A reprodução de som é aperfeiçoado através dos 2 tipos de amplificadores
Eles podem ser montados de acordo com a quantidade e tipo de altifalantes desejados:
Os circuitos divisores de frequência (diplexer) activos transmitem apenas as faixas de frequência ao respectivo módulo amplificador, que podem ser reproduzidas em perfeitas condições pelo sistema de altifalantes respectivamente conectado. Os altifalantes (altifalante de agudos, médios, assim como graves) estão ligados nestes estágios finais.
Os amplificadores HiFi são amplificadores com circuitos divisores de frequência (diplexer) activos. Com os circuitos divisores de frequência (diplexer) activos, obtêm-se melhores resultados acústicos do que com circuitos divisores de frequência (diplexer) passivos.
O amplificador HiFi não possui nenhum aumento de volume dependente da velocidade ou nenhuma equalização dependente da velocidade. O amplificador HiFi tem apenas a tarefa de amplificação de potência das saídas de sons graves.
O amplificador HiFi é uma unidade de comando não apta para o diagnóstico.
Os amplificadores Top-HiFi são amplificadores com circuitos divisores de frequência (diplexer) activos. Com os circuitos divisores de frequência (diplexer) activos, obtêm-se melhores resultados acústicos do que com circuitos divisores de frequência (diplexer) passivos.
O amplificador Top-HiFi é uma unidade de comando da interconexão MOST com as seguintes funções:
O amplificador para subwoofer adicional é uma versão de dois canais. O amplificador para subwoofer está integrado na caixa do amplificador.
O amplificador para subwoofer tem uma alimentação eléctrica própria. O amplificador para subwoofer é ligado através de um sinal do controlador do sistema audio (ASK) (> 8 V = LIGADO / < 6 V = DESLIGADO).
O amplificador para subwoofer realiza, segundo solicitação do controlador do sistema audio (ASK), um aumento do volume dependente da velocidade. Principalmente a faixa de sons graves é aumentada com velocidades de marcha elevadas.
No display de controlo são operadas as funções Simulação de som 3D e equalizador programável pelo utilizador. A selecção da função desejada é efectuada com o Controller dianteiro, no apoio central dos braços.
O controlador do sistema audio é uma unidade de comando na interconexão MOST. O controlador do sistema audio (ASK) gere todos os sinais audio.
O amplificador está interligado com o positivo permanente e a massa para a alimentação de potência. O amplificador é chamado através do canal MOST. O amplificador fica activo, depois de
O amplificador está interligado com o positivo permanente e a massa para a alimentação de potência. O amplificador trabalha numa faixa de tensão de serviço de 9-16 Volts, na entrada de comando.
Com uma tensão < 9 Volts na entrada de comando, o amplificador é desligado automaticamente. Deste modo assegura-se que o amplificador não continua a funcionar, p.ex. na viatura estacionada.
O amplificador é desligado automaticamente durante o arranque do motor, visto a tensão baixar abaixo do limite da tensão de serviço de 9 Volts durante um breve período de tempo.
Quando voltarem a estar presentes as condições de activação, o amplificador volta automaticamente a ser ligado.
Em conjunto com o equipamento extra amplificador Top HiFi, o controlador do sistema audio (ASK) coloca à disposição a função de equalizador de 7 bandas.
O volume é assim aumentado para uma determinada faixa de som, de modo a compensar durante a marcha os ruídos originados através da acústica na viatura. Dependente do sinal A do velocímetro é aumentado o volume em função da frequência do som, principalmente na faixa de sons graves.
O amplificador Top-HiFi possui uma função de som espacial, que oferece uma acústica espacial melhorada. O efeito de som espacial é adequado especialmente em fontes de som ”puras” (funcionamento do CD).
A função de som 3D fica activada após ligar o borne ”R” (fecho de identificação na posição 1). A desactivação é efectuada através do Controller.
Indicação: não se recomenda a utilização da função de som 3D caso existam extensas passagens de fala ou má recepção radiofónica.