Óculo traseiro térmico E85

Para o aquecimento do óculo traseiro no hardtop (capota rígida) e capota encontra-se instalado respectivamente um relé. O relé 1 é sempre excitado, pois pode estar montado um hardtop (capota rígida) (nenhuma detecção de hardtop). O relé 2 apenas é excitado quando a capota tiver sido identificada como estando fechada.

Situações de estado de funcionamento

Fase de desembaciamento

Apenas é iniciado durante o primeiro accionamento da tecla para o óculo traseiro térmico, após borne 15 LIGADO (duração, consultar a tabela subsequente).

Comando por impulsos

A activação é efectuada com um terço da potência total do aquecimento do óculo traseiro (relação impulso/pausa = 40 segundos LIGADO/80 segundos DESLIGADO). O comando por impulsos é desactivado por borne 15 DESLIGADO.

Reactivação

Se durante ou após o comando por impulsos, o óculo traseiro não ficar desembaciado, pode activar-se de novo a potência total, premindo de novo a tecla para o óculo traseiro térmico. Após a fase de reaquecimento segue-se de novo o comando por impulsos.

Estado de funcionamento

Fase de desembaciamento

Comando por impulsos

Reactivação

Duração

10 minutos

(temperatura exterior ≥ -15°C)

17 minutos

(temperatura exterior ≤ -15°C)

30 minutos

5 minutos

Luz piloto

LIGADA

DESLIGADA

LIGADA

Monitorização de subtensão

inactivo

activo

activo

Borne 15 DESLIGADO e de novo LIGADO durante o período de desactivação (modo de descanso)

tal como antes de borne 15 DESLIGADO

DESLIGADO

tal como antes de borne 15 DESLIGADO

Monitorização de subtensão/sobretensão

A baixas rotações do motor (< 1500 rpm.), o equilíbrio da carga pode tornar-se negativo devido à elevada carga da rede de bordo. Por essa razão, caso baixe a tensão ou em caso de sobretensão (tensão da bateria > 16 V durante 5 segundos), os relés para o óculo traseiro térmico são desactivados. Se a tensão da rede de bordo, medida no painel de comando/unidade de comando, descer abaixo de 11,4 V, o aquecimento do óculo traseiro é desligado. Se a tensão da rede de bordo exceder 12,2 V, o aquecimento do óculo traseiro volta a ser ligado. Os valores limite devem permanecer existentes durante mais de 10 segundos (histerese).

Indicações:

A desactivação dos relés em caso de detecção de subtensão/sobretensão não tem nenhuma influência sobre o período das situações de estado de funcionamento (fase de desembaciamento, comando por impulsos, reactivação).

A luz piloto (LED) permanece ligada durante a desactivação por subtensão/sobretensão.

Durante o arranque do motor (telegrama CANAL K, borne 50), o aquecimento do óculo traseiro também é desligado.

Os retrovisores exteriores térmicos não são activados simultaneamente com o aquecimento do óculo traseiro, mas sim em separado.