Sistema de alarme anti-roubo (DWA)

O sistema de alarme anti-roubo (DWA) vigia a viatura relativamente a acessos ou intervenções não autorizados. Numa tentativa de arrombamento da viatura e de penetração para o habitáculo, são despoletados um alarme acústico por meio de uma sirene e um alarme óptico através do sistema de luzes.

Descrição resumida do componente

Sensor do espaço interior com o sistema electrónico DWA

O sistema electrónico DWA está integrado na unidade de comando do sensor do espaço interior. Ela avalia os sinais relevantes para a monitorização anti-roubo e decide se deve ocorrer um disparo do alarme. A unidade de comando está interligada ao canal de dados SISTEMA CAN da carroçaria através do qual ela recebe os sinais dos módulos das portas e das unidades de comando CAS e da unidade de potência. Adicionalmente está interligado à unidade de comando um canal de dados DWA próprio através do qual são transmitidos os sinais entre o sistema electrónico DWA e a unidade de comando da sirene de corrente de emergência/sensor de inclinação (SINE).

O sensor do espaço interior vigia o interior da viatura com auxílio de ondas de ultra-sons. Um movimento é constatado se a reflexão (eco) da onda de ultra-sons se alterar.

O sensor do espaço interior possibilita que o interior da viatura seja vigiado eficazmente contra roubo, mesmo que o vidro ou tejadilho de correr/deflector esteja aberto.

Para impedir falsos alarmes, a sensibilidade do sensor do espaço interior é adaptada automaticamente. As seguintes situações influenciam a sensibilidade:

retrovisor interior com LED DWA

O LED DWA indica de modo óptico os estados do sistema de alarme anti-roubo. Ele é activado directamente pelo sistema electrónico DWA através de uma linha. São possíveis as seguintes indicações:

Sirene de corrente de emergência com sensor de inclinação (SINE)

O sensor de inclinação e a sirene de corrente de emergência estão reunidos num componente. Eles estão interligados com o sistema electrónico DWA através do canal de dados DWA.

O sensor de inclinação monitoriza a posição horizontal e vertical da viatura e transmite uma mensagem de alarme no caso de uma alteração da posição.

Em caso de alarme, a sirene de corrente de emergência emite um alarme acústico. Um disparo do alarme ocorre quando a sirene recebe uma instrução correspondente do sistema electrónico DWA.

Adicionalmente produz-se um disparo independente do alarme do sistema electrónico DWA, sob as seguintes condições:

Para que a sirene de corrente de emergência possa funcionar independentemente da bateria da viatura, ela inclui baterias recarregáveis que são carregadas com o motor a trabalhar.

De acordo com as regulamentações de licenciamento nacionalmente específicas, a sirene de corrente de emergência pode ser codificada para som intervalado ou intermitente.

Adicionalmente ao disparo do alarme pode ser emitido um sinal de confirmação acústico através da sirene de corrente de emergência ao armar ou desarmar-se. Esta função é codificável em função do país.

Sistema de acesso à viatura (CAS)

A unidade de comando do sistema de acesso à viatura (CAS) inclui as funções do comando à distância via sinal de rádio, do interruptor de arranque e ignição, do comando dos bornes e do imobilizador. Para além disso é o módulo de acesso entre os canais de dados K-CAN SYSTEM e K-CAN PERIPHERIE.

No CAS (sistema de acesso à viatura) está ligado o contacto do capot. Este interruptor vigia a abertura do capot. O estado do interruptor é transmitido ao sistema electrónico DWA através do canal de dados do SISTEMA CAN da carroçaria.

A unidade de comando DWA recebe para além disso do CAS os seguintes sinais relevantes para a vigia anti-roubo:

Módulos das portas

Os módulos das portas registam os sinais dos interruptores e sensores instalados nas portas e comandam os accionamentos montados nas portas. As informações são recebidas e transmitidas através do canal de dados K-CAN PERIPHERIE.

Os seguintes sinais relevantes para a vigia anti-roubo são registados pelos módulos das portas e transmitidos ao sistema electrónico DWA:

Módulo de potência (PM)

A unidade de potência monitoriza o estado de carga da bateria e o consumo de corrente de repouso da viatura. Adicionalmente é comandado o trancamento da tampa da mala através do módulo de potência. As informações são recebidas e transmitidas através do canal de dados K-CAN PERIPHERIE.

Os seguintes sinais relevantes para a vigia anti-roubo são registados pela unidade de potência e transmitidos à unidade de comando DWA:

Módulo de comutação das luzes (LM)

O módulo de comutação das luzes comanda e monitoriza a iluminação da viatura. As informações são recebidas e transmitidas através do canal de dados K-CAN SYSTEM.

