Funções de chaufagem e de ar condicionado

No sistema integrado de chaufagem e ar condicionado automáticos IHKA existem as seguintes funções:

Com o IHKA, a climatização no interior da viatura pode ser adaptada individualmente às necessidades dos ocupantes. Para o efeito é instalada uma versão base ou uma versão High do IHKA. Informações entre os elementos da viatura e o sistema integrado de chaufagem e ar condicionado automáticos (IHKA) são permutados através do canal de dados SISTEMA K-CAN.

Como equipamento extra adicional para a versão High do IHKA pode ser instalado um sistema de ar condicionado traseiro FKA com caixa frigorífica integrada.

O FKA está ligado ao circuito do líquido de esfriamento do IHKA através de duas válvulas de corte e um tubo de pressão e de aspiração. As válvulas de corte estão situadas à frente dos respectivos evaporadores e só são instaladas com a montagem de um FKA. As válvulas de corte só podem ser activadas pelo FKA se o IHKA estiver codificado para ”FKA instalado”.

Indicação: sem a codificação do IHKA para ”FKA instalado”, as válvulas de corte encontram-se em repouso (sem corrente) e permanecem fechadas. Neste caso podem ocorrer danificações.

Descrição breve do componente

Electrónica Digital do Motor DME

A Electrónica Digital do Motor é informada pelo comando IHKA, através do canal de dados CAN K, sobre a interligação do compressor do agente frigorífico. O compressor do agente frigorífico é interligado pelo IHKA se nenhum critério de desactivação (p.ex. temperatura do líquido de refrigeração demasiado elevada ou funcionamento Kickdown) impedir a interligação. Com o compressor do agente frigorífico interligado é possível ser mudado entre funcionamento com e sem aumento do regime de ralenti.

O regime de ralenti é aumentado, com

O regime de ralenti não é aumentado, com

Unidade de comando IHKA

A unidade de comando IHKA regista os sinais dos elementos IHKA e comanda ou controla o processo da chaufagem e climatização. A unidade de comando IHKA origina o ligar ou desligar do aquecimento do óculo traseiro através da unidade de potência. O estágio final para a persiana traseira também está alojado na unidade de comando IHKA. Da unidade de comando IHKA existem quatro variantes nas versões base e High , com e sem estágio final da cortina do óculo traseiro.

Módulo de comutação das luzes LM

O módulo de comutação das luzes LM fornece ao IHKA informações sobre a atenuação da luminosidade ajustada e o último estado da luz (p.ex. luz de médios ligada). O IHKA comanda, em função destas informações, a luminosidade da iluminação e funcionamento de localização.

Unidade de potência PM

A unidade de potência monitoriza o estado de carga da bateria e o consumo de corrente de repouso da viatura. Ele activa ou desactiva também o aquecimento do óculo traseiro, conforme a activação através do IHKA. Adicionalmente é comandado o trancamento da tampa da mala através da unidade de potência. As informações são recebidas e transmitidas através do canal de dados K-CAN PERIPHERIE.

Painel de comando e Control Display

O painel de comando com electrónica de comando e de regulação está recolhido no tablier. No painel de comando existem apenas os elementos de comando mais importantes. Adicionalmente, estão alojadas as teclas ”LUZES INTERMITENTES DE EMERGÊNCIA” e ”FECHO CENTRAL” (sistema de fecho central). Estas funções de tecla não são avaliadas pelo comando IHKA. As interligações são encaminhadas apenas no que diz respeito ao hardware.

Para a versão base e a versão High do IHKA existem diferentes painéis de comando. Na entrega, o painel de comando da versão base não possui nenhuma função OFF. No entanto, esta função pode ser codificada através da Car-Memory.

O Control Display (monitor de bordo) está integrado no tablier. No Control Display são efectuados os ajustes de precisão das funções IHKA.

Sistema de ar condicionado IHKA

O sistema de ar condicionado do IHKA está montado por baixo do instrumento combinado na parede corta-fogo, ao centro.

O sistema de ar condicionado é composto pelos seguintes componentes/unidades operacionais:

O sistema de ar condicionado cumpre as tarefas:

Indicação: Na primeira colocação em funcionamento do IHKA, devem ser efectuadas as medidas descritas sob ”compressor do agente frigorífico (compressor)”.

Ventilador com regulador

Ventilador: o ventilador está montado com o motor do ventilador como unidade de construção na zona do porta-luvas. O ventilador pode ser separado do motor. Por o ventilador estar montado do lado do acompanhante, existem variantes para viaturas com o volante à esquerda e à direita.

