Canal MOST

A rede MOST (Media Oriented Systems Transport) permite uma comunicação de dados entre as unidades de comando, através de uma estrutura em anel.

A transmissão de dados é realizada por meio de tecnologia de fibra óptica.

A transmissão no anel apenas se processa num sentido.

Mensagens só podem ser transmitidas no anel MOST se o anel estiver fechado e operacional. Se, p. ex., a alimentação eléctrica ou o díodo de uma unidade de comando estiver defeituoso, já não é possível comunicar com as unidades de comando no canal MOST. A unidade de comando gateway da unidade principal constitui uma excepção (Rad2, CHAMP, M-ASK, CCC ou seguintes). Para além de conectada ao canal de dados MOST, a unidade de comando está também conectada à K-CAN.

Unidade principal

A unidade principal forma a interface entre os canais de dados MOST e K-CAN. Para a localização de defeitos alargada (ler a memória de falhas, etc.), devem seleccionar-se as unidades de comando correspondentes no sistema de diagnóstico BMW. Na viatura está montada uma das seguintes unidades principais.

Diferenciação das unidades principais

Em comparação com o M-ASK e CHAMP, o CCC possui duas ranhuras à frente. Através desta característica externa, é possível distinguir o CCC e o M-ASK.

Desactivação, sobreaquecimento

Se uma unidade de comando aquecer em demasia, irá desligar-se por um período de até 10 minutos. Para além disso, todo o canal MOST pode desactivar-se durante 10 minutos. Depois da unidade de comando ter arrefecido, volta a estar operacional!

Se o defeito ”Desactivação por sobreaquecimento” estiver memorizado numa unidade de comando MOST, então, a respectiva unidade de comando e a unidade principal memorizam o defeito. Existem assim duas possibilidades:

Diagnóstico

Sob Selecção de funções (carroçaria, funções de canal, funções MOST) podem ser seleccionados outros módulos de teste para a análise das unidades de comando MOST ou do canal MOST.