Capota de cabrio inteiramente automática

A capota de cabrio inteiramente automática é uma capota desdobrável, que é montada como equipamento extra.

O abrir e fechar da capota é efectuado de forma hidráulica. Se a capota estiver fechada, ela é travada através de ganchos de segurança no aro do pára-brisas. Os ganchos de segurança são movidos através de um accionamento eléctrico. Após a abertura, a capota é alojada na respectiva caixa de alojamento e retida através de ganchos de segurança.

Descrição resumida do componente

Módulo para capota de cabrio IV (CVM IV)

O módulo para capota de cabrio (CVM IV) comanda e monitoriza os componentes de accionamento e trancamento hidráulicos e eléctricos da capota. Além disso, o módulo para capota de cabrio monitoriza o interruptor da capota, a bomba hidráulica e o accionamento do trancamento e memoriza na memória de falhas os defeitos que ocorram.

O módulo para capota está ligado ao canal K.

Módulo principal

Em caso de accionamento da capota, os levanta-vidros são comandados através do módulo principal da Electrónica Central da Carroçaria (ZKE). Por essa razão, o módulo principal recebe, através do canal K, as informações para abrir/fechar a capota ou capota totalmente fechada ou totalmente aberta.

Instrumento combinado

O instrumento combinado fornece ao módulo para capota de cabrio IV (CVM IV), através do canal K, as informações relativas à temperatura exterior e ”Viatura desloca-se” ou ”Viatura parada” (velocidade maior/menor 4 km/h).

A troca de informações efectua-se através do canal K.

Unidade hidráulica

A unidade hidráulica gera a pressão hidráulica necessária para o movimento da capota. A unidade hidráulica é constituída por um depósito do óleo e uma bomba de pressão nele integrada. Na unidade hidráulica estão integradas todas as válvulas hidráulicas. O sistema hidráulico é um sistema fechado e é auto-purgante. Não é necessário tornar a encher com líquido hidráulico.

A bomba de pressão é movida por um motor de corrente contínua com sentido de rotação reversível. Para alterar o sentido do movimento da capota, é invertido o sentido de rotação do motor da bomba.

A bomba só está em funcionamento durante o movimento da capota. Para evitar danos, a unidade hidráulica é monitorizada através de uma sonda térmica integrada. A uma temperatura de 105°C no sistema hidráulico, a bomba é desligada. Nessa altura a capota já só pode ser movida à mão.

Accionamento giratório hidráulico

A capota é movida em dois sentidos, para abrir e fechar, por accionamentos giratórios hidráulicos de efeito duplo. Para o efeito, as cremalheiras dos cilindros hidráulicos engrenam no pinhão, convertendo o movimento longitudinal do cilindro hidráulico num movimento giratório. Os pinhões transmitem o movimento giratório à armação da capota, através dos apoios principais. Os accionamentos giratórios hidráulicos estão montados à esquerda e à direita no pilar principal, nos apoios principais da armação da capota.

Trancamento da capota

Existem dois ganchos de segurança para o trancamento da capota que são abertos ou fechados por um motor eléctrico.

A capota fechada é travada através dos ganchos de segurança no aro do pára-brisas (resguardo superior para o pára-brisas).

Após ter sido alojada, a capota também é retida na respectiva caixa de alojamento através do fecho dos ganchos de segurança.

Em caso de falha da função eléctrica existe a possibilidade de um destrancamento de emergência à mão.

Interruptor da capota e indicações de estado

Os interruptores da capota encontram-se instalados no painel de comando na consola central. Existe um interruptor para a abertura e outro para o fecho da capota.

Para indicar o estado seleccionado ou a decorrer, encontra-se instalado, junto ao interruptor da capota, um LED vermelho e outro amarelo:

O LED vermelho acende-se durante um movimento da capota. Ele desliga-se ao atingir uma das posições finais (capota depositada na caixa de alojamento da capota ou trancada no resguardo superior para o pára-brisas). O LED vermelho pisca ao soltar o interruptor da capota enquanto esta não se encontra numa das duas posições finais.