Regulador: o regulador está montado na carcaça do motor do ventilador. O regulador é comandado bem como dos motores MUX pela unidade de comando no painel de comando do IHKA, através do canal MUX. O regulador possui autodiagnóstico. As informações de diagnóstico são transmitidas para a electrónica de comando, para efeitos de avaliação. Se o autodiagnóstico identificar um defeito, que iria originar o sobreaquecimento de elementos, a corrente é reduzida ou desligada, até o critério de defeito ser suprimido.

O ventilador aspira o ar em função do posicionamento da portinhola

Conforme o regime de funcionamento, pode também ser aspirado ar por ambas as vias.

Portinholas com accionamento e mecanismo

As portinholas servem para a distribuição de ar e mistura de ar quente e frio.

Portinhola de ar fresco: com esta portinhola é regulado o volume de ar filtrado aspirado pelo ventilador. Para que a portinhola possa ser fechada de forma particularmente rápida no funcionamento automático de recirculação do ar (funcionamento AUC), ela é movida por um accionamento com motor de movimento rápido. A portinhola de ar fresco também serve para a compensação da pressão dinâmica do ar.

Portinhola de recirculação do ar: a portinhola de recirculação do ar é uma persiana com três lâminas. Através da portinhola de recirculação do ar é regulada a proporção de ar de recirculação aspirado.

Portinhola da zona dos pés: através da portinhola da zona dos pés é, na versão base, dirigido o volume de ar no espaço dos pés dianteiro e traseiro. Na versão High o espaço dos pés dianteiro e traseiro é alimentado de modo separado, lado esquerdo e direito.

Portinhola de ventilação do espaço dos lugares traseiros: as portinholas de ventilação do espaço dos lugares traseiros (lado esquerdo e direito separadamente) encontram-se montadas apenas na versão High. O volume de ar nas saídas de ventilação dos lugares traseiros, bem como a temperatura (estratificação nos lugares traseiros) é regulada por meio das portinholas de ventilação do espaço dos lugares traseiros.

Portinholas de desembaciamento (Defrost): o volume de ar para o pára-brisas é controlada por meio das duas portinholas de desembaciamento acopladas. As portinholas de desembaciamento, em todas as funções de ajuste e comando, só são activadas em conjunto a partir do lado do condutor.

Portinhola de ar quente/ar frio: através das portinholas de ar quente/ar frio é controlado o volume de ar nas grelhas de ventilação do tablier e bocais de saída de ar nas colunas B. Através das portinholas de ar quente/ar frio também é estratificada a temperatura. Na interacção do respectivo par de portinholas é controlado simultaneamente o volume de ar e a temperatura. Na versão High, as funções para o lado esquerdo e o lado direito estão separadas.

Accionamentos de portinhola/motores passo-a-passo

Nos accionamentos de portinhola são utilizados diferentes motores passo-a-passo, para determinados fins.

Motor de movimento rápido: os motores de movimento rápido só são utilizados nas portinholas de ar fresco. Os enrolamentos destes motores são excitados pela electrónica de comando com uma frequência de passo até 500 Hz.

Motores MUX: os motores MUX são utilizados em todas as outras portinholas. Os motores MUX estão munidos com um circuito integrado para o comando dos enrolamentos. O circuito integrado está apto para canal e diagnóstico. Todos os accionamentos MUX e o regulador do ventilador são activados pela electrónica de comando através de um canal de motor comum (canal MUX). Os defeitos sinalizados pelos circuitos integrados são registados na electrónica de comando e levam à interrupção da activação.

Cada accionamento é endereçado de forma imutável durante a produção. Desse modo, é possível uma diferenciação evidente na comunicação de canal. Devido ao endereçamento individual, os motores não podem ser trocados entre eles.

Condensador com desumidificador integrado

A energia térmica, gerada pela compressão do gás do agente frigorífico no KMV, é dissipada na superfície do condensador através de refrigeração por ar e conduzida ao meio ambiente. O agente frigorífico condensa e torna-se líquido. No desumidificador integrado, a água eventualmente existente no circuito do agente frigorífico é fixada para impedir danos por corrosão. O elemento desumidificador é substituível. Para a protecção contra partículas, existe um filtro de rede.

