Medição da corrente de repouso

Na viatura podem surgir, ocasional ou permanentemente, correntes de repouso elevadas. Uma possível causa podem ser unidades de comando defeituosas.

Através de uma separação dos bornes da bateria pode produzir-se uma reposição das unidades de comando, de modo a que uma eventual corrente de repouso elevada, anteriormente existente, já não ocorra.

Através da utilização do adaptador para a medição da corrente de repouso, é assegurado que, antes da separação da ligação ao pólo negativo da bateria, seja feita uma ponte à massa, evitando assim uma reposição das unidades de comando.

Adaptador para a medição da corrente de repouso: número de encomenda 61 2 300, firma Cartool

Realização da medição da corrente de repouso

A comprovação é efectuada com um multímetro e com o adaptador para a medição da corrente de repouso. Para o registo da corrente de repouso ao longo de um período de tempo de várias horas, a medição da corrente de repouso também pode ser realizada alternativamente com o MoDiC.

Preparação da viatura

Ligação do adaptador para a medição da corrente de repouso

Ligar o adaptador para a medição da corrente de repouso (número de encomenda 61 2 300, firma Cartool) como se segue:

P6199008
P6199009

Uma sobrecarga eventual do adaptador é sinalizada pelo acender do díodo luminoso vermelho. Neste caso deverá comprovar-se a ligação do adaptador e, eventualmente, corrigi-la. Também existe sobrecarga, quando a viatura não estiver no modo de corrente de repouso (corrente superior a 4 A) e estiverem intercalados consumidores de elevada potência.

Medição da corrente de repouso com multímetro

Para a medição da corrente de repouso utiliza-se um multímetro ou a função de multímetro do DIS BMW ou MoDiC BMW.

P6199007

Para efectuar a medição da corrente de repouso, ligar o multímetro ao adaptador, e, em seguida, desaparafusar o cabo da massa da bateria (1) do ponto de massa central da carroçaria.

Indicação: O cabo da massa da bateria só deve ser separado, quando já não forem efectuadas mais quaisquer operações na viatura.

Ao utilizar um multímetro, deve ter-se em consideração que se deve seleccionar no aparelho de medir um alcance de medição superior/igual a 5 amperes para uma primeira medição da corrente de repouso. Com isso evita-se uma danificação do aparelho de medir, quando a viatura não se encontra no modo de corrente de repouso em virtude de um defeito na rede de bordo.

Em seguida selecciona-se um alcance de medição de 1 ou 2 ampere para efectuar a medição da corrente de repouso. Para o efeito, o aparelho de medir pode ser separado do adaptador.

Na função de multímetro do DIS/MoDiC BMW é seleccionado o tipo de medição 2 ampere e o alcance de medição automaticamente. Para a medição é utilizado o cabo multifunções MFK1.

Valores nominais

Em função do equipamento da viatura, a corrente de repouso pode atingir os seguintes valores máximos 16 minutos após o desligar da ignição e com a viatura bloqueada:

Série E36: 30 mA

Série E38: 50 mA

Série E39: 40 mA

Série E46: 40 mA

X5, Z8: 40 mA

Medição da corrente de repouso com MoDiC BMW - Modo de registo escrito

Uma medição de longa duração da corrente de repouso pode ser efectuada com o modo de registo escrito do MoDiC BMW. Para se efectuar a medição é ainda necessário um adaptador MoDiC (shunt de medição) número de encomenda 61 2 310 , o qual possibilita a medição da corrente no modo de registo escrito do MoDiC.

P6199010

Ligar o (3) adaptador MoDiC 61 2 310 em paralelo com o (4) adaptador para a medição da corrente de repouso 61 3 300. Ligar o cabo de medição MFK 1 ao MoDiC (2) e na máscara Multímetro seleccionar a função de medição Tensão V.

Modo de registo escrito - Comando

As configurações da técnica de medição para o modo de registo escrito são efectuadas na máscara Configuração do osciloscópio.

Para a medição da corrente de repouso selecciona-se um alcance de medição de 1 V ou menos. Em conjunto com o adaptador MoDiC 61 2 310, vale 1 volt = 1 ampere. Uma corrente de repouso de 50 mA corresponde assim a 50 mV.

Após a selecção da tecla de ecrã Modo de registo escrito, selecciona-se a Faixa de frequências. A faixa de frequências determina a frequência com a qual se regista um valor medido e a duração do registo dos valores medidos. Quanto maior for a frequência de medição, maior será a frequência com que um valor medido é registado e menor a duração dos registos memorizados.

Exemplo:

Faixa de frequência

Medições

Duração do registo

2 mHz

1 por segundo

83 minutos

1 mHz

1 cada 2 segundos

2,7 horas

0,4 mHz

1 cada 5 segundos

5,5 horas

0,1 mHz

1 cada 20 segundos

27,7 horas

Para todas as medições de longa duração, o MoDiC BMW deve encontrar-se na estação de carga do MoDiC.

A medição inicia-se, seleccionando a tecla de ecrã Oscilograma .

Indicação: Caso se volte a accionar a tecla Configuração do osciloscópio são apagados os valores de medição memorizados.

Modo de registo escrito - Avaliação

O registo dos valores medidos é terminado seleccionando a tecla de ecrã Imagem fixa.

Em seguida, os dados registados podem ser chamados seleccionando a tecla de ecrã Memória e com auxílio das ”teclas de seta” junto à margem superior da máscara.

Indicação: Caso se volte a accionar a tecla Imagem fixa, os valores medidos são apagados imediatamente e inicia-se uma nova medição.