Sistema de ar condicionado IHKA com unidade de comando e painéis de comando

O sistema de ar condicionado IHKA é instalado como versão base e como versão High , com painéis de comando distintas. Informações entre os elementos da viatura e o sistema integrado de chaufagem e ar condicionado automáticos (IHKA) são intercambiados através do canal de dados K-CAN SYSTEM.

Painéis de comando

No painel de comando com electrónica de comando e sistema electrónico de regulação existem apenas os elementos de comando mais importantes para o sistema de ar condicionado. Para a detecção da temperatura do habitáculo está aplicada uma sonda térmica com ventilador para a sonda da temperatura interior. As teclas ”LUZES INTERMITENTES DE EMERGÊNCIA” e ”FECHO CENTRAL” (sistema de fecho central) não são avaliadas pelo comando IHKA.

No display de controlo (monitor de bordo) são efectuados os ajustamentos das funções IHKA.

Unidade de comando IHKA

A unidade de comando IHKA regista os sinais dos elementos IHKA e comanda ou controla o processo da chaufagem e climatização. A unidade de comando IHKA origina o ligar ou desligar do aquecimento do óculo traseiro através do módulo de potência. O estágio final para a persiana traseira também está alojado na unidade de comando IHKA. O intercâmbio de dados com a DME Electrónica Digital do Motor para a interligação/desactivação do compressor do agente frigorífico é efectuado através do canal de dados K-CAN. Da unidade de comando IHKA existem quatro variantes nas versões base e High , com e sem estágio final da cortina do óculo traseiro.

Sistema de ar condicionado IHKA

O sistema de ar condicionado é composto pelos seguintes componentes/unidades operacionais:

Ventilador com regulador

Ventilador: o ventilador está instalado com o motor do ventilador formando uma unidade construtiva. O ventilador pode ser separado do motor. Existem variantes para viaturas com volante à esquerda e à direita.

Regulador: o regulador na caixa do motor do ventilador é comandada pela electrónica de comando no painel de comando do IHKA, através do canal MUX. O regulador possui autodiagnóstico. As informações de diagnóstico são transmitidas para a electrónica de comando, para efeitos de avaliação. Se o autodiagnóstico identificar um defeito, que iria originar o sobreaquecimento de elementos, a corrente é reduzida ou desligada, até o critério de defeito ser suprimido.

Portinholas com accionamento e mecanismo

Portinhola de ar fresco: através da portinhola de ar fresco é regulada a quantidade de ar filtrado. Para que a portinhola possa ser fechada de forma particularmente rápida no funcionamento automático de recirculação do ar (funcionamento AUC), ela é movida por um accionamento com motor de movimento rápido. A portinhola de ar fresco também serve para a compensação da pressão dinâmica do ar.

Portinhola de recirculação do ar: a portinhola de recirculação do ar é uma persiana com três lâminas. Através da portinhola de recirculação do ar é regulada a proporção de ar de recirculação aspirado.

Portinhola da zona dos pés: através da portinhola da zona dos pés é comandada na versão base a quantidade de ar no espaço dos pés dianteiro e traseiro. Na versão High o espaço dos pés dianteiro e traseiro é alimentado de forma separada, no lado esquerdo e direito.

Portinhola de ventilação do espaço dos lugares traseiros: as portinholas de ventilação do espaço dos lugares traseiros (lado esquerdo e direito separadamente) estão montadas apenas na versão High. Através das portinholas de ventilação do espaço dos lugares traseiros é regulada a quantidade de ar nas saídas de ventilação dos lugares traseiros, bem como a temperatura (estratificação nos lugares traseiros).

Portinholas de desembaciamento (Defrost): através das duas portinholas de desembaciamento acopladas é controlada a quantidade de ar para o pára-brisas. As portinholas de desembaciamento, em todas as funções de ajuste e comando, só são activadas em conjunto a partir do lado do condutor.

Portinhola de ar quente/ar frio: através das portinholas de ar quente/ar frio é controlado a quantidade de ar nas grelhas de ventilação do tablier e bocais de saída de ar nas colunas B. Através das portinholas de ar quente/ar frio também é estratificada a temperatura. Na interacção do respectivo par de portinholas é controlada simultaneamente a quantidade de ar e a temperatura. Na versão High, as funções para o lado esquerdo e o lado direito estão separadas.

