Aquecimento do assento

O aquecimento do assento possibilita o aquecimento da superfície do assento e do encosto. O sