O Flap do display central de informação (CID) é um display de cristais líquidos articulável. Posições definidas são ajustadas automaticamente através de accionamento eléctrico. Para além disso podem ser efectuadas alterações de posição através dos interruptores. Também é possível efectuar um posicionamento à mão.
O Flap do display central de informação (CID) é a unidade de informação central para os seguintes âmbitos de função:
A condição para a utilização do display central de informação (CID) é a instalação dos seguintes componentes:
O canal K (sistema electrónico da carroçaria) serve para a troca de dados entre as unidades de comando do sistema electrónico da carroçaria e o microprocessador do Flap do display central de informação (CID). A troca de dados é efectuada através de telegramas de dados.
O canal D (canal de diagnóstico) serve para a troca de dados entre a unidade de comando do display central de informação (CID) e um equipamento de diagnóstico. A troca de dados é efectuada através de telegramas de dados.
O painel de comando MD/CD 53 (rádio CID), no sistema de navegação versão High, é o módulo de comando para o Flap do display central de informação (CID). O painel de comando MD/CD 53 (rádio CID) comunica com o microprocessador do Flap do display central de informação (CID) e outras unidades de comando, através do canal K. A troca de dados é efectuada através de telegramas de dados.
O painel de comando MD/CD 53 (rádio CID) está montado na consola central, por baixo da grelha de ar fresco central.
O display central de informação (CID) é constituído por:
O display de cristais líquidos é um display analógico. O display de cristais líquidos é activado através de sinais RGB (vermelho-verde-azul) e sinais do canal K. Na saída fornece telegramas do canal K para o processamento do computador de navegação e do módulo de vídeo. O display de cristais líquidos possui uma função para a adaptação automática à luminosidade ambiente. O display de cristais líquidos, com a unidade de comando, está alojado numa caixa fixa a um veio. A caixa pode ser girada no veio entre 0 graus e 108 graus, através do accionamento eléctrico. As posições do display de cristais líquidos são identificados por sensores Hall na engrenagem intermédia. A caixa e o accionamento estão montados numa armação de fixação. A troca de dados é efectuada através de telegramas de dados.
O display central de informação (CID) está instalado no painel de instrumentos, por cima da grelha de ar fresco central.
A unidade de regulação/comutação das luzes (LSZ) disponibiliza as informações no display de cristais líquidos para o ajuste da luminosidade. Para o efeito, são processadas as informações de diversos sensores. A troca de dados é efectuada através de telegramas de dados.
A partir de borne R LIGADO (ou em caso de correspondente telegrama do canal K), o Flap do display central de informação (CID) é activado e inicia-se o arranque.
O display de cristais líquidos e a retroiluminação LCD são desactivadas, caso no canal não exista nenhum telegrama durante 30 segundos (após o canal entrar em modo de suspensão).
As tensões de funcionamento para o display central de informação (CID) são geradas a partir da tensão da rede de bordo e monitorizadas em relação a subtensão e sobretensão.
Subtensão: perante uma tensão da rede de bordo < 9 V, o display central de informação (CID) é desactivado. Perante uma tensão da rede de bordo > 10 V dá-se automaticamente a reactivação.
Sobretensão: perante uma tensão da rede de bordo >17 V, o display central de informação (CID) é desactivado. Perante uma tensão da rede de bordo < 16 V dá-se automaticamente a reactivação.
O valor da temperatura determinado pelo display central de informação (CID), através de uma sonda térmica no display de cristais líquidos, é utilizado, a par de outros dados, para o seu comando de luminosidade. Ao atingir um ”sobreaquecimento”, o display de cristais líquidos é desactivado.
O sobreaquecimento é atingido quando o valor obtido através da sonda térmica exceder, durante um determinado período, o valor limite memorizado no display central de informação (CID).
O estado do display de cristais líquidos é verificado ciclicamente pelo display central de informação (CID). Após o arrefecimento do display de cristais líquidos até à temperatura de funcionamento, processa-se a reactivação.
O comando da luminosidade no display de cristais líquidos é efectuado através da unidade de regulação/comutação das luzes (LSZ). Nessa ocasião, os valores determinados pelos sensores, parâmetros memorizados e introduções manuais também são tomados em conta através da roda reguladora da intensidade da luz.
A unidade de regulação/comutação das luzes (LSZ) coloca à disposição, no canal K, o ajuste da luminosidade da roda reguladora da intensidade da luz sob a forma de sinal PWM de potência (borne 58g) e de telegrama. O valor do telegrama do canal K representa o ângulo de rotação do redutor de intensidade da luz. Da informação do canal K resulta a alternância entre o modo de dia / noite.
A luminosidade da retroiluminação é influenciada pela
Durante o comando da luminosidade, para o sensor fotoeléctrico e a roda reguladora da intensidade da luz é feita, através de valores limite memorizados, uma distinção entre o ajuste normal da luminosidade diurna e o seguinte caso especial. Na posição I do canhão de ignição, com a luz desligada e TV ligada, a luminosidade mínima de ”Luz apagada” é ajustada para ”Diurno mín.TV”.
Posicionamento automático: o display central de informação (CID) é automaticamente aberto ou fechado quando é activada uma função do display central de informação (rádio CID). A activação é efectuada no radio do display central de informação (rádio CID) através do botão de premir/rodar direito (DDK) ”LIGAR/DESLIGAR navegação” ou o botão de remir/rodar esquerdo (DDK) ”LIGAR/DESLIGAR rádio”. A troca de informações faz-se através dos telegramas de dados, por meio do canal K.
Para o display de cristais líquidos estão definidas as seguintes posições:
Ao ligar, o display de cristais líquidos é conduzido primeiro para a posição ”Last Function Memory”. Ao desligar o borne R, o display central de informação (CID) é sempre fechado e é memorizada a última posição.
Last Function Memory (memória da última função): através desta função, quando o sistema é reiniciado o display central de informação (CID) retoma a última função ajustada antes do sistema ser encerrado. Em função da última posição memorizada, depois de introduzir novamente a chave de ignição, resultam os seguintes casos:
A partir da posição I do canhão de ignição I (borne R LIGADO) e display de cristais líquidos anteriormente aberto: o display de cristais líquidos volta a ser colocado automaticamente nesta posição (posição Last Function Memory (memória da última função)), visto que também o menu de navegação volta a ser iniciado através do menu por último identificado.
A partir da posição I do canhão de ignição I (borne R LIGADO) e display de cristais líquidos anteriormente fechado: distingue-se entre dois casos:
Ajuste de precisão através de interruptor: a partir da posição ”Last Function Memory (memória da última função)” é possível efectuar uma alteração manual da posição. A inclinação do display de cristais líquidos pode ser alterada por forma a melhorar a legibilidade. Através do interruptor esquerdo na estrutura pode efectuar-se uma alteração da inclinação em passos de 1,2 graus dentro dos limites de 85 graus até 108 graus. O sinal do interruptor actua directamente sobre o servomotor. A nova posição é memorizada.
Abrir e fechar através do interruptor: o abrir ou fechar do display de cristais líquidos também é possível através do interruptor direito na estrutura. Se o display de cristais líquidos for fechado manual ou electricamente durante a marcha, o display de cristais líquidos permanece fechado no próximo início da viagem (posição Last Function Memory). O display de cristais líquidos deve então ser aberta através do interruptor direito.
Posicionamento manual: o display de cristais líquidos também pode ser aberto ou fechado directamente à mão, mesmo sem accionamento do interruptor. Para além disso, a posição do display de cristais líquidos também pode ser alterada manualmente na situação de aberto. A posição válida por último é memorizada. Em caso de deslocação manual para além dos 30 graus no sentido de 0 graus, o display de cristais líquidos é fechado automaticamente. Em caso de deslocação manual de 0 graus no sentido de 108 graus, o display de cristais líquidos desloca-se automaticamente para a posição anteriormente válida por último após se ter excedido o limite de 30 graus.
Em caso de falha do computador de navegação ou do módulo de vídeo, a retroiluminação do display de cristais líquidos é desactivada. O modo ”Ecrã desligado” é activado. Passados 30 segundos, o display de cristais líquidos é recolhido. O defeito é memorizado.
O posicionamento do display de cristais líquidos é parado através de uma protecção antiaprisionamento, se
O display de cristais líquidos fica parado na posição alcançada e a posição é memorizada. Só depois de accionar o interruptor direito ou abrir à mão, é possível voltar a alterar-se a posição do Flap do display central de informação (CID). Antes disso, deve retirar-se o obstáculo que dá origem à desactivação.
As informações registadas na memória de falhas podem ser lidas por intermédio dos Tester de diagnóstico, através do canal de diagnóstico.