Recepção radiofónica
Ao contrário dum rádio doméstico, um autorádio está subordinado a condições de recepção que mudam constantemente (reflexões). Num local a recepção é excelente, mas pode tornar-se muito má a uma distância reduzida. A melhor maneira de comprovar a recepção é através duma condução em círculo. Desse modo, a antena do óculo traseiro é orientada em todas as direcções.
Antena do óculo traseiro com sistema de antenas diversity
No equipamento extra "Sistema de antenas diversity" estão interligadas uma antena para a gama AM (modulado em amplitude, onda média) e três antenas separadas para a gama FM (modulado em frequência, onda ultracurta, FM1, FM2,FM3). O amplificador Diversity trabalha apenas em funcionamento FM e é alimentado com tensão através do condutor interior do cabo de frequência intermédia (cabo FI) do rádio. No amplificador Diversity os três sinais FM recebidos são ciclicamente transmitidos ao rádio através do condutor AF.Se estiver sintonizada uma gama FM, é enviado pelo rádio ao sistema de antenas diversity um sinal de retorno, sobre a qualidade do sinal de antena recebido (através do sinal de frequência intermédia). A antena Diversity reconhece e decide qual das três antenas tem nesse momento a melhor qualidade de recepção, e liga essa antena ao rádio até ao próximo ciclo de medição. Com o sinal de frequência intermédia deficiente (sinal FI), é utilizada a antena disposta verticalmente no óculo traseiro (FM1).
Trajecto circular
Através dum trajecto circular, pode comprovar-se a função Diversity do amplificador para antena. Para isso deve lentamente conduzir-se a viatura em círculo.
Modo de procedimento