O sistema com câmara no retrovisor exterior do lado do acompanhante serve para cumprir o MLIT Announcemet 619/2002 (Safety Regulations for Road Vehiclse) no X5. De acordo com esta lei, o condutor deverá ter a possibilidade de visualizar parcialmente um objecto de teste com um diâmetro de 0,3 m e uma altura de 1 m, que é movido ao longo da parte dianteira e do lado do acompanhante, directamente junto à viatura.
A câmara no retrovisor exterior permite visualizar no CID a perspectiva para baixo, a partir do lado inferior do retrovisor. O campo visual da câmara regista, no mínimo, a área entre a roda dianteira e o centro da viatura. A imagem representa então, no mínimo, 30 cm a partir do lado exterior da viatura. Esta função deve ser indicada prioritariamente, antes de todas as outras representações que são possíveis com a viatura parada (p. ex., televisão, computador de bordo, navegação).
O switch de vídeo é aplicado entre a unidade principal (CCC) e o CID. O switch de vídeo comuta entre a unidade principal das fontes de vídeo e a câmara no retrovisor exterior. A indicação da câmara no retrovisor exterior pode ser activada através de um botão. Sob determinadas ocorrências, a indicação da câmara é desligada e a imagem da unidade principal volta a ser indicada. Indicações com prioridades mais altas da unidade principal são transmitidas no CID apesar da câmara no retrovisor exterior estar activa. Um exemplo seria o premir da tecla SOS
São descritos os seguintes componentes para a câmara no retrovisor exterior:
A câmara no retrovisor exterior é montada no retrovisor exterior do acompanhante.
A tecla para a activação da câmara no retrovisor exterior encontra-se alojada no SZM. O IHKA lê o estado do botão. O estado é transmitido ao switch de vídeo, através do canal CAN.
As seguintes unidades de comando tomam parte na função Câmara no retrovisor exterior:
O switch de vídeo é o componente central do sistema. Ele alimenta a câmara com energia e converte o sinal FBAS da câmara num sinal LVDS. Consoante a necessidade é transmitida para o CID a imagem da câmara ou a imagem da unidade principal.
A unidade principal envia a sua imagem sempre para o switch de vídeo. Nesta caso, não faz diferença se está ou não a ser apresentada a imagem da unidade principal no CID.
O CID recebe a informação de imagem do switch de vídeo. Consoante a prioridade, é transmitida para o CID a imagem da câmara no retrovisor exterior ou a imagem da unidade principal.
São descritas as seguintes funções do sistema para a câmara no retrovisor exterior:
A alimentação eléctrica da câmara é efectuada através do switch de vídeo. A tensão necessária é gerada no switch de vídeo
A alimentação eléctrica do switch de vídeo é efectuada pelo distribuidor de corrente dianteiro. A corrente é ligada através do borne 30 g.
A câmara não precisa ser ajustada!
Activar o sistema antes do diagnóstico.