O selector de CDs é uma unidade de comando independente na interligação MOST. As solicitações dirigidas às funções individuais podem advir de diversas unidades de comando.
O selector de CDs audio serve para a reprodução automática de CDs individuais ou de vários de modo sucessivo. A ordem de reprodução dos CDs ou das faixas nos CDs pode ser seleccionada livremente.
Display de controlo: o Control Display (CD) inclui, com algumas excepções, os elementos de comando e de informação para a viatura completa. O Control Display (CD) coordena as solicitações de funcionamento a partir do sistema e atribui-as às funções individuais.
Controller: O comando do Control Display é efectuado através do Controller, à frente, no apoio central dos braços.
O controlador do sistema audio (ASK) é uma unidade de comando na interligação MOST. O controlador do sistema audio (ASK) é o controlador principal: O ASK é responsável pela gestão de todos os sinais audio.
Os componentes audio, vídeo, navegação estão interligados em rede através do canal MOST (Media Oriented Systems Transport). As informações referentes às solicitações são transmitidas através dos dados transmitidos via canal MOST às respectivas unidades de comando participantes.
Para se alcançar a qualidade de reprodução desejada, o mecanismo de reprodução do selector de CDs assenta sobre apoios elásticos. Durante uma condução normal é assegurado um bom amortecimento para compensar irregularidades da faixa de rodagem. Para efeitos de melhoria de qualidade, o selector de CDs possui adicionalmente um dispositivo electrónico de correcção.
Com suspensões extremamente duras da viatura ou a elevadas velocidades podem ocorrer trepidações, durante as quais o mecanismo de reprodução bate na caixa. Tais perturbações já não podem ser compensadas pelo dispositivo electrónico de correcção, ocorrendo uma diminuição de qualidade.
Ao reproduzir um CD, as informações são lidas por um raio laser no selector de CDs. Os sinais ópticos são convertidos em sinais audio e transmitidos para o controlador do sistema audio. No leitor do selector de CDs encontra-se apenas o CD actualmente a ser reproduzido. Outros CDs são guardados num porta-CDs fora do selector de CDs.
As funções ”mute” emudecem a reprodução do selector de CDs ou baixam o volume de som audio. Adicionalmente, pode parar-se o leitor. A função ”mute” é activada pelo ASK (controlador do sistema audio) de acordo com as seguintes prioridades:
Algumas reclamações não se devem ao mau funcionamento dos selectores de CDs. As causas para as reclamações podem ser CDs de menor qualidade ou efeitos externos sobre os CDs.
Devido às condições especiais nos selectores de CDs móveis, os CDs, que se encontram fora ou exactamente no limite da tolerância de fabrico, podem causar problemas durante a reprodução. As causas podem ser:
bordos com rebarbas:
CDs demasiado grossos:
Indicação: não utilizar CDs que tenham rebarbas. Só se devem utilizar CDs extremamente grossos, se não se encontrarem vários destes CDs no mesmo porta-CDs.
Defeito nos CDs single (8 cm) com adaptador single, películas protectoras, vernizes de protecção, anéis estabilizadores
Indicação: não utilizar esses CDs no selector de CDs da viatura.
Se a camada de protecção dos CDs estiver deficientemente aplicada (metalização), os CDs são em alguns pontos ou na sua totalidade mais transparentes que o habitual. Os CDs ainda podem ser reproduzidos, no entanto, deixam de possibilitar um controlo óptico da posição através das barreiras de luz. O CD não pode ser identificado.
Os CDs podem apresentar defeitos de fabrico na camada onde existem informações. Tais CDs não podem ser reproduzidos na viatura.
Em caso de reprodução deficiente não existe nenhum defeito no selector de CDs. Para a correcção de defeitos na viatura, ao contrário do que no funcionamento estacionário, são colocadas outras exigências devido à ocorrência de trepidações.
Na utilização móvel, é necessário por isso limitar-se o percurso de regulação do rastreio por laser, na capacidade para compensar defeitos de superfície.
Acontece às vezes os CDs não serem completamente planos e possuírem uma excentricidade radial. Nesses tipo de CDs, a correcção electrónica de defeitos ao reproduzir a última faixa não consegue compensar completamente a insuficiência. Durante a reprodução, os CDs são lidos de dentro para fora. Visto a excentricidade radial ser maior na parte exterior, pode dar-se uma diminuição de qualidade durante a reprodução.
Com a função de ejecção deficiente, o porta-CDs e o CD inserido não podem ser retirados do aparelho. Remeter o aparelho para a eliminação de defeitos.
Verificação com a viatura parada:
Verificação durante a marcha: