Comando
Ajuste manual dos accionamentos
Para a regulação manual do banco utilizam-se os interruptores de ajuste no bloco de interruptores. O interruptor do ajuste (com unidade de comando integrada) encontra-se lateralmente no banco, do lado da respectiva porta da viatura.
Através deste interruptor, podem ser accionados os seguintes ajustes:
- Ajuste longitudinal do banco
- Ajuste da altura do banco
- Ajuste da inclinação do encosto
- Ajuste da inclinação do banco
- Ajuste da altura do encosto de cabeça (banco conforto E64)
No E64, no banco encontra-se montado adicionalmente um interruptor para a facilidade de acesso, que permite um rápido ajuste longitudinal do banco.
Programação de uma posição de memória
- O canhão de ignição na viatura deve encontrar-se na posição 1 ou 2.
- Accionar a tecla Memória no interruptor de memória. A disponibilidade de programação é confirmada através do acender da tecla Memória.
- Ao premir uma das 3 teclas de posição, é assumida a posição actual do banco.
- A luz de controlo apaga depois de premir a tecla de posição.
- Se no intervalo de 7 seg. não for premida nenhuma tecla de posição, o estado de prontidão de programação é anulado. A tecla de posição apaga.
Chamada de uma posição de memória
Por regra, ao chamar posições memorizadas, distingue-se entre 2 modos de funcionamento:
- Accionamento por toque simples:
No accionamento por toque simples, basta uma breve pressão sobre uma das 3 teclas de posição para se iniciar o posicionamento. O posicionamento prossegue autonomamente até se atingir a posição memorizada.
O funcionamento de tecla por toque está activa quando a porta do condutor está aberta e o canhão de ignição está na posição 0 ou 1.
Com a porta do condutor fechada, o funcionamento de tecla por toque está activo com o canhão de ignição na posição 1.
- Accionamento por toque permanente da tecla:
Para chamar uma posição do banco, deve manter-se a respectiva tecla de posição permanentemente premida, de modo a obter um posicionamento correcto. Se a tecla é largada antes de se atingir a posição memorizada, o accionamento correspondente é imediatamente desligado. Premindo novamente sobre a tecla de posição, o processo prossegue. Premindo sobre uma outra tecla de posição, é registado o posicionamento da nova posição.
Torna-se activo o funcionamento de ”tecla permanente” quando a porta do condutor se encontra aberta e o canhão de ignição na posição 2.
Torna-se activo o funcionamento de ”tecla permanente” quando a porta do condutor se encontra fechada e o canhão de ignição na posição 0 ou 2.
Detecção de batentes de fim de curso
Para evitar um esforço desnecessário do motor e do módulo Ripple-Count, existe uma detecção automática dos limites da margem de regulação.
Se ocorrer repetidamente um bloqueio no mesmo ponto, o valor de posição detectado é avaliado como batente de fim de curso. Cada ajuste adicional é interrompido antes de ser atingido este limite.
Um batente de fim de curso detectado incorrectamente (p.ex. através do bloqueio do banco devido a objectos nele pousados) pode ser ultrapassado, depois de se eliminar a causa do bloqueio, accionando novamente o interruptor de ajuste manual.