Para a localização de defeitos, são indicados os valores de equilíbrio do motor de cada um dos cilindros.
O motor deve ser posto a trabalhar no mínimo durante 3 minutos em regime de ralenti, para que os valores correctos se possam ajustar. A avaliação do equilíbrio do motor em ralenti só funciona no regime de ralenti do motor (frio ou quente). Através da avaliação da aceleração da cambota, medida no sensor da cambota, é possível tirar conclusões em relação à qualidade da combustão de cada um dos cilindros. É perfeitamente possível detectar um cilindro individual onde a combustão esteja a decorrer deficientemente.
Oscilações ocasionais do cilindro individual só podem ser detectadas através da observação precisa do valor. No caso de um motor com combustão teoricamente uniforme, os valores de todos os cilindros são iguais a zero.
Diversas causas podem originar valores mais elevados do equilíbrio do motor (p. ex. falhas de ignição, ar parasita, irregularidades da mistura, perturbações durante a alimentação de combustível, falta de compressão). Por isso não é possível indicar limites de intervenção exactos.
Com auxílio do sensor Hall, mede-se na roda dentada a velocidade de rotação (número de rotações) do motor. Adicionalmente ao registo do número de rotações efectua-se aqui também a monitorização do equilíbrio (identificação de falhas de ignição).
Para o reconhecimento de falhas de ignição, a roda dentada, internamente à unidade de comando, é dividida em três segmentos, em função do intervalo de tempo de ignição no motor de 6 cilindros, com 3 processos de ignição por rotação da cambota; no motor de 4 cilindros, com 2 processos de ignição por rotação da cambota, a roda dentada é dividida em dois segmentos. Na unidade de comando é medida a duração do período dos segmentos da roda dentada e avalia-se estaticamente. Para cada ponto do campo característico estão registados os valores máximos admissíveis de instabilidade de funcionamento como função do número de rotações, carga e temperatura do motor.
Ultrapassando estes valores, perante um número determinado de combustões, os cilindros detectados como defeituosos são memorizados na memória de falhas.