Interruptor de selecção de velocidades

Interruptor de selecção de velocidades

O interruptor de selecção de velocidades (GWS) serve para seleccionar uma posição de marcha da caixa de velocidades automática em caso de modo Steptronic e programa desportivo. O selector da caixa de velocidades está posicionado na parte dianteira da consola central da viatura e está configurado como unidade de comando própria.
Através do interruptor de selecção de velocidades, a caixa de velocidades já não é comandada mecanicamente, mas sim electronicamente.

Descrição resumida do componente

GWS: interruptor de selecção de velocidades

O interruptor de selecção de velocidades (GWS) é composto pela unidade de comando e a alavanca selectora.
A tecla SPORT (tecla EDC) está integrada no interruptor de selecção de velocidades e pode ser substituída separadamente.
Na electrónica de comando estão integrados os sensores para a detecção da posição da alavanca selectora, assim como os bloqueios para a engrenagem involuntária.

GR_FB2406003

Índice

Explicação

Índice

Explicação

1

Interruptor de selecção de velocidades (GWS)

2

Electrónica de comando

3

Tecla do travão de estacionamento

4

Tecla SPORT (tecla EDC)

5

Alavanca selectora

 

 


Alavanca selectora

Na alavanca selectora está integrada a indicação de funcionamento. Na indicação de funcionamento é indicada a velocidade seleccionada independentemente da posição da alavanca selectora.

GR_FB2406001

Índice

Explicação

Índice

Explicação

1

Alavanca selectora

2

Tecla P (estacionamento)

3

Indicação de funcionamento com esquema de selecção

4

Tecla SPORT (tecla EDC)

5

Tecla de destrancar

 

 


Com a alavanca selectora podem seleccionar-se as seguintes posições:

Um bloqueio evita a mudança involuntária para a posição ”R”. Para anular o bloqueio, para além do accionamento dos travões através da pressão no pedal do travão, deve premir-se a tecla de destrancar na alavanca selectora.
No interruptor de selecção de velocidades (GWS) são aplicados para os 3 bloqueios ao todo 3 actuadores.
Para a reposição automática do enfiamento manual para enfiamento automático, assim como para o bloqueio do enfiamento manual é utilizado um motor eléctrico com caixa de velocidades subjacente.
Para o bloqueio no sentido da posição da alavanca selectora ”R” é utilizado um íman duplo bidireccional e centrado na mola (electroíman).
Para o bloqueio no sentido da posição da alavanca selectora ”D” é utilizado um íman simples (electroíman) com mola.

Os bloqueios só são alimentados por corrente a partir do borne 15 LIGADO.
Deste modo, está assegurado que, em caso de defeito devido aos actuadores aplicados não está bloqueada nenhuma selecção das mudanças no funcionamento automático.

Funções do sistema

Estão descritas as seguintes funções do sistema para o interruptor de selecção de velocidades (GWS):

Engrenagem de uma posição de marcha

Para se seleccionar uma posição de marcha após o arranque do motor, deve empurrar-se/empurrar-se a fundo a alavanca selectora para trás ou para a frente.

Para se seleccionar a posição de marcha R, deve premir-se, para além do accionamento dos travões, a tecla de desbloqueio situada lateralmente na alavanca selectora.

A posição da alavanca selectora ”P” está protegida do esquema de ligação através do próprio botão no interruptor de selecção de velocidades. Ao premir a tecla P e surgir a partir do comando electrónico da caixa de velocidades (EGS) o sinal ”P”, é activado pelo interruptor de selecção de velocidades o díodo emissor de luz verde (LED) para a posição de arranque na indicação de funcionamento da alavanca selectora.

A alavanca selectora é monoestável dentro do enfiamento automático (regime automático) e dentro do enfiamento manual (modo manual), ou seja, volta sempre para a sua posição inicial.

A mudança de enfiamento está executado de forma biestável, ou seja, a alavanca selectora permanece no enfiamento seleccionado. A mudança para o enfiamento manual (posição da alavanca selectora ”M/S”) só pode ser efectuada manualmente a partir da posição da alavanca selectora ”D” a qualquer momento.

Se se premir a tecla P ou se se seleccionar automaticamente o travão de ”parque” através de ignição DESLIGADA e o interruptor de selecção de velocidades ainda se encontrar no enfiamento manual (posição da alavanca selectora ”M/S”), sucede-se a activação automática do actuador que repõe a alavanca selectora na posição inicial monoestável do enfiamento automático (regime automático).

O sentido do movimento da alavanca selectora para a frente na posição ”R” e para a esquerda no sentido ”M/S” deve ser bloqueado de forma reactiva ao toque ou desbloqueado em função da posição inicial e do estado da tecla de desbloqueio.

Os bloqueios tornam-se apenas activos com o borne 15 e estão sem corrente em estado de repouso.