Compressor do agente frigorífico (compressor)

O compressor do agente frigorífico comprime o gás do agente frigorífico aspirado pelo evaporador e impele-o para o condensador. O compressor do agente frigorífico funciona sempre em conjunto com o motor da viatura. Em virtude da sua estrutura e devido à activação pela electrónica de comando de uma válvula de regulação através de sinais modulados em duração, torna-se possível uma regulação contínua do rendimento. Para reduzir a carga é gerado sempre apenas o débito frigorífico de momento necessário. Os critérios de regulação e de comutação para o efeito são:

A troca de informações entre o IHKA e a DME efectua-se através do canal K-CAN

Indicação: é absolutamente necessário efectuar um ajuste do funcionamento do compressor na:

Ajuste do funcionamento do compressor KMV: para assegurar uma lubrificação em perfeitas condições do compressor do agente frigorífico (KMV), a quantidade de óleo enchida pelo fabricante deve ser misturada de modo uniforme com o agente frigorífico líquido. Para o efeito, o compressor do agente frigorífico (KMV) deve ser accionado durante um determinado tempo com um número de rotações entre 300 rpm e 1500 rpm.

Se o regime de ralenti do motor exceder 1500 rpm, o processo de ajuste de funcionamento é interrompida automaticamente e é emitida uma mensagem. O processo de ajuste do funcionamento deve então ser completamente repetido.

Pré-definições: no arranque do motor, o sistema de ar condicionado deve estar DESLIGADO. Não ligar o sistema de ar condicionado antes que seja solicitado.

Efectuar os seguintes passos:

Ventilador suplementar

O ventilador suplementar é necessário para a refrigeração do condensador. No motor N62 na versão EURO é empregue um ventilador de tipo exaustor eléctrico. A curva característica do ventilador, codificada para o efeito, fornece sempre no mínimo a posição 1, com o aparelho de ar condicionado activado. O número de rotações necessário do ventilador depende da pressão do agente frigorífico e é transmitido pelo aparelho de ar condicionado à DME, através do canal CAN.

Sensor de pressão

O sensor de pressão no tubo de pressão entre o condensador e o evaporador fornece à electrónica de comando sinais relativos à pressão no sistema.

Válvula de expansão

A válvula de expansão está montada no evaporador. A válvula de expansão regula a quantidade de agente frigorífico líquido injectado no evaporador. A dosagem é de modo a que só entre o necessário agente frigorífico líquido no evaporador, que possa ser completamente evaporado.

Evaporador

O evaporador é constituído por 27 placas de alumínio e tem uma superfície de aprox. 5 metros quadrados. O controlo da temperatura no evaporador é efectuado através da unidade de comando. O regulador da temperatura do evaporador trabalha independentemente doutros circuitos de regulação através de valores de controlo estabelecidos. A temperatura do ar frio que sai do evaporador é elevada para a temperatura desejada através do permutador de calor.

Microfiltro/admissão de ar

Em cada uma das duas caixas de filtro está alojado um microfiltro para a aspiração do ar. Na versão base é um filtro de partículas, na versão High uma combinação de filtro de partículas e filtro de carvão activo. O filtro de carvão activo retém gases incomodativos e prejudiciais.

Funções principais

Controlo da temperatura

O valor real da temperatura do habitáculo e o valor nominal da temperatura do habitáculo ajustado são comparados respectivamente por um comando regulador esquerdo e direito. O sinal diferencial resultante da comparação é introduzido progressivamente no valor de controlo (valor Y) para a regulação.

A faixa de trabalho do comando regulador é mais alargada do que a faixa de trabalho dos reguladores seguintes. As diversas funções IHKA, como p.ex. sistema automático das portinholas e ventilação automática dependem desta faixa de regulação.

Um circuito de regulação auxiliar respectivamente reajusta os valores de perturbação para o permutador de calor esquerdo e direito. Valores de perturbação podem ocorrer através de alterações de temperatura devido a oscilações do volume de ar e fluxo de água.

A temperatura do evaporador é ajustada através de um circuito de regulação independente e não actua como valor de perturbação sobre o sistema.

Dois circuitos de regulação também independentes controlam a temperatura de ventilação para o lado esquerdo e direito. Com isso consegue-se uma estratificação entre os bocais de saída do ar para a zona dos pés e os bocais de saída do ar de ventilação.

Regulação no habitáculo

A faixa de temperatura utilizável vai de 16°C a 32°C (aprox. 60°F até 90°F). Nesta faixa de temperatura, a temperatura pode ser ajustada em passos de 0,5°C (1,0°F).

AQUECIMENTO MAX: numa posição do valor nominal de 32°C é activado AQUECIMENTO MAX individualmente para o lado esquerdo e/ou direito. A regulação do habitáculo é assim desactivada. A temperatura do permutador de calor é ajustada para a temperatura máxima de 90°C. O valor de controlo Y é colocado em ”Aquecimento máximo”.

EXCEPÇÃO: para que, no funcionamento do ventilador independente as válvulas da água permaneçam fechadas, deve anular-se a função AQUECIMENTO MAX.

