Preparação da mistura

 

Preparação da mistura

Um motor deve trabalhar correctamente em todas as condições de funcionamento e aproveitar ao máximo a energia com que é alimentado. A mistura combustível-ar deve, para o efeito, ser preparada de modo optimizado. Só nesse caso é que se produz uma boa combustão, da qual resulta o correspondente rendimento do motor. Além disso, só através de uma boa combustão é possível garantir que as emissões de substâncias poluentes se mantenham dentro dos limites.

Através de adaptações, é possível que a unidade de comando para o motor ”aprenda” determinados valores de componentes e versões de equipamento, podendo, assim, também compensar-se determinadas tolerâncias dos componentes. Se as adaptações excederem determinados limites, tal aponta para a existência de algum defeito.

Adaptação lambda

A adaptação lambda serve para compensar as tolerâncias dos componentes e os efeitos de envelhecimento que influenciam a mistura.

Factores tais como, por exemplo, ar parasita e pressão do combustível, também influenciam a adaptação lambda, sendo por esta parcialmente compensados.

Por estas razões, não é possível indicar limites de intervenção exactos em caso de defeito.

No caso da adaptação lambda, distingue-se entre a adaptação da mistura de ralenti (aditiva) e de carga parcial (multiplicativa):

- a adaptação do ralenti tem efeitos no ralenti ou nos regimes adjacentes ao ralenti. Com o aumento progressivo das rotações do motor, esta influência torna-se cada vez menor (factor importante é por exemplo o ar parasita) A adaptação multiplicativa da mistura é medida ou calculada percentualmente.

- a adaptação em carga parcial tem efeitos em todo o campo de mapeamento (campo característico) (factor importante é por exemplo a pressão do combustível). A adaptação aditiva da mistura é medida ou calculada em mg/ciclo.

Localização de defeitos

Este módulo de teste é chamado automaticamente, se estiverem memorizados defeitos relativos à composição da mistura na gestão electrónica do motor. No motor S54, existem ambos os defeitos 2A2E e 2A2F para este efeito. Os defeitos na composição da mistura podem ter causas muito diferentes. Por isso, deve verificar-se, respectivamente, a zona de admissão, o sistema de escape, e o sistema de combustível.

 

Geralmente, estão memorizados outros defeitos no sistema do motor caso estejam memorizados defeitos relativos à composição da mistura. Recomenda-se iniciar aí a localização de defeitos.