O módulo de comutação das luzes avalia as seguintes informações do sistema electrónico DWA:

Funções principais

Activar

O sistema de alarme anti-roubo é armado com o trancar/bloquear do sistema de fecho central. (Nota: trancar/bloquear pressupõem que após desligar a ignição, a porta do condutor foi aberta e fechada antes do trancamento central).

O sistema electrónico DWA envia a instrução ”Armar” à unidade de comando da sirene de corrente de emergência/sensor de inclinação através do canal de dados DWA. A sirene de corrente de emergência é assim imediatamente armada.

3 segundos após o armar, os contactos das portas e das tampas de acesso são incluídos na monitorização de alarme, pressupondo que os contactos estão no estado de repouso (portas e tampas de acesso fechadas).

Como confirmação óptica, o LED DWA inicia a disparar luz e o sistema de luzes de emergência pisca uma vez. Em função da versão nacional pode soar adicionalmente um breve som da sirene de corrente de emergência.

Depois de se armar o DWA e de todas as portas, capot e a tampa da mala estarem fechadas, o sensor do espaço interior começa a detectar o espaço interior através de ondas de ultra-sons. Após aprox. 20 segundos torna-se possível uma vigilância do espaço interior. Se os vidros e/ou o tejadilho de correr/deflector forem fechados através do comando conforto, a exploração do espaço interior é interrompida.

Como na vigilância do espaço interior, também a monitorização da inclinação só é iniciada depois de fechadas as portas, o capot e a tampa da mala. Através do recebimento da instrução de activação, o sensor de inclinação inicia primeiro um ciclo de referência que leva 30 segundos. Apenas após este tempo é iniciado o sensor de inclinação.

Desactivar a monitorização da inclinação e a vigilância do espaço interior

A monitorização da inclinação e a vigilância do espaço interior pode ser desactivada se no intervalo de 10 segundos após o bloqueio central ocorrer novamente um bloqueio central (p.ex. accionar duas vezes a tecla bloqueio central na chave com comando à distância).

Uma desactivação da monitorização da inclinação e da vigilância do espaço interior é conveniente se a viatura estiver a ser transportada (transporte por comboio, barco), se permanecerem animais ou pessoas na viatura ou se a viatura for estacionada numa garagem duplex.

O LED DWA sinaliza a desactivação acendendo durante 2 segundos.

O sensor de inclinação e o sensor do espaço interior podem ser desactivados adicionalmente através de um ajuste individual no menu ”Configuração” do monitor de bordo.

Monitorização dos sinais de activação (Trigger) do alarme

Após armar o sistema de alarme anti-roubo, o sistema electrónico DWA verifica o estado dos interruptores e sensores relevantes para a vigilância anti-roubo (= sinais de activação (Trigger) do alarme). Se um sensor estiver defeituoso ou um interruptor não se encontrar no estado de repouso (p.ex. porta ou tampa de acesso aberta), este sinal de activação (Trigger) do alarme não é utilizado para a vigilância anti-roubo.

O LED DWA sinaliza que um sinal de activação (Trigger) do alarme está deficiente ou não se encontra no estado de repouso, piscando durante 10 segundos.

Se, com o DWA armado, for fechada uma porta, o capot ou tampa da mala, o interruptor correspondente é levado para o estado de repouso. O DWA inclui então este interruptor na vigilância anti-roubo.

O sinal de resposta DWA através do sistema de luzes de emergência e (em função do país) através da sirene ocorre apenas quando todos os sinais de activação (Trigger) do alarme se encontrarem no estado de repouso.

Se o sensor do espaço interior, o sensor de inclinação ou o canal de dados DWA estiver defeituoso, tal é registado na memória de falhas.

Desarmar

O sistema de alarme anti-roubo é desarmado com o destrancar do sistema de fecho central.

Como confirmação óptica, o LED DWA é desligado e o sistema de luzes de emergência pisca duas vezes. Em função da versão nacional pode soar adicionalmente um breve som (som duplo) da sirene de corrente de emergência.

Disparo do alarme

Um disparo do alarme ocorre quando, com o sistema de alarme anti-roubo armado, um sinal de activação (Trigger) do alarme identifica um estado de alarme. Podem ser registados os seguintes estados:

Sinal de activação (Trigger) do alarme

Disparo do alarme através de

Contactos das portas

Abrindo uma porta

contacto da tampa da mala

Abrir a tampa da mala

Contacto do capot

Abrir o capot

Sensor do espaço interior

Movimento no espaço interior

Sensor de inclinação

Posição inclinada da viatura

Comutador de distribuição (unidade de potência)

Ligar o comutador de distribuição

Canal de dados DWA

interrupção

Tensão da rede de bordo

Queda de tensão de 7,5 para 6,5 volt no intervalo de 40 minutos

tensão da rede de bordo > 16 V

Se for identificado um alarme, a unidade de comando DWA activa a sirene através do canal de dados DWA e envia uma mensagem de alarme através do canal de dados do SISTEMA CAN da carroçaria. A mensagem activa o alarme óptico no módulo de comutação das luzes.