ARREFECIMENTO MAX: numa posição do valor nominal de 16°C é activado ARREFECIMENTO MAX individualmente para o lado esquerdo e/ou direito. A regulação do habitáculo é assim desactivada. A temperatura do permutador de calor é ajustada para a temperatura mínima de 5°C. O valor de controlo Y é colocado em ”Frio máximo”.

DESEMBACIAMENTO: a regulação do habitáculo também é desactivada nesta função. Ao terminar a função DESEMBACIAMENTO produz-se um ajuste ao regime de funcionamento normal, tal como na função MAX AC. O ajuste evita um forte arrefecimento a seguir à função DESEMBACIAMENTO.

Correcção dos valores nominais

Intercalação da temperatura exterior: o valor nominal ajustado é corrigido em função da temperatura exterior. Efeitos de irradiação de superfícies exteriores e envolventes dos ocupantes são deste modo compensados. A temperatura exterior é registada, na zona dos pára-choques, por uma sonda da temperatura exterior e é transmitida ao IHKA, através do canal K-CAN. A intercalação da temperatura exterior e deste modo, o aumento do valor nominal, pode variar entre +12°C e -2°C. A intercalação da temperatura exterior serve também como o denominado comando piloto para um possível valor de perturbação.

A sonda térmica do habitáculo: para o registo da temperatura do habitáculo, encontra-se colocada no painel de comando, uma sonda térmica com ventilador para a sonda da temperatura interior.

Regulação do permutador de calor

Sonda do permutador de calor: para o registo da temperatura do ar de saída no permutador de calor encontram-se montadas sondas do permutador de calor, à esquerda e à direita, no fluxo de ar do aparelho de chaufagem. Dos valores assim determinados resulta o tempo de abertura das válvulas da água. A activação das válvulas da água é efectuada através de sinais modulados em duração.

Efeito de paragem breve (abastecimento de combustível): com as válvulas em repouso, o permutador de calor pode transbordar água (efeito de paragem breve). Para impedir isto, as válvulas da água ainda são alimentadas com corrente, durante três minutos, após a desactivação do borne 15.

Refrigeração por mapeamento do motor: devido à utilização da refrigeração por mapeamento nos motores a gasolina ocorrem temperaturas do líquido de refrigeração até 120°C. Para impedir danos no sistema de ar condicionado, a temperatura do permutador de calor é limitada a 90°C. Se, devido a válvulas da água defeituosas, a temperatura do permutador de calor se tornar > 98°C, a refrigeração por mapeamento é desactivada na DME, através do canal K-CAN.

Bomba de água adicional: para garantir o débito de água, mesmo a baixas rotações do motor, está instalada uma bomba de água eléctrica adicional. A activação é efectuada

Portinhola de ventilação virtual

Para atingir a temperatura e volume de ar do fluxo total de ar é calculado um posicionamento virtual (real não existente) das portinholas. Ao efectuar o cálculo são tomados em consideração os seguintes factores de influência:

Com o posicionamento das portinholas calculado através dos pontos indicados são corrigidas as posições das portinholas de ar frio e ar quente. A correcção é efectuada de modo a que, através da mistura de ar quente e ar frio, é atingido o volume de ar e temperatura desejado na grelha de ventilação.

As posições das portinholas de ar quente e ar frio determinam individualmente os fluxos de ar quente e ar frio. Elas determinam assim, para além da temperatura de ventilação, também o fluxo de massa total.

Neste sistema, cada alteração de abertura de uma portinhola influencia a temperatura e o volume de ar em todo o sistema. Ao efectuar a correcção dos valores de perturbação, deverá distinguir-se entre a versão base e a versão High. Na versão base existe apenas uma sonda térmica de ventilação. A regulação de estratificação só pode ser efectuada a partir do lado do condutor. As portinholas de ar quente e ar frio são ajustadas através dos motores passo-a-passo comandados por canal.

No programa automático, o posicionamento virtual das portinholas depende unicamente dos seguintes factores de influência:

Os ângulos reais das portinholas são então calculados a partir:

Comando da ventilação (estratificação) nos lugares traseiros

Esta função existe na versão High . As portinholas de estratificação para os lugares traseiros estão separadas. A portinhola de estratificação esquerda e direita cumprem as tarefas:

A partir dos ângulos de torção das duas portinholas de estratificação resulta a seguinte influência sobre o fluxo de ar:

ângulo de torção

influência sobre o fluxo de ar

0%

FECHADO

56 %

Quente

100%

Frio

 

Comando do volume de ar

Regulação automática do ventilador e das portinholas: através do accionamento da tecla AUTO esquerda ou direita, ou após uma solicitação correspondente através do Control Display, o sistema automático do ventilador e das portinholas é ligado para o respectivo lado. O LED de função AUTO correspondente é ligado. Simultaneamente é activado um ventilador automático dependente do mecanismo actuador do ventilador (valor Y).

