidro do espelho. Estes dados são disponibilizados ao módulo da porta do condutor através do canal de dados periferia K-CAN.
Com o borne 50 LIGADO (desactivação de carga) e em caso de subtensão, o aquecimento do espelho é desligado. A reactivação é automaticamente efectuada ao atingir a tensão de reactivação.
Aquecimento do espelho com chaufagem independente ligada: com este equipamento extra, os espelhos são também aquecidos com o borne 15 DESLIGADO, após a ligação da chaufagem independente durante 5 minutos (codificáveis). As informações são disponibilizadas pela unidade de comando da chaufagem independente, através do canal de dados periferia K-CAN.
Com esta função especial, as cabeças dos retrovisores exteriores podem ser recolhidas e rodadas para cima, para diminuição da largura da viatura, no sentido do vidro lateral.
A recolha do retrovisor é possível, quando
Com velocidades > 20 km/h (codificável) fica bloqueada a função de recolha. Não será influenciada uma função entretanto iniciada.
Com velocidades inferiores, a função está sempre activa.
Cabeças de espelho recolhidas são sempre desdobradas, perante actuação da tecla.
Ao actuar a tecla, durante uma operação em marcha, o sentido do movimento é invertido.
Engate automático da cabeça do retrovisor: Se uma cabeça do retrovisor tiver sido separada do accionamento através duma aplicação de força exterior, no próximo accionamento de tecla ambas as cabeças de retrovisor se movem no sentido de recolher. O accionamento da cabeça de retrovisor desengatada é então activado pelo reconhecimento da corrente de bloqueio, até que a cabeça do retrovisor seja de novo engatada na base do retrovisor. Para efectuar de novo o engate mecânico e o sincronismo, a tecla tem quem ser premida no máximo duas vezes. No próximo accionamento da tecla, ambos os retrovisores exteriores são de novo desdobrados.
Esta função só está disponível com o equipamento extra memória de posição do retrovisor. Para possibilitar uma melhor visibilidade do guia de passeio, o vidro de espelho pode ser desajustado verticalmente (desdobrado). O ângulo de abertura (posição do retrovisor) é codificável.
Esta função só pode ser efectuada se
O ajuste vertical (desdobrar) ocorre automaticamente
A função é desligada, e o retrovisor exterior assume de novo a sua posição original, quando
Durante o ciclo de funcionamento, o comando manual está bloqueado. A função é independente da porta do acompanhante aberta ou fechada.
Esta função é um equipamento extra para alargamento da função memória de posição do banco. As configurações actuais do retrovisor exterior na porta do condutor e do acompanhante podem ser memorizadas com as teclas Memória na consola central e com a função Key memory. Posições já memorizadas podem ser seleccionadas.
Para memorização das posições do vidro de espelho, estão previstos em cada um dos módulos de porta dianteiros 12 espaços de memória. Por viatura são possíveis quatro chaves personalizáveis. Assim a cada chave estão atribuídos três espaços de memória:
Ao trancar através da chave, é memorizada a posição actual do retrovisor no espaço de memória da chave que estava activa. Deste modo, ao destrancar, é sempre ajustada a última posição, referente à chave utilizada.
Com esta função especial, os retrovisores exteriores são automaticamente escurecidos, ao ser detectada uma fonte de luz vinda de trás, que encandeia o condutor. O escurecimento depende do grau de encandeamento. O ajuste é efectuado através do sistema de sensores instalado na viatura, e através do comando situado no retrovisor interior. Os sinal de excitação são encaminhados do retrovisor interior para os retrovisores exteriores, através dos módulos da porta dianteiros.
Para protecção dos accionamentos contra sobrecarga, cada módulo da porta contém uma função de identificação da corrente de bloqueio.
Logo que o accionamento atinge uma posição de bloqueio, a corrente para o motor eléctrico aumenta. A unidade de comando compara a corrente, com o accionamento bloqueado, com a corrente de arranque do motor eléctrico, em regime de funcionamento normal. A unidade de comando identifica na diferença das correntes o alcançar duma posição de bloqueio, e desliga a activação do motor eléctrico.
A tensão de alimentação é monitorizada nos módulos da porta. Todos os desempenhos do retrovisor são bloqueados, perante uma tensão de < 8,5 V. Se a tensão descer uma vez abaixo desse valor, as funções estão de novo disponíveis a partir de 9 V.