O LED amarelo acende-se quando é emanada uma ordem de abertura pelo interruptor da capota ou pela função conforto, enquanto o fundo da caixa de alojamento da capota não estiver em baixo.

Sensores Hall

Para a identificação da posição de capota e das duas posições finais do mecanismo de fecho são utilizados interruptores de proximidade (sensores Hall). Os sensores Hall para a identificação da posição de capota estão instalados no apoio principal direito da capota. Os sensores Hall para o trancamento do resguardo frontal da capota encontram-se no trancamento do resguardo frontal da capota, no arco de sustentação dianteiro da capota. As informações dos sensores Hall são processadas no módulo para capota de cabrio IV (CVM IV).

Interruptor do fundo do alojamento da capota

O interruptor do fundo do alojamento da capota é um contacto que liga à massa, que gera o sinal ”Fundo da caixa de alojamento da capota em baixo”, quando o fundo da caixa de alojamento da capota se encontra na posição mais baixa. Enquanto esta informação não existir, a capota não pode ser desbloqueada nem aberta.

O interruptor do fundo do alojamento da capota está instalado no mecanismo basculante do fundo da caixa de alojamento da capota.

Ponto de alojamento do hardtop

Nos dois pontos de alojamento do hardtop, nos apoios principais da capota, está montada respectivamente uma placa de contacto. Em cada placa de contacto encontra-se um contacto para a alimentação eléctrica do aquecimento do óculo traseiro e um contacto para a detecção de hardtop.

Funções principais

É possível abrir / fechar a capota de cabrio através de:

Para uma evolução automática do movimento da capota devem estar satisfeitas simultaneamente as seguintes condições:

  1. o módulo principal pode baixar o vidro correctamente
  2. viatura parada (v < 4 km/h)
  3. nenhum hardtop (capota rígida) montado (válido apenas ao fechar)
  4. posição da chave de ignição a partir do borne R (não na função conforto)
  5. nenhum curto-circuito nem descontinuidade da linha
  6. temperatura exterior não excedeu por defeito o valor limite

Abrir a capota com o interruptor da capota

Depois de premir o interruptor da capota para ”Abrir a capota”, a capota é aberta de acordo com a seguinte sequência:

  1. os vidros descem (activação dos levanta-vidros durante 1,5 segundos se um vidro foi identificado como fechado)
  2. os ganchos de trancar são abertos.A capota é destrancada à frente, no resguardo superior para o pára-brisas
  3. a capota é movida para trás
  4. a capota é depositada na caixa de alojamento da capota
  5. os ganchos de trancar são fechados
  6. a capota é retida no centro, na caixa de alojamento da capota
  7. o LED vermelho apaga-se
  8. os vidros são levantados (2 segundos após o trancamento)

Fechar a capota com o interruptor da capota

Depois de premir o interruptor da capota para ”Fechar a capota”, a capota é fechada de acordo com a seguinte sequência:

  1. os vidros descem (activação dos levanta-vidros durante 1,5 segundos se um vidro foi identificado como fechado)
  2. os ganchos de trancar são abertos e o travamento no centro da capota é solto
  3. a capota é elevada para fora da caixa de alojamento da capota
  4. a capota é movida para a frente
  5. os ganchos de trancar mergulham no resguardo superior para o pára-brisas
  6. os ganchos de trancar são fechados e a capota é travada no resguardo superior para o pára-brisas
  7. o LED vermelho apaga-se
  8. os vidros são levantados (2 segundos após o trancamento)

INDICAÇÃO: Ao soltar o interruptor da capota durante o fecho e abertura, o movimento e trancamento da capota é imediatamente interrompido. Visto não se produzir um bloqueio do accionamento, já só actua a auto-retenção através do mecanismo e do accionamento giratório hidráulico. Accionando novamente o interruptor da capota, volta a produzir-se uma recuperação do movimento interrompido.

