Limpa-vidros

Os limpa-vidros são accionados por um motor eléctrico com engrenagem redutora. O sistema electrónico dos limpa-vidros (módulo do limpa-vidros) está directamente integrado no motor do limpa-vidros. O interruptor dos limpa-vidros está ligado à unidade de comutação na coluna de direcção. O sistema possibilita uma limpeza dos vidros em duas posição de velocidade distintas, assim como a limpeza por toque simples e o funcionamento intermitente.

Como equipamento extra pode estar instalado adicionalmente um sensor de chuva para o comando automático do limpa pára-brisas.

Descrição breve do componente

Módulo de limpeza

O módulo de limpeza inclui o sistema electrónico para o comando do motor do limpa-vidros e para a recepção e avaliação dos dados transmitidos no canal de dados SISTEMA CAN da carroçaria. O módulo do limpa-vidros está unido de modo fixo ao motor do limpa-vidros.

Motor do limpa vidros

O motor do limpa-vidros é um motor de duas escovas com uma engrenagem redutora integrada. A reposição dos braços dos limpa-vidros ao alcançarem a posição de inversão efectua-se invertendo a polaridade do motor.

A detecção das posições de inversão efectua-se através de sensores Hall electrónicos integrados no motor do limpa-vidros. Em caso de reparações no mecanismo dos limpa-vidros, é necessário ajustar a posição de inversão superior (consultar Funções especiais).

Unidade de comutação na coluna de direcção (SZL)

A unidade de comutação na coluna da direcção regista os sinais dos interruptores e sensores instalados no volante e na coluna de direcção. Além disso, comanda todos os componentes que se encontram no volante e na coluna de direcção. As informações são recebidas e transmitidas através do canal de dados BYTEFLIGHT.

O interruptor dos limpa-vidros está ligado à unidade de comutação na coluna de direcção.

Interruptor dos limpa-vidros

Através do interruptor é possível ligar as posições "Limpeza intermitente", "Posição 1" e "Posição 2" do limpa pára-brisas. Deslocando o interruptor dos limpa pára-brisas no sentido oposto ao de marcha activa-se a bomba do sistema de lavagem.

No interruptor dos limpa-vidros existe adicionalmente uma tecla, através da qual o funcionamento do limpa pára-brisas pode ser activado através do sensor de chuva (equipamento extra). Ao accionar o interruptor de tecla são desactivadas todas as posições do limpa-vidros.

O ajuste dos períodos intermitentes é efectuado através do comutador rotativo de quatro posições (roda serrilhada) no interruptor dos limpa-vidros. No caso de estar montado um sensor de chuva (equipamento extra), altera-se através da roda serrilhada a sensibilidade do sensor.

As posições do interruptor dos limpa-vidros são transmitidas da unidade de comutação na coluna da direcção ao módulo do limpa-vidros através dos canais de dados BYTEFLIGHT e SISTEMA CAN da carroçaria.

Sensor de chuva e da luz de médios

O sensor de chuva/luz de médios está fixo no pára-brisas. Ele regista a intensidade de chuva para o comando dos intervalos de limpeza dos limpa-vidros e a claridade ambiental para o comando do sistema automático das luzes.

O sensor de chuva identifica a humidificação do pára-brisas com água através de um processo óptico. Para o efeito é enviada por um díodo emissor de luz na unidade de comando uma luz de infravermelhos que é reflectida pelo pára-brisas. A luz reflectida é registada e medida por um díodo receptor. Caso se encontre água no pára-brisas, a reflexão da luz altera-se e chega menos luz ao díodo receptor.

O sensor de chuva envia ao módulo do limpa-vidros a solicitação para uma activação do limpa pára-brisas através do canal de dados SISTEMA CAN da carroçaria. Com o funcionamento intermitente ligado é activado um ciclo de limpeza ou é aumentada a velocidade do limpa pára-brisas.

A sensibilidade do sensor de chuva pode ser alterada através do comutador rotativo de quatro posições (roda serrilhada) no interruptor dos limpa-vidros.

Módulo central de acesso (ZGM)

O módulo central de acesso liga os canais de dados

Funções principais

Funcionamento dos limpa-vidros

Ligar: o interruptor dos limpa-vidros possui duas posições do interruptor, se o interruptor estiver premido na direcção para cima. Se o interruptor for empurrado para cima até ao primeiro ponto de resistência, é activado o funcionamento intermitente ou a posição do limpa-vidros 1 (se estiver equipado com sensor de chuva). Um novo accionamento para cima origina um aumento da posição do limpa-vidros (de limpeza intermitente para a posição 1 ou da posição 1 para a posição 2).

Se o interruptor dos limpa-vidros for empurrado para além do primeiro ponto de resistência até ao batente de fim de curso, é activada imediatamente a posição 2 do limpa-vidros.

Se o limpa pára-brisas se encontrar no funcionamento intermitente, pode reduzir ou prolongar-se o período intermitente através da roda serrilhada no interruptor dos limpa-vidros.