Detectar a posição da alavanca selectora

A posição da alavanca selectora é determinada sem contacto através de sensores e transmitida para o comando da caixa de velocidades (EGS) através da PT-CAN.

Por razões de disponibilidade, estes sinais são transmitidos através de um canal LIN ao comando electrónico da caixa de velocidades (EGS).

 

GR_FB2406002

Índice

Explicação

Índice

Explicação

1

Unidade de comando GWS (interruptor de selecção de velocidades)

2

comando electrónico da caixa de velocidades (EGS)

3

Instrumento combinado (KOMBI)

4

Electrónica da caixa de junções (JBE)

K-CAN

CAN da carroçaria

Canal LIN

Canal Local Interconnect Network

PT-CAN

Powertrain CAN

 

 


Indicação de funcionamento

A indicação de funcionamento na alavanca selectora está configurada como esquema de selecção e representa as posições ”P”, ”R”, ”N”, ”D”, ”M/S”. A posição de marcha seleccionada é indicada neste esquema de selecção através de um díodo emissor de luz (LED).
A indicação da posição de marcha engrenada no esquema de selecção só se efectua quando o comando electrónico da caixa de velocidades (EGS) tiver convertido o desejo do condutor e tiver reenviado ao interruptor de selecção de velocidades (GWS) este estado através de uma mensagem por meio do canal.
A indicação de funcionamento está activada enquanto no PT-CAN ou no canal LIN estiver activada a comunicação de canal.

Reposição automática

A ”reposição automática” repõe a alavanca selectora engatada no enfiamento manual (”posição da alavanca selectora ”M/S”) no enfiamento automático (posição da alavanca selectora ”D”).
Como actuador para a reposição automática é utilizado um motor eléctrico. Uma árvore de cames accionada através do motor eléctrico pressiona uma peça corrediça contra a alavanca selectora. Deste modo, é reposta a alavanca selectora no enfiamento automático através da peça corrediça.
Se a alavanca selectora se encontrar no enfiamento manual (posição da alavanca selectora ”M/S”), o actuador não está sob corrente. Através de um impulso eléctrico, o actuador liberta a alavanca selectora e repõe este no enfiamento automático. O actuador é activado pela unidade de comando GWS com base nas entradas de sinais do comando electrónico da caixa de velocidades (EGS).

Indicações para o SAV

Indicações gerais

Destrancamento de emergência do travão de ”parque”

Se já não for possível soltar hidraulicamente o travão de ”parque”, é possível um destrancamento mecânico de emergência. Deste modo, pode empurrar-se ou puxar-se a viatura em caso de emergência.

Advertência! Para rebocar, desbloquear manualmente o travão de ”parque” da viatura.

Se a viatura for puxada em todas as rodas (rebocar), mesmo com o comando da caixa de velocidades operacional, deve desbloquear-se manualmente o travão de ”parque” através do destrancamento de emergência. Deste modo, as rodas de accionamento não bloqueiam.

Advertência! Seleccionar novamente a travão de ”parque” depois de se desligar a viatura.

O travão de ”parque” deve ser novamente seleccionado depois de se desligar a viatura. Se não se seleccionar o travão de ”parque”, existe o perigo de a viatura se deslocar.

Para o destrancamento de emergência, deve retirar-se o tapete no suporte de bebidas esquerdo na consola central. O procedimento para desbloquear o travão de ”parque” está descrito no Manual do condutor.

Situações especiais (funções no EGS)

Função de memorização da mudança do sentido de marcha

Desejo do condutor da posição da alavanca selectora ”D” para a posição da alavanca selectora ”R” ou da posição da alavanca selectora ”R” para a posição da alavanca selectora ”D”.

Função de memorização do travão de ”parque”

Pedido do condutor posição da alavanca selectora ”P” (travão de ”parque”)

Tempo de espera da posição ”N”

Se a v ≤ 2 km/h e o motor DESLIGADO estiver seleccionada a posição da alavanca selectora ”N” e o transmissor de identificação estiver inserido, inicia-se o tempo de espera da posição da alavanca selectora ”N” durante 30 minutos.
Durante esta informação enviada pelo comando electrónico da caixa de velocidades (EGS), a indicação de funcionamento permanece ligada e no esquema de selecção acende-se a posição da alavanca selectora ”N”. No fim do tempo de espera da posição da alavanca selectora ”N” pisca a indicação e o comando electrónico da caixa de velocidades (EGS) selecciona a posição da alavanca selectora ”P” após 10 segundos.
Se a alavanca selectora for movimentada durante o tempo de espera da posição ”N”, os 30 minutos do tempo de espera da posição da alavanca selectora ”N” começam do início.

Reserva-se o direito a erros de impressão, lapsos e alterações técnicas.