Para limpar os faróis, é esguichada água a alta pressão das válvulas elevatórias sobre os faróis. As válvulas elevatórias são rodadas para cima devido à pressão da água. As válvulas elevatórias estão configuradas de tal modo que os vidros são correctamente limpos, mesmo a velocidades elevadas da viatura.
O módulo do limpa-vidros é componente do accionamento do limpa-vidros, e está interligado solidamente com o motor do limpa-vidros. O módulo do limpa-vidros engloba o sistema electrónico para comando do limpa pára-brisas, a bomba do sistema de lavagem e o tubo de água de lavagem aquecido. Além disso está integrado o comando das válvulas elevatórias e da bomba SRA. O módulo do limpa-vidros está ligado ao canal de dados do SISTEMA K-CAN.
A unidade de comutação na coluna da direcção regista os sinais dos interruptores e sensores instalados no volante e na coluna de direcção. Além disso, comanda todos os componentes que se encontram no volante e na coluna de direcção. As informações são recebidas e transmitidas através do canal de dados BYTEFLIGHT.
O interruptor dos limpa-vidros está ligado à unidade de comutação na coluna de direcção.
As posições do limpa- vidros são ligadas através do interruptor dos limpa-vidros. O puxar do interruptor dos limpa-vidros no sentido contrário ao da marcha, activa a a bomba do sistema de lavagem para o pára-brisas e a função SRA sistema de limpeza dos faróis.
No interruptor dos limpa-vidros existe adicionalmente uma tecla, através da qual o funcionamento do limpa pára-brisas pode ser activado através do sensor de chuva (equipamento extra).
A função do SRA sistema de limpeza dos faróis não é influenciada pela função sensor de chuva.
As posições do interruptor dos limpa-vidros são transmitidas da unidade de comutação na coluna da direcção ao módulo do limpa-vidros através dos canais de dados BYTEFLIGHT e SISTEMA CAN da carroçaria.
A bomba SRA bombeia a água do reservatório da água de limpeza para as válvulas elevatórias. É directamente activada pelo módulo do limpa-vidros.
O módulo central de acesso liga os canais de dados
O SRA sistema de limpeza dos faróis fica operacional a partir do borne R LIGADO. Depois de ligar a ignição e a luz de presença, na primeira activação da bomba do sistema de lavagem, é também sempre activado um processo de limpeza para os faróis. Um processo de limpeza é constituído por dois ciclos de injecção. O processo de limpeza é iniciado automaticamente
O processo de limpeza é comandado pelo módulo do limpa-vidros, na seguinte sequência:
Após um ciclo de esguichar, não podem ser iniciados quaisquer outros ciclos de esguichar, dentro dum tempo de interdição de cinco minutos.
O bloqueio de repetição e o contador do número de operações de limpeza é reposto através do borne R DESLIGADO.
Se for indicada ao comando, através do canal de dados do sistema K-CAN, uma necessidade de reabastecimento no reservatório da água de limpeza, apenas em cada oitava iniciação dum ciclo de lavagem é disparado um ciclo de limpeza SRA.
Se for sinalizada ao módulo do limpa-vidros, através do canal de dados do sistema K-CAN, uma elevada carga da bateria com prioridade 5 ou 6, a activação do SRA é retardada para cada oitava iniciação dum ciclo de lavagem.
Se a protecção de bloqueio do limpa-vidros for activada pelo comando do limpa-vidros, são também bloqueadas a bomba do sistema de lavagem e a bomba SRA. Só ocorre uma autorização, quando o limpa pára-brisas puder ser de novo ligado através do interruptor dos limpa-vidros.