Mudar para uma posição inferior do limpa-vidros: Cada vez que se desloca o interruptor dos limpa-vidros para baixo, retrocede-se uma posição. Com o limpa vidros desligado, é efectuada uma limpeza por toque simples.

Accionamento axial: Adicionalmente, o interruptor dos limpa pára-brisas pode ser accionado axialmente. Com o accionamento axial são desactivadas todas as posições do limpa-vidros e é activado o sensor de chuva (se instalado). Como mensagem de confirmação para o condutor, acende um LED verde no interruptor dos limpa-vidros.

Funcionamento de sensor de chuva: Se o limpa-vidros estiver no funcionamento de sensor de chuva, pode efectuar-se uma limpeza por toque simples, quando o interruptor dos limpa-vidros é pressionado para baixo. Se o interruptor dos limpa-vidros for premido para cima, é ligada a posição 1 ou 2 do limpa-vidros e o funcionamento de sensor de chuva é desactivado. O LED verde no interruptor dos limpa-vidros apaga.

A sensibilidade do sensor de chuva pode ser aumentada ou diminuída através da roda serrilhada no interruptor dos limpa-vidros. Se a sensibilidade for aumentada (rodar a roda serrilhada para cima), é efectuado imediatamente um ciclo de limpeza.

Por razões de segurança, o funcionamento de sensor de chuva é desactivado ao desligar o borne R.

Posição de inversão inferior

A posição inferior de inversão do limpa pára-brisas depende da posição do limpa-vidros ajustada. Com a posição 1 ou 2 do limpa-vidros activada, a posição inferior de inversão está mais acima que na limpeza intermitente.

Posições de repouso alternantes

Com o limpa-vidros desligado, as escovas dos limpa vidros são colocadas em posição de repouso.

Para aumentar a durabilidade das escovas dos limpa vidros, existem duas posições de repouso distintas, nas quais as escovas dos limpa vidros estão orientadas para cima ou para baixo.

Uma mudança da posição de repouso ocorre após 4 dias. O módulo do limpa-vidros identifica o limite de tempo, pois compara a informação horária e de data transmitida pelo instrumento combinado, através dos canais de dados, com a informação horária registada no módulo do limpa-vidros.

Já que o instrumento combinado só transmite a hora e data a partir de borne R ligado, ocorre uma mudança da posição de repouso, depois das seguintes condições:

Uma mudança automática da posição de repouso não ocorre com a viatura parada.

Funções de segurança

Funcionamento sob carga de neve

Se houver neve no pára-brisas formam-se na zona superior e inferior do vidro ”acumulações de neve em forma de cunha” que podem originar um bloqueio do limpa pára-brisas. Para evitar uma desactivação por bloqueio, a área de limpeza é neste caso reduzida dentro dos limites permitidos.

Neste funcionamento sob carga de neve, o comando do limpa pára-brisas tenta permanentemente aumentar de novo a área de limpeza.

Regime de emergência

Se o módulo do limpa-vidros detectar na posição do limpa-vidros 2 uma carga elevada na zona central do limpa pára-brisas, é efectuada uma redução da velocidade do limpa pára-brisas para a posição 1.

Protecção de bloqueio

Se, devido a prisões de movimento ou bloqueios, não for possível ao comando do limpa pára-brisas limpar a área do vidro prescrita por lei, é activada a protecção de bloqueio.

Em caso de identificação de um bloqueio, o limpa pára-brisas é primeiro desligado durante 1 segundo. Ocorrem então até 3 tentativas de restabelecimento da ligação. Se o bloqueio persistir, os braços do limpa pára-brisas são parados na posição mais baixa possível e ficam aí parados.

Por razões de segurança (risco de lesão), após a activação da protecção de bloqueio não ocorre nenhum restabelecimento automático da ligação. Só ocorre uma activação quando o limpa pára-brisas é ligado através do interruptor dos limpa pára-brisas.

Com a protecção de bloqueio activa, a bomba da água de lavagem e a bomba do sistema de limpeza dos faróis estão bloqueadas.

Funções especiais

Posição de desdobramento

As escovas dos limpa pára-brisas podem ser substituídas na posição de desdobramento.

A posição de desdobramento é acedida como se segue:

O limpa pára-brisas só volta a deslocar-se para a posição de repouso quando depois de ligar o borne R for ligada uma posição do limpa-vidros.

Posição de montagem

Para simplificar a montagem e ajuste dos braços dos limpa vidros, o motor do limpa-vidros pode ser levado de forma definida para a posição de repouso inferior, através da função especial Posição de montagem.

A função especial é seleccionada através do sistema de diagnóstico BMW, sob ”Funções especiais” - ”Carroçaria” - ”Limpa pára-brisas” - ”Posição de montagem”.

Na função especial, o limpa vidros é activado por breves instantes e move-se durante aprox. 30 cm para cima. Depois disso, o limpa vidros desloca-se para a posição de repouso inferior.