Configuração da interligação MOST

A interligação MOST é um canal para a transferência de dados de imagem e áudio. No E65 são transferidos apenas dados áudio e instruções de comando. A comunicação de canal funciona num sentido. As unidades de comando estão interligados em série no canal. O canal inclui uma estrutura cíclica. Se num aparelho na interligação a temperatura for superior a 70 °C é indicado no display de controlo que as respectivas funções já não estão disponíveis. Se a temperatura for superior a 85 °C, é encerrado todo o canal MOST. Apenas o display de controlo conhece a respectiva aplicação actual e os seus parâmetros, como por exemplo o volume ajustado para ouvir o rádio. No controlador do sistema áudio está consignado quais as unidades de comando que estão instaladas. Esta lista de equipamentos pode ser chamada no menu de serviço do display de controlo. Se o ciclo estiver interrompido, não é possível chamar o equipamento. O controlador do sistema áudio gere as fontes de som através da disponibilização de canais internos para a emissão e através da saída dos canais individuais após a solicitação do display de controlo. Através do equipamento extra TOP-HiFi, o som de baixa frequência é recalculado antes da emissão e o som de baixa frequência aperfeiçoado é emitido.

Comportamento em caso de ruptura cíclica

Se as funções MOST não forem executáveis, isso pode ter as seguintes razões:

Nenhuma função seleccionável

Fibra óptica interrompida

 

Alimentação eléctrica em pelo menos uma das unidades de comando interrompida

 

Grave conflito de software em pelo menos uma das unidades de comando

Funções seleccionadas não seleccionáveis

Grave conflito de software da unidade de comando pertencente à função correspondente.

Nenhuma função, indicação relativa a uma temperatura demasiado elevada

Pelo menos uma função está desactivada devido a uma temperatura demasiado elevada

 

Exemplos de função

Os exemplos de função referem-se sempre ao equipamento extra TOP-HiFi. Caso não esteja instalado é suprimido o processamento dos dados áudio no amplificador. Em vez disso, os dados áudio são processados e emitidos pelo controlador do sistema áudio.

Ligar rádio com o motor desligado

O MOST encontra-se na situação inicial ”Canal em modo de suspensão”. Premindo o botão de premir / botão rotativo ”controlador do sistema áudio” chama-se o controlador do sistema áudio. O controlador do sistema áudio acende a luz no canal. Com o acender da luz são chamadas sucessivamente todas as unidades de comando. O display de controlo identifica que o controlador do sistema áudio efectuou uma chamada. Em consequência disso, o Control Display envia para o controlador do sistema áudio a solicitação para que sejam preparados canais áudio para a função ”Rádio ligado”. Em simultâneo, o sintonizador de antenas é solicitado a preparar a lista de emissores. O sintonizador de antenas conhece a última estação captada e sintoniza-a. Os dados áudio do posto emissor são colocadas à disposição do controlador do sistema áudio. Através do sinal de resposta do sintonizador de antenas, o controlador do sistema áudio coloca os dados áudio à disposição para a saída.

Ajuste do volume de som do rádio

O volume de som pode ser ajustado através do botão de premir/rodar no controlador do sistema áudio ou as teclas do volume no volante multifunções.

Exemplo: Ajustar através do ASK: Rodando o botão no ASK, é enviada ama alteração de estado para o amplificador. O amplificador calcula os novos parâmetros e emite-os. Sem o equipamento extra TOP-HiFi, o controlador do sistema áudio (ASK) calcula os novos parâmetros áudio e faz sair o som. Neste exemplo está activa a função ”Rádio” com o volume de som 10. Houve uma modificação do estado por um passo. O controlador do sistema áudio (ASK) envia um telegrama ao amplificador com a modificação de estado do volume de som. O amplificador calcula de novo os dados áudio e emite-os com um atraso mínimo aos próprios altifalantes. Simultaneamente, o amplificador coloca os sinais no canal. O controlador do sistema áudio (ASK) envia os dados calculados aos próprios altifalantes. Em caso de um reinicio (após queda) de uma unidade de comando podem ocorrer defeitos na selecção de canal do controlador do sistema áudio (ASK). Se ocorrer este defeito, dá-se a emissão de um som com elevada frequência, que sob certas circunstâncias não é audível. O causador é encontrado procurando-se o erro de comunicação na fibra óptica. É importante procurar o defeito pela ordem correcta das unidades de comando. Começando com o instrumento combinado é procurada consecutivamente a primeira unidade de comando através do registo na memória de falhas, no sentido do display de controlo de acordo com o esquema de ligações MOST. O defeito foi causado pela unidade de comando antecedente. As causas de defeito podem estar no hardware ou software da respectiva unidade de comando ou da sua antecessora.

Exemplo: Ajuste através do volante multifunções: Com o accionamento de tecla no MFL é enviada uma mensagem de condição para o ASK, através do CAN, Control Display e MOST. O controlador do sistema áudio (ASK) controla esta condição e aumenta o volume de som enquanto o estado estiver activo. O controlador do sistema áudio (ASK) coloca todos os valores à disposição do amplificador, por conseguinte, o volume de som nos altifalantes também é aumentado de modo contínuo.

Ajuste de postos emissores e faixas

O ajuste de postos emissores e faixas (função de busca automática) pode ser atingido através da tecla basculante de busca automática no controlador do sistema áudio, das teclas no volante multifunções ou através da orientação por menu no display de controlo.

Exemplo: Ajuste através do volante multifunções : O estado ajustado é ”Ouvir música através do selector de CDs”. Deve ser reproduzido a próxima música. Premindo o bloco de teclas da direita no volante multifunções é gerada uma modificação de estado. Esta modificação de estado é transmitida ao display de controlo através do CAN. O display de controlo verifica a sua própria gestão e identifica o selector de CD's como fonte actual (CDC). O display de controlo transmite ao selector de CD's a solicitação de faixa seguinte ou anterior. O selector de CD's ajusta-se à nova faixa e reproduzi-la. Simultaneamente, o selector de CD's envia a informação de volta ao display de controlo.

Transmissão de imagem e som

A transmissão de informações de imagem é garantida através do FBAS ou RGB. Uma excepção são as indicações de navegação gráficas no instrumento combinado. Nestes gráficos trata-se de gráficos vectoriais, que são emitidos pela navegação como telegramas. A emissão de som é efectuada por cada unidade de comando através do MOST e controlador do sistema áudio.

Versão nacional Japão

A navegação Japão, até ao ano de modelos 2003_09, não é nenhuma unidade de comando MOST. A ligação ao MOST é estabelecida através do interface flexível de canal (FBI). A saída por voz da navegação é colocada no canal MOST através do FBI. Os dados de imagem são transmitidos, através da linha vermelho-verde-azul (RGB) e sincronização independente, ao módulo de vídeo e convertidos em sinais RGB. A edição é efectuada no display de controlo. Não existem indicações de navegação no instrumento combinado.