Borboletas eléctricas no motor S54

Muitos motores de alta performance possuem borboletas individuais. No motor S54, estas estão situadas em volta de um veio da borboleta independente. Através de um servomotor eléctrico, as borboletas individuais são comandadas desacopladas mecanicamente da posição do pedal do acelerador.

Funções da EDK

A EDK executa as seguintes funções:

- Transposição da carga desejada pelo condutor

- Regulação da velocidade de cruzeiro

- Intervenções da dinâmica de marcha

- Regime de emergência

- Aumento de carga (p.ex.: aquecimento do banco, sistema de ar condicionado, luz)

- Limitação da velocidade máxima

Configuração e função da EDK e dos potenciómetros

A borboleta eléctrica é regulada com um motor de corrente contínua através de uma engrenagem. As posições de ajuste são detectadas por meio de potenciómetros. O primeiro potenciómetro é um componente discreto, enquanto o segundo potenciómetro está conectado à unidade ”Actuador eléctrico da borboleta”.

O actuador eléctrico da borboleta é accionado pela gestão electrónica do motor através de um sinal modulado em duração.

Localização de defeitos

Os seguintes âmbitos de monitorização são processados em ambos os módulos de teste ”Borboletas eléctricas” e ”Potenciómetros eléctricos da borboleta”:

Substituição da EDK e sincronização do ralenti

Se, numa viatura, for substituída a EDK, deverão readaptar-se os esbarros das borboletas. O modo de procedimento exacto está representado no Manual de reparação. Após a conclusão dos ajustes mecânicos deve ser efectuada a sincronização do ralenti. Para o efeito, deve executar-se a função especial <Correcção do ralenti>.