Independentemente do alarme activado pelo sistema electrónico DWA, a sirene de corrente de emergência pode disparar um alarme acústico se com o DWA armado for separado da rede de bordo através de manipulação. Se, nessa altura, também o canal de dados DWA estiver interrompido, produz-se adicionalmente um disparo do alarme óptico através da unidade de comando DWA.

Um alarme disparado pelo sistema electrónico DWA é interrompido imediatamente com o desarmar do DWA ou através da mensagem ”Chave introduzida no canhão de ignição” (do ZAS/CAS).

Funcionamento de emergência para o alarme acústico

Se, durante o alarme, a sirene de corrente de emergência comunicar um defeito ou se o canal de dados DWA estiver interrompido, o alarme acústico é efectuado através das buzinas. O sistema electrónico DWA envia para o efeito uma mensagem à unidade de comando da unidade de comutação na coluna da direcção.

Tampa da mala

Com o sistema de alarme anti-roubo armado, a tampa da mala também pode ser destrancada e aberta através da chave com comando à distância, sem que seja disparado um alarme. Com o abrir da tampa da mala é desactivado o sensor de inclinação e a vigilância do espaço interior.

A vigilância do espaço interior e o sensor de inclinação voltam a ser activados logo que a tampa da mala volte a estar fechada.

Comutador de distribuição

O comutador de distribuição está interligado à unidade de potência e possibilita uma desactivação manual de diferentes consumidores independentes. Deste modo é possível reduzir ao mínimo o consumo de corrente de repouso da viatura em caso de períodos de imobilização prolongados.

Com o comutador de distribuição ligado não se faz nenhuma vigilância anti-roubo das portas e das tampas de acesso. No entanto, continua a ser efectuada uma vigilância anti-roubo através dos restantes sinais de activação (Trigger) do alarme. Através do ajuste individual no menu ”Configuração” do monitor de bordo pode desactivar-se a vigilância anti-roubo no funcionamento de distribuição.

Um ligar do comutador de distribuição com o DWA armado origina um disparo do alarme.

Funcionamento cruzado

O funcionamento cruzado possibilita que o sistema de alarme anti-roubo possa ser armado e desarmado tanto através do ponto de comando na fechadura da porta como também através da chave com comando à distância.

Devido às regulamentações das seguradoras, o funcionamento cruzado está desactivado em alguns países. Em caso de supressão do funcionamento cruzado, o sistema de alarme anti-roubo pode ser armado através da fechadura da porta mas não pode ser desarmado. Um desarmar apenas é possível através do comando à distância.

A função do funcionamento cruzado está codificada na unidade de comando do sistema de acesso à viatura (CAS).

Funções especiais

Memória do alarme

Na memória do alarme estão memorizadas todas as mensagens de alarme que conduziram a um alarme do sistema de alarme anti-roubo (DWA). A memória do alarme é lida em conjunto com a memória de falhas.

As mensagens de alarme registadas pelo sistema electrónico DWA são memorizadas na memória do alarme dos componentes do sensor do espaço interior com sistema electrónico DWA (DWA, sistema de alarme anti-roubo).

Em conjunto com cada alarme são memorizadas as seguintes informações adicionais:

Os alarmes disparados pela sirene de corrente de emergência são registados na memória do alarme dos componentes da sirene de corrente de emergência com sensor de inclinação (SINE, sirene de corrente de emergência).

Como informações adicionais são também memorizados:

versões nacionais e variantes de codificação

Em função das diferentes regulamentações de licenciamento, mas também através de ajustes individuais através da Car Key Memory podem existir os seguintes ajustes diferentes no sistema electrónico DWA e na sirene de corrente de emergência:

Função

Ajuste

Confirmação acústica através da sirene ao armar e desarmar

Ajuste para EUA/Canadá

Som de alarme

Na versão nacional ECE, som cíclico

Na versão nacional EUA/Canadá, som intermitente (interrompido)

Duração do alarme acústico

Em todos os países, excepto Grã-Bretanha, 30 segundos

Na versão nacional Grã-Bretanha, 5 minutos

Alarme óptico

Em todos os países através das luzes intermitentes de emergência

Adicionalmente, luz de máximos nos EUA/Canadá

Ou luz de médios (não com luz de xénon) nos restantes países