Ao accionar o mecanismo actuador do ventilador é desactivada a ventilação automática do respectivo lado. O sistema automático das portinholas continua activo.

Através do accionamento da tecla AUTO tem lugar uma nova comutação na ventilação automática para o respectivo lado.

A potência de ventilação actual só é indicada no modo manual, no Control Display.

A ventilação automática depende do valor de controlo (Y) e do sinal do sensor solar.

Aumento automático da ventilação: o aumento automático da ventilação está disponível na regulação manual das portinholas e no sistema automático das portinholas.

Para poder arrefecer ou aquecer o habitáculo, em casos de temperaturas interiores extremas, é alargado a faixa de regulação normal.

A ventilação automática só depende do mecanismo actuador do ventilador (valor Y) do lado do condutor.

Regulação manual do ventilador: rodando o mecanismo actuador do ventilador para a direita, aumenta-se a potência de ventilação. Rodando o mecanismo actuador do ventilador para a esquerda, diminui-se a potência de ventilação. A posição do ventilador regulada é indicada no Control Display através de uma indicação por barra.

Na versão High, a regulação do ventilador pode ser efectuada separadamente com dois potenciómetros, para o lado esquerdo e direito. Na versão base isso pode ser feito com um potenciómetro no lado esquerdo.

Os potenciómetros não têm nenhum batente. A regulação é efectuada uma posição por retenção. O valor do ventilador reajustado é indicado sem atraso no Control Display. Depois de aparecer o ajuste máximo ou mínimo, continuar a rodar no potenciómetro não tem qualquer efeito.

Compensação da pressão dinâmica do ar: com o aumento da velocidade de marcha, o volume de ar aumenta de forma sobreproporcional nos canais de entradas de ar, sem compensação da pressão dinâmica do ar. Este efeito pode ser compensado reduzindo os canais de entrada de ar com as portinholas de ar fresco. Para o efeito, o ângulo de abertura das portinholas de ar fresco é alterado entre 100 % e 30 % em função da velocidade de marcha e da regulação do ventilador.

Comando do ventilador em função da rede de bordo: em caso de necessidade são transmitidos, pela desactivação dos consumidores do módulo de potência, níveis de prioridade para a redução da potência de ventilação, através do canal K-CAN.

Influência do borne 50: para aliviar a bateria da viatura durante o processo de arranque, o ventilador é DESLIGADO, enquanto o borne 50 estiver LIGADO.

Distribuição de ar

Para a selecção da distribuição do ar estão disponíveis diferentes possibilidades:

Programa automático: o programa automático pode ser seleccionado no painel de comando através de tecla e no Control Display no menu do ar condicionado.

Programas prioritários: programas prioritários podem ser seleccionados no painel de comando através de teclas.

Programas manuais de distribuição do ar: os programas manuais de distribuição do ar podem ser seleccionados no Control Display (monitor de bordo), no menu do ar condicionado.

Posicionamentos das portinholas/posições das portinholas

Regulações das portinholas não separadas por lado: para as portinholas não separadas por lado

é respectivamente válido o valor de ajuste do comando regulador (valor Y) do lado do condutor. Para o ajuste das funções é necessária a identificação de viatura com volante à esquerda/direita (codificação).

Prioridades: a posição inicial de cada portinhola é determinada inicialmente de acordo com as seguintes prioridades:

Se estiver activa uma destas funções, são assumidas as posições nominais do motor determinadas para estas funções.

Movimento de referência: porque nenhum dos motores passo-a-passo dispõem de uma identificação da posição real, eles movem-se sempre relativamente a uma posição final das portinholas (pontos de referência).

Com cada ”Power-On-Reset” (estabelecer a ligação à bateria), as portinholas são levadas forçosamente para uma posição final. Isto acontece, p.ex. em caso de substituição da unidade de comando ou interrupção da alimentação eléctrica no regime de funcionamento normal. A posição final é escolhida de modo a que a posição nominal que se segue possa ser atingida no trajecto mais curto.

O movimento de referência também pode ser activado através de pré-determinações do Tester de diagnóstico.

Movimento de posicionamento: depois da viatura ser parada (com borne 15 a decair), a portinhola de ar fresco/recirculação do ar deve ser deslocada para a ”posição de ar fresco”. Garante-se deste modo, que no caso de uma eventual falha do IHKA, o habitáculo é alimentado, em qualquer circunstância, através de ar exterior.

Distribuição de ar manual (individual)

A distribuição de ar manual (individual) é efectuada a partir do Control Display (monitor de bordo).

