Sistema de processamento de voz (SVS)
Através do sistema de processamento de voz, são controladas as funções consignadas no Control Display, com excepção das funções de chaufagem e ar condicionado. Para o efeito, podem ser introduzidos até 400 comandos no sistema de processamento de voz.
O sistema de processamento de voz é um sistema "iniciado" (que foi instruído) com elevada segurança de reconhecimento. Ao introduzirem-se os comandos, deve falar-se de forma natural. O modo de falar não deve ser demasiado alto ou excedido no tempo.
O sistema de processamento de voz é um equipamento extra. Este equipamento extra é instalado apenas em conjunto com o equipamento extra (SA) Telefone, pois só no SA está instalado o microfone do sistema de mãos-livres. Os idiomas não são codificáveis, sendo atribuídos às unidades de comando.
Através do sistema de processamento de voz, é possível comandarem-se os seguintes sistemas:
- telefone
- navegação (caso exista)
- rádio
- audio
- selector de CDs (caso exista)
- drive do sistema de entretenimento do controlador do sistema audio
- Browser de Internet em conjunto com navegação
- telemática em conjunto com navegação
- televisão (TV) (caso exista)
- computador de bordo
- agenda
O sistema de processamento de voz não é utilizado para o comando de funções relevantes em termos de segurança.
Descrição breve do componente
SVS, módulo de processamento de voz
O módulo de processamento de voz está instalado na parte traseira esquerda do compartimento da mala. O módulo de processamento de voz está ligado à alimentação eléctrica e ao MOST. O módulo de processamento de voz é uma unidade de comando na interligação Most através do qual são comandadas as funções supracitadas.
MFL volante multifunções
No volante multifunções está instalada a tecla PTT (tecla Push-to-Talk). Premindo a tecla PTT, a solicitação Activação da função é enviada ao Control Display por meio do canal CAN. O sistema de processamento de voz e as funções de telefone são activadas pelo Control Display através de informações por meio do canal MOST. Activa-se, deste modo, um microfone e a via de informação para a função ”Telefonar” é ligada. Premindo novamente, interrompe-se o exercício do diálogo.
CD Control Display com Controller
Control Display: o Control Display inclui, com algumas excepções, os elementos de comando e de informação para o sistema electrónico da viatura. O Control Display coordena as solicitações de funcionamento a partir do sistema e atribui-as às funções individuais.
Controller: O comando do Control Display é efectuado através do Controller, à frente, no apoio central dos braços.
Controlador do sistema audio ASK
O controlador do sistema audio é uma unidade de comando na rede de interligações MOST. O controlador do sistema audio (ASK) é o controlador principal. O ASK é responsável pela gestão de todos os sinais audio.
Módulo do telefone (unidade de comando emissora/receptora)
O módulo do telefone (aparelho emissor/receptor) está ligado à rede de interligações MOST para efeitos de integração do telefone na rede de interconexões de comunicação. No módulo do telefone são digitalizados os sinais analógicos do microfone e retransmitidos através da rede de interligações MOST ao sistema de processamento de voz.
Canal de dados do SISTEMA K-CAN
O canal de dados do SISTEMA K-CAN é o canal de comunicação de dados entre o instrumento combinado e as unidades de comando na área do chassis, transmissão e carroçaria. A troca de informações é efectuada por meio de telegramas de dados.
Canal MOST
Os componentes audio, vídeo, navegação estão interligados em rede através do canal MOST (Media Oriented Systems Transport). As informações referentes às solicitações são transmitidas através dos dados transmitidos via canal MOST às respectivas unidades de comando participantes.
Funções principais
Iniciar e terminar o diálogo
Iniciar: o sistema de processamento de voz é iniciado premindo o botão PTT (Push-to-Talk) no volante multifunções. O Control Display solicita uma mudança de estado no módulo de processamento de voz. O Control Display solicita então dois canais audio ao controlador do sistema audio. Um canal audio a partir do microfone do sistema de mãos-livres para o SVS (sistema de processamento de voz) e outro canal do SVS para os altifalantes das portas dianteiras esquerda e direita. O SVS (sistema de processamento de voz) participa ao Control Display a execução da alteração de estado. O diálogo de reconhecimento é iniciado.
Terminar: o diálogo pode ser terminado a qualquer momento accionando novamente a tecla PTT.
Interromper e cancelar o diálogo
Interromper: o Control Display pode, através do controlador do sistema audio, interromper um diálogo a decorrer, p. ex., devido a uma emissão audio prioritária. O sistema de processamento de voz pode parar o diálogo antes que as duas ligações audio sejam emudecidas (mute) através do Control Display e do controlador do sistema audio. O Control Display avisa o sistema de processamento de voz, logo que este possa continuar o diálogo de reconhecimento. Por princípio, o Control Display pode, em caso excepcional, interromper imediatamente o sistema de processamento de voz. Neste caso, o Control Display envia a solicitação de estado ”Interromper” ao sistema de processamento de voz. O sistema de processamento de voz deixa então de poder efectuar uma emissão através do canal audio.
Cancelar: o diálogo pode ser interrompido (terminado) pronunciando-se o comando ”Interrupção”.
Funções gerais
Funções gerais são funções que estão atribuídas a todos os grupos de funções e que são sempre reconhecidas pelo sistema de processamento de voz em qualquer estado de diálogo. Para todos os grupos de funções são autorizadas as seguintes instruções:
- Interrupção: a função a decorrer é terminada.
- Menu principal SVS: premindo a tecla PTT, é activado o sistema de processamento de voz e indicado o menu principal.
- Ajuda: através desta instrução é activado o modo de ajuda. No modo de ajuda é explicada a utilização.
- Opções: esta instrução activa uma enumeração de todas as instruções possíveis no menu.
Modo completo (Full)
O modo completo (Full) serve de apoio para utilizadores inexperientes. Ele facilita a utilização através da apresentação de ordens de edição pormenorizados e formas de modo extenso de instruções a serem reconhecidas. O modo completo (Full) auxilia desse modo a que possa realizar com segurança a introdução desejada. Exemplo: ”Pretendo marcar um número agora.”
Após um número de acções de comando bem sucedidas, o sistema propõe a comutação para o modo rápido (Quick).
Modo rápido (Quick)
Através do modo rápido (Quick), um utilizador experiente pode abreviar o diálogo utilizando as instruções em forma abreviada. Exemplo: ”marcar número”.
O sistema de processamento de voz regressa ao modo completo (Full) em caso de repetida rejeição ou chamada da função Ajuda.
Feedback visual
Como sinais de resposta visíveis de funções activas, são editados pelo sistema de processamento de voz, textos no display do instrumento combinado. As mensagens de estado SVS são indicadas sob a forma de textos na alínea superior de texto do display. Para a edição de texto estão disponíveis 20 caracteres. Para a apresentação das introduções do utilizador na linha inferior do display estão disponíveis 18 caracteres.
Funções do aparelho / funcionalidades
As seguintes funções do aparelho / funcionalidades podem ser comandadas por voz:
telefone
- Introduzir o número de identificação pessoal (PIN): o código PIN do cartão telefónico é introduzido por voz.
- Ligar o telefone: o telefone é ligado mediante uma instrução de activação.
- Marcar um número: um número de telefone a introduzir é 'marcado' por voz. Se o número tiver sido reconhecido por inteiro, o processo de marcação é iniciado através de um comando por voz.
- Memorizar um nome (interno ao SVS): é possível a introdução de 100 nomes. Os números de telefone correspondentes podem ser atribuídos durante o diálogo. Os nomes e números de telefone são memorizados na lista telefónica interna do SVS (sistema de processamento de voz). Indicação: Ao ser memorizado o nome introduzido por voz, deve efectuar-se uma comparação de amostragem com o nome já memorizado na lista telefónica.
- Seleccionar um nome: os nomes memorizados na lista telefónica interna do SVS podem ser solicitados. O número de telefone pertencente ao nome é transmitido ao telefone através de um comando por voz.
- Seleccionar: através da transmissão do número de telefone por meio de um comando por voz, é iniciado o estabelecimento de comunicação.
- Repetição da marcação: por meio de um comando por voz, é reiniciado um estabelecimento de comunicação através do último número de telefone utilizado.
- Mostrar a lista de SMS/e-mail: após um comando por voz, é apresentada uma lista, no monitor de bordo, com todos os SMS que deram entrada através do telefone.
- Assumir uma lista telefónica SIM (interna do SVS): o SVS (sistema de processamento de voz) pode ler a lista telefónica do cartão SIM (Subscriber Identity Modul = cartão de autorização para o telefone) actualmente inserido. A seguir à solicitação para ler as informações, podem ser atribuídos, no diálogo, os nomes aos registos individuais. Indicação: Ao ser efectuada a atribuição, deve ter lugar uma comparação de amostragem com o nome já memorizado na lista telefónica. O SVS (sistema de processamento de voz) efectua, perante diferentes cartões SIM, a sincronização e a adaptação dos dados. Devido à identificação do SIM, podem ser distinguidas e geridas várias listas telefónicas de cartões SIM. O telefone envia sempre ao SVS os dados mais recentes da lista telefónica do cartão SIM actual.