Abertura/fecho conforto

Através da fechadura da porta do condutor, a capota é aberta ou fechada de acordo com a seguinte sequência:

  1. inserir a chave da viatura na fechadura da porta do condutor
  2. rodar a chave da viatura para a direita e mantê-la nessa posição
    O módulo principal (GM) envia imediatamente o telegrama ”Accionamento conforto” ao módulo para capota de cabrio IV (CVM IV)
  3. Sequência subsequente como em ”Abrir a capota através do interruptor da capota”, passo 1. ao passo 7.
  4. rodar a chave da viatura para a esquerda e retirá-la
    INDICAÇÃO: Fechar através da fechadura da porta do condutor (fecho conforto) deixa de ser possível a partir de borne R.

Aquecimento do óculo traseiro

Enquanto a capota estiver trancada e o borne R LIGADO, é disponibilizado pelo módulo para capota de cabrio IV (CVM IV) um sinal para comandar o aquecimento do óculo traseiro.

A alimentação eléctrica do aquecimento do óculo traseiro efectua-se, na capota, através da cablagem da capota. Com o hardtop (capota rígida) colocado, o aquecimento do óculo traseiro é alimentado com tensão através das placas de contacto nos pontos de alojamento traseiros do hardtop.

Detecção de hardtop

Com o hardtop (capota rígida) colocado, é gerado o sinal ”V_SPERR” que bloqueia a função ”Fechar”.e que fecha por um contacto à massa.

Trancamento do alojamento

Abrir: ao finalizar um processo de abertura, a capota é alojada e retida na caixa de alojamento da capota. Para aprisionar, a patilha de bloqueio central do trancamento do resguardo frontal da capota engata no trancamento na caixa de alojamento da capota.

Fechar: ao iniciar um processo de fecho é accionado primeiro o trancamento do resguardo frontal da capota. Para o efeito, a patilha de bloqueio central do trancamento do resguardo frontal da capota é introduzida. Com isto é desengatado o trancamento mecânico.

Trancamento do resguardo frontal da capota

O bloqueio e desbloqueio da capota no resguardo superior para o pára-brisas (aro superior do pára-brisas) é efectuado electromecanicamente através do trancamento do resguardo frontal da capota no arco de sustentação da capota. Para o efeito existem respectivamente ganchos de trancar no trancamento do resguardo frontal da capota, lado esquerdo e direito.

Ao fechar a capota, os ganchos de trancar são fechados e bloqueados, depois de mergulharem no resguardo.

O movimento giratório dos fusos do trancamento do resguardo frontal da capota, necessário para o fechar e abrir, é gerado por um motor de corrente contínua com engrenagem cónica. O motor de corrente contínua com engrenagem cónica encontra-se ao centro do arco de sustentação dianteiro da capota. O movimento giratório é transmitido através de veios flexíveis.

Fecho / abertura de emergência

Em caso de falha de uma função eléctrica e/ou hidráulica, é possível fechar e abrir a capota através de dispositivos de destrancamento de emergência.

Fecho de emergência:

  1. No compartimento de carga, do lado esquerdo, à frente do fundo da caixa de alojamento da capota, puxar o anel de plástico com cabo Bowden, até ao batente.
  2. Reter a pega de plástico nesta posição rodando-a por 90 graus.
    Na unidade hidráulica é curto-circuitado um circuito, através do qual se torna possível abrir e fechar manualmente a capota.
  3. Puxar pela pega do cabo Bowden, no painel traseiro do compartimento da mala.
    O trancamento na caixa de alojamento da capota é solto.
  4. Mover a capota manualmente para a frente, até ao resguardo superior para o pára-brisas.
  5. Retirar a chave sextavada do equipamento de bordo.
  6. Extrair o revestimento de plástico no arco dianteiro do tejadilho.
  7. Introduzir a chave sextavada no sextavado interior colocado a descoberto.
  8. Fechar e bloquear o trancamento do resguardo frontal da capota rodando a chave de sextavado.
  9. Retirar e guardar a chave de sextavado.

Abertura de emergência:

  1. executar os passos 1. e 2. assim como 5. a 7. de "Fecho de emergência".
  2. Desbloquear e abrir o trancamento do resguardo frontal da capota rodando a chave de sextavado.
  3. Retirar e guardar a chave de sextavado.
  4. Mover a capota para trás, até à caixa de alojamento da capota