Programa

Distribuição de ar, vidro

Distribuição de ar, centro

Distribuição de ar, em baixo

EM CIMA

ABERTO

FECHADO

FECHADO

AO CENTRO

FECHADO

ABERTO

FECHADO

EM BAIXO

FECHADO

FECHADO

ABERTO

OBEN_MITTE

ABERTO

ABERTO

FECHADO

OBEN_MITTE_UNTEN

ABERTO

ABERTO

ABERTO

OBEN_UNTEN

ABERTO

FECHADO

ABERTO

MITTE_UNTEN

FECHADO

ABERTO

ABERTO

Na versão High a distribuição individual de ar do lado do condutor e do acompanhante é ajustável de forma separada com excepção de EM CIMA.

Programa

Distribuição de ar, vidro

Distribuição de ar, centro

Distribuição de ar, em baixo

HEAT (EM CIMA, EM BAIXO)

ABERTO

FECHADO

ABERTO

VENT (ventilação)

FECHADO

ABERTO

FECHADO

FLOOR (EM BAIXO)

FECHADO

FECHADO

ABERTO

BI_LEVEL (CENTRO, EM BAIXO)

FECHADO

ABERTO

ABERTO

Na versão High a distribuição individual de ar do lado do condutor e do acompanhante é ajustável de forma separada.

Programa automático

Portinholas de desembaciamento: para impedir um embaciamento durante o arranque, a portinhola de desembaciamento permanece fechada durante 12 segundos após o arranque do motor. Depois disso, tem lugar o funcionamento normal.

A seguir à função DESEMBACIAMENTO, a portinhola de desembaciamento é deslocada com atraso para a nova posição da borboleta.

Com a tecla AUTO accionada do lado do condutor, as portinholas de desembaciamento são abertas ou fechadas de acordo com um programa de diagrama. A tecla AUTO do acompanhante não tem nenhuma influência sobre a posição da portinhola de desembaciamento.

Portinhola virtual: com o accionamento da tecla AUTO no lado do condutor e acompanhante, a portinhola virtual é aberta e fechada individualmente de acordo com um programa de diagrama do lado esquerdo ou direito.

Por regra as portinholas são fechadas se estiverem satisfeitos os seguintes critérios:

O ângulo de abertura da portinhola virtual ainda pode ser diminuído no lado do condutor e do acompanhante através de diferentes regulações do ventilador.

A portinhola com a menor percentagem de ventilação é estrangulada. A portinhola com a percentagem de ventilação maior permanece inalterável.

Portinholas da zona dos pés: com o accionamento da tecla AUTO no lado do condutor e acompanhante, as portinholas da zonas dos pés são abertas e fechadas individualmente de acordo com um programa de diagrama do lado esquerdo ou direito.

Programas prioritários

Para as funções prioritárias estão determinadas posições nominais das portinholas, que são ajustadas automaticamente. Nos programas

com o borne R activado são tomados os posicionamentos ”normais” das portinholas, que seriam válidos em caso de funcionamento sem estes programas.

Bloqueio de arranque a frio

O bloqueio de arranque a frio está activo quando os seguintes critérios se confirmarem:

Se uma das condições não estiver satisfeita, o bloqueio de arranque a frio (KSV) é desactivado.

A regulação das portinholas no bloqueio do arranque a frio depende da temperatura exterior. As funções individuais estão determinadas.

Com uma temperatura exterior de < 10°C, as portinholas de desembaciamento estão na posição ABERTO e as portinholas da zona dos pés na posição FECHADO. Com uma temperatura exterior > 10°C, as portinholas de desembaciamento estão na posição FECHADO e as portinholas da zona dos pés na posição ABERTO.

Função MAX AC

A função MAX AC permite ao utilizador ajustar o máximo poder de refrigeração no módulo de comando, através de simples accionamento de tecla.

A seguir à função DESEMBACIAMENTO, é a função MAX AC que tem a maior prioridade.

Ao accionar-se a tecla MAX-AC são desactivadas todas as funções incluindo DESEMBACIAMENTO. A função de ar condicionado é activada, desde que não esteja já activa. A função de ar condicionado permanece ligada mesmo que seja abandonada a função MAX AC.

A função MAX AC é terminada através

Nessa ocasião, a função seleccionada activa-se e ajusta novamente as configurações anteriormente seleccionadas pela função MAX AC (excepto DESEMBACIAMENTO).

A função MAX AC activa também é terminada através da actuação da tecla MAX-AC.

Resumo dos critérios de comutação: a função MAX-AC está LIGADA, com

Configurações activas: após o accionamento da tecla MAX-AC, estando activa a função MAX AC, são acedidas as configurações definidas.