Accionamentos de portinhola/motores passo-a-passo

Motor de movimento rápido: os motores de movimento rápido só são utilizadas nas portinholas de ar fresco. Os enrolamentos destes motores são excitados pela electrónica de comando com uma frequência de passo até 500 Hz.

Motores MUX: os motores MUX são utilizados em todas as outras portinholas. Os motores MUX estão munidos com um circuito integrado para o comando dos enrolamentos. O circuito integrado está apto para canal e diagnóstico. Todos os accionamentos MUX são activados pela electrónica de comando através de um canal de motor conjunto (canal MUX). Os defeitos sinalizados pelos circuitos integrados são registados na electrónica de comando e conduzem à interrupção da activação. Os accionamentos estão endereçados de modo inalterável e não podem ser trocados uns com os outros.

Condensador com desumidificador integrado

A energia térmica, gerada pela compressão do gás do agente frigorífico no KMW, é fornecida ao ambiente à superfície do condensador através da refrigeração por ar. O agente frigorífico condensa e torna-se líquido. No desumidificador integrado, a água eventualmente existente no circuito do agente frigorífico é fixada para evitar danos por corrosão. O elemento desumidificador é substituível. Para a protecção contra partículas, existe um filtro de rede.

Compressor do agente frigorífico (compressor)

O compressor do agente frigorífico comprime o gás do agente frigorífico aspirado pelo evaporador e impele-o para o condensador. O compressor do agente frigorífico funciona sempre em conjunto com o motor da viatura. Em virtude da sua estrutura e devido à activação pela electrónica de comando de uma válvula de regulação através de sinais modulados em duração, torna-se possível uma regulação contínua do rendimento. Para reduzir a carga é gerado sempre apenas o débito frigorífico de momento necessário. O intercâmbio de informações entre o IHKA e a DME é efectuado através do canal K-CAN

Microfiltro

Em ambas as caixas de filtro está alojado um microfiltro para aspirar o ar. Na versão base encontra-se um filtro de partículas, na versão High uma combinação de filtro de partículas e filtro de carvão activo.

Sensor de pressão

O sensor de pressão no tubo de pressão entre o condensador e o evaporador fornece à electrónica de comando sinais relativos à pressão no sistema.

Válvula de expansão

A válvula de expansão está montada no evaporador. A válvula de expansão regula a quantidade de agente frigorífico líquido injectado no evaporador. A dosagem é de modo a que só entre o necessário agente frigorífico líquido no evaporador, que possa ser completamente evaporado.

Evaporador

O evaporador é constituído por 27 placas de alumínio e tem uma superfície de aprox. 5 metros quadrados. A regulação da temperatura no evaporador é efectuada através da unidade de comando. O regulador da temperatura do evaporador trabalha independentemente doutros circuitos de regulação através de valores de controlo estabelecidos. A temperatura do ar frio que sai do evaporador é elevada para a temperatura desejada através do permutador de calor.

Ventilador suplementar

O ventilador suplementar é necessário para a refrigeração do condensador. O seu número de rotações é regulável de modo contínuo, sendo a regulação efectuada por modulação em duração (PWM). O número de rotações necessário do ventilador é transmitido pelo sistema de ar condicionado à DME, através do canal CAN.

Sonda do permutador de calor

Para o registo da temperatura do ar de saída no permutador de calor estão montadas sondas do permutador de calor, à esquerda e à direita, no fluxo de ar do aparelho de chaufagem. Dos valores assim determinados resulta o tempo de abertura das válvulas da água. A activação das válvulas da água é efectuada através de sinais modulados em duração.

Bomba de água adicional

A bomba eléctrica de água adicional garante o necessário débito de água mesmo a baixas rotações do motor.

Sonda da temperatura exterior

Uma sonda da temperatura exterior na zona dos pára-choques regista a temperatura exterior. O valor é utilizado para a compensação de efeitos de radiação sobre a temperatura ajustada no habitáculo. A transmissão do valor para o IHKA é efectuada através do canal K-CAN.

Sensor solar

Na versão High encontra-se instalado no tablier, na grelha do altifalante central, um sensor solar para a detecção de fontes de calor externas (p.ex. radiações solares).

Versão nacional