- Expor a lista telefónica (interno ao SVS): após um comando por voz, a lista telefónica interna do SVS é exposta por ordem sequencial. Através de um outro comando por voz, pode ser seleccionado o registo que está a ser exposto nesse preciso momento e ser iniciado o estabelecimento de comunicação. Através de outros comandos por voz, é possível avançar e recuar na lista telefónica.
- Apagar registo na lista telefónica (interno ao SVS): por intermédio de comandos por voz, podem ser apagados registos individuais na lista telefónica. No diálogo é introduzido o nome do registo a extinguir e confirmado o processo de extinção antes de ser realizada a extinção.
- Apagar a lista telefónica (interno ao SVS): por intermédio de comandos por voz, podem ser apagados todos os registos na lista telefónica de uma só vez. No diálogo deve confirmar-se o processo de extinção antes de se processar a extinção.
Navegação
- Memorizar o destino (livro de endereços interno do SVS): No diálogo pode atribuir-se ao local de destino um nome que pode ser memorizado na lista telefónica interna do SVS. É possível a memorização de 50 nomes. Indicação: ao ser memorizado o nome introduzido por voz deve ter lugar uma comparação de amostragem com o nome já memorizado na lista telefónica.
- Seleccionar o destino (livro de endereços interno do SVS): os nomes memorizados na lista telefónica interna do SVS podem ser solicitados. o local de destino pertencente ao nome é transmitido ao sistema de navegação através de um comando por voz. Através da transferência é iniciada a condução ao destino.
- Introdução de destino: o menu de introdução de destino do sistema de navegação é activado por voz.
- Introdução de destino ”Para casa”: através de um comando por voz, o sistema de navegação adopta o endereço de casa como endereço de destino. Através da adopção é iniciada a condução ao destino.
- Ligar/desligar a condução ao destino:
- Ligar/desligar Indicação:
- Mapa 2D: apresentação de mapa de navegação 2D de acordo com comando por voz.
- Ajustar a escala: proceder à alteração da escala do mapa de navegação por intermédio de comandos por voz. Através da indicação de um parâmetro de escala, determina-se directamente a escala (100 m / 200 m / 500 m / 1 km / 2 km / 5 km / 10 km / 20 km /50 km / 100 km). A escala também pode ser aumentada ou diminuída através de comandos por voz.
- Memorizar uma posição:
- Indicar pontos de interesse (Point of Interest (POI)): através do sistema de introdução por voz, podem ser indicados os seguintes POI: hotéis / postos de abastecimento / parques de estacionamento na posição actual / local de destino.
- Indicar novo itinerário:
- Mostrar os últimos destinos:
- Selecção de itinerário, via rápida
- Selecção de itinerário, estrada secundária
- Selecção de itinerário, ligação mais rápida
Rádio
- Ligar/desligar o rádio:
- Rádio, autostore:
- Seleccionar AM/FM:
- Seleccionar a frequência:
- Ligar/desligar mensagem radiodifusão de mensagens de trânsito
- Próxima/anterior estação de rádio
Audio
Selector de CDs
Leitor de cassetes
Televisão (TV)
- Avançar/retroceder programa
Browser de Internet
- Chamar BMW online/Internet
- Função Browser, próxima/anterior página
- Função Browser, recarregar
Serviços de telemática
- Ligar/desligar informação de trânsito (V-Info)
- Ligar/desligar TMC (canal de mensagens de trânsito)
- Ligar/desligar informação de trânsito plus (V-Info plus)
Computador de bordo
- Mostrar computador de bordo
Bloco de notas (interno ao SVS)
- Tomar notas: para tomar notas, estão disponíveis cinco minutos de gravação. As notas são ordenadas de modo sequencial umas às outras e separadas umas das outras por uma palavra de separação ou um sinal. Ao gravar, 10 segundos antes da memória estar cheia, é indicada uma mensagem de advertência no display do instrumento combinado. A gravação é concluída automaticamente premindo-se a tecla PTT ou depois do reconhecimento de uma pausa de conversação prolongada.
- Ler as notas: pode ser lido o bloco de notas completo ou uma mensagem individual. Entre as notas individuais é emitido um sinal ou uma palavra de separação. Através das palavras de comando ”Para a frente” ou ”Para trás”, pode saltar-se entre as mensagens.
- Apagar notas: pode ser apagado o bloco de notas completo ou uma mensagem individual. A mensagem lida por último pode ser apagada individualmente. A instrução de extinção deve ser confirmada antes da função de apagar ser executada.
Informações de Serviço
Se existir uma saída por voz ”Função actualmente não disponível”, deve-se, na maioria dos casos, a uma sobrecarga demasiado elevada dos canais. Uma sobrecarga demasiado elevada dos canais pode ter origem numa unidade de comando defeituosa.