Com o equipamento extra SCA, uma porta é fechada sob o controlo dum accionamento eléctrico comandado por sensor.
A unidade de comando CAS do sistema de acesso à viatura engloba as funções
Para além disso é o módulo de acesso entre os canais de dados SISTEMA CAN da carroçaria e a PERIFERIA CAN da carroçaria.
O CAS (sistema de acesso à viatura) comanda todas as funções superiores do sistema de fecho central.
Os módulos das portas registam os sinais dos interruptores e sensores instalados nas portas e comandam os accionamentos montados nas portas. As informações são recebidas e transmitidas através do canal de dados PERIFERIA CAN da carroçaria. O módulo da porta identifica
Com estes dados de entrada, o módulo da porta activa o accionamento SCA.
O accionamento SCA está instalado no sistema de fecho e fecha a porta. O accionamento SCA é activado pela unidade de comando do módulo da porta no respectivo módulo da porta.
No sistema de fecho estão integrados dois accionamentos para o sistema de fecho central. Assim é possível que o mecanismo de fecho possa ser movido para três posições de bloqueio. As posições são:
No sistema de fecho estão integrados quatro interruptores (sensores Hall):.
O processo de fecho é efectuado para as portas, através de posições definidas.
Fecho da porta: As posições definidas para o fecho são:
Pré-trancamento
Trancamento principal (posição de repouso)
Accionamento SCA: As posições definidas para o fecho são:
Posição de repouso:
Posição de prontidão
Com fecho lento da porta, o sensor do trinco de bloqueio comunica à unidade de comando do módulo da porta que atingiu a posição pré-trancamento. A unidade de comando do módulo da porta activa
O accionamento SCA mantém-se na posição trancamento principal (posição de repouso).
Com fecho rápido (fechar com força) a porta é muito rapidamente movida para a posição trancamento principal, através da posição pré-trancamento. Por isso não é iniciado nenhum processo de fecho pelo SCA. O accionamento SCA mantém-se na posição de prontidão, embora
Na próxima abertura da porta, o SCA não é ligado.
Ao abrir a porta, o accionamento SCA recebe do contacto da porta o sinal de se deslocar para a posição disponibilidade. A partir da posição disponibilidade, o trinco rotativo, no próximo puxar para fechar a porta, após meia rotação, atinge a posição trancamento principal (posição de repouso).
No caso de o comando não reconhecer o atingir da posição disponibilidade ou da posição de repouso,
O ciclo de funcionamento começa de novo, se for de novo sinalizada a posição pré-trancamento ou contacto da porta.
Um bloqueio de repetição impede um sobreaquecimento de componentes electrónicos na unidade de comando. O bloqueio de repetição permite no máximo 15 activações sucessivas.