Função DESEMBACIAMENTO

A função de DESEMBACIAMENTO ocupa uma função prioritária na distribuição de ar e no cálculo do regulador em funcionamento de chaufagem. O DESEMBACIAMENTO é activado através da tecla DEF.

A seguir à função OFF, é a função DESEMBACIAMENTO que tem a maior prioridade. Ao activar esta função são desligados todos os LEDs de função, exceptuando os LEDs HHS, caso o óculo traseiro aquecível (HHS) esteja activo. A portinhola de DESEMBACIAMENTO é aberta em função do valor de controlo.

Estando a função DESEMBACIAMENTO seleccionada é possível uma regulação do ventilador.

Influência do sensor solar

Na versão High está instalado um sensor solar no tablier, na grelha do altifalante central.

O sensor solar regista a existência de fontes de calor externas (p.ex. raios solares), que influenciam a climatização do interior da viatura e que também determinam o bem-estar dos ocupantes da viatura.

A regulação do ar condicionado sem sensores solares está ajustada a uma incidência solar determinada de forma empírica. Com a influência do sensor solar, a regulação pode-se adaptar de forma mais adequada às condições ambientais reais.

Com o sensor solar é registada a diferente intensidade da incidência solar, no lado esquerdo e direito.

Em caso de elevada incidência solar, as funções que influenciam a climatização do interior da viatura, são deslocadas no sentido de acção. O deslocamento é conseguido através da introdução dos valores de correcção do sensor solar, na regulação. Em viagens nocturnas ou através de túneis, o deslocamento é respectivamente inverso.

A influência da regulação através do sensor solar é atribuída de forma separada, do lado do condutor e do acompanhante. São alteradas as seguintes funções:

Aquecimento do óculo traseiro

O aquecimento do óculo traseiro é activado premindo a tecla HHS. O sinal de resposta é efectuado através da luz de funcionamento na tecla. A desactivação é efectuada premindo de novo a tecla HHS ou após o decurso do tempo de aquecimento de 10 ou 17 minutos. Se a tecla HHS for premida durante o funcionamento cadenciado, á activada a fase de aquecimento retardado de 5 minutos.

A função HHS é independente das outras funções de tecla do IHKA, com excepção da função OFF.

Fase de desembaciamento: para atingir um efeito de desembaciamento melhorado, após borne 15 LIGADO (rearranque após modo de descanso), no primeiro processo de activação, é fixada, como se segue, o intervalo para o aquecimento do óculo traseiro:

Durante o tempo de aquecimento os LEDs de função estão acesos.

Sincronização: após a fase de desembaciamento, o aquecimento é ligado de forma cadenciada durante 30 minutos, com 1/4 da potência de aquecimento:

LIGADO durante 3 segundos

DESLIGADO durante 9 segundos

O LED de função está apagado durante a sincronização.

Aquecimento do descanso do limpa-vidros

Para impedir que as escovas dos limpa-vidros colem por congelação, o aquecimento do descanso do limpa-vidros é activado em função da temperatura exterior.

Função OFF

Na versão High do IHKA, a função OFF é activada premindo o regulador do volume de ar. Deste modo são activadas as seguintes funções:

”IHKA OFF” é anulado através de todos os comandos por tecla e a função seleccionada é activada ou desactivada (no caso da tecla OFF).

Recirculação do ar / AUC / recirculação automática do ar

Com o interruptor de tecla RECIRCULAÇÃO DO AR/AUC podem ser seleccionados os seguintes estados:

Botão RECIRCULAÇÃO DO AR/AUC

Função

Accionado 1x

Função AUC activada (LED AUC claro e LED DA RECIRCULAÇÃO DO AR escuro)

Accionado 2x

Função de recirculação do ar activada (LED AUC escuro e LED DA RECIRCULAÇÃO DO AR claro)

Accionado 3x

Regresso ao funcionamento de ar fresco (LED AUC e DA RECIRCULAÇÃO DO AR escuros)

Funcionamento de recirculação do ar: com auxílio da função de recirculação do ar pode impedir-se uma deterioração da qualidade do ar causada pelo ar externo (p.ex. estar parado no semáforo, viagem através de túneis, etc.), se o vidro e o tejadilho de correr estiverem fechados.

A função de recirculação do ar é activada, quando

A portinhola de ar fresco é fechada no máximo num segundo. A portinhola de recirculação do ar é aberta em aprox. quatro segundos.

O circuito do líquido de esfriamento não é obrigatoriamente conectado.

A função de recirculação do ar não é memorizada antes do modo de descanso da unidade de comando, i. é a função é apagada após a reposição.

Controlo Automático da Recirculação do Ar (AUC): para a medição da qualidade do ar são avaliados pelo IHKA dois sistemas de sensores distintos:

A função AUC, no AUC I e AUC II, não é apagada através do modo de descanso.

A humidade relativa do ar no habitáculo pode aumentar numa situação de recirculação do ar devido à falta de uma quota-parte de ar fresco. Isso pode originar o embaciamento dos vidros. Para impedir isso, o estado da recirculação do ar na função AUC é limitado em função do funcionamento de chaufagem ou ar condicionado (compressor LIGADO).

Recirculação automática do ar: esta função especial serve para o arrefecimento mais rápido do habitáculo. Caso seja solicitado um poder de refrigeração extremo, o ar do habitáculo que já foi arrefecido é conduzido novamente através do evaporador, de modo a garantir um arrefecimento mais rápido. Consegue-se assim uma redução do nível da temperatura, nitidamente mais rápida que no funcionamento normal.

A função decorre inicialmente durante 12 minutos em funcionamento total de recirculação do ar e depois disso, permanentemente em funcionamento parcial de recirculação do ar (ar fresco 30 % / recirculação do ar 100 %). Se a função for interrompida no intervalo destes 12 minutos, já só é comutado para o funcionamento parcial de recirculação do ar em caso de uma nova activação.

Recirculação automática do ar é activada nos seguintes critérios de comutação:

Codificação

Para a memorização dos dados específicos da viatura devem ser tomadas em consideração as seguintes indicações:

Os dados de codificação são transferidos para a memória da unidade de comando, no entanto só ficam operantes após a reposição da unidade de comando.

Key-Memory

Podem ser memorizadas na memória, após desligar o borne 15, as configurações de comando de quatro condutores distintos (quatro chaves de comando à distância via rádio distintas). Estas configurações são reactivadas com a respectiva chave, ligando o borne 15.

A última configuração é activada ao efectuar o arranque.

A informação do número da chave é transmitida através da mensagem K-CAN em cada mudança do borne e quando solicitado.

O IHKA consulta a chave actual relativamente a uma reposição na fase de inicialização com auxílio da mensagem de consulta no CAS.

Através das quatro chaves de comando à distância via rádio distintas, os dados referentes à viatura podem ser registados como blocos de memória correlacionados. Estes voltam a ser chamados após a identificação das chaves de comando à distância via rádio.

Como ajuste padrão, p.ex. para o caso de não ser identificada nenhuma chave válida, é utilizado um quinto bloco de memória.

Em cada um dos cinco blocos de memória são registados os seguintes dados:

Car-Memory

Para Car-Memory são contadas todas as acções que são memorizadas de forma permanente no IHKA antes do modo de descanso da unidade de comando e que são reajustadas após uma reposição.

Memorizar o estado do painel de comando:

EXCEPÇÃO: Na versão recirculação do ar_memória (pode ser codificado) é memorizado o eventual funcionamento RECIRCULAÇÃO DO AR ou MAX AC anteriormente activado.

Variantes de codificação para funções do painel de comando: as funções do painel de comando podem ser codificadas de acordo com a utilização:

Função de segurança

Desactivação dos consumidores

No sinal ”Prioridade, controlo de redução de picos” do módulo de potência, é reduzida ou desligada, em função da prioridade, a potência dos consumidores do comando IHKA:

No sinal ”Estado do consumidor independente”- DESLIGAR o módulo de potência, os consumidores independentes do comando IHKA são desligados: chaufagem independente DESLIGADA, ventilação independente DESLIGADA, calor residual DESLIGADO.

A função DESEMBACIAMENTO é relevante em termos de segurança e funciona sempre com potência de ventilação máxima.

Modo de descanso/espera/redução de consumo eléctrico

Modo de descanso: para alcançar o exigido consumo de corrente de repouso, a unidade de comando é operada mediante uma colocação selectiva em ”descanso” através da gestão de rede, para um estado de consumo mínimo de corrente (< 100 µA). O modo de espera deve ser tomado aqui em consideração.

Modo de espera: O modo de espera começa após decorrer os seguintes períodos de desactivação:

período de desactivação da unidade de comando

borne 15

condições para calor residual

3 minutos

DESLIGAR

não estão satisfeitas

15 minutos

DESLIGAR

estão satisfeitas

Modo Power-Down (modo de redução do consumo eléctrico): com o comando de redução de consumo eléctrico, com o objectivo de uma medição rápida da corrente de repouso, colocar o sistema eléctrico da viatura de modo sistemático num estado que normalmente iria ocupar espontaneamente após o decurso do período de desactivação.

O comando é efectuado com o DIS-Tester. O período de desactivação é desse modo reduzido para o máximo de 5 segundos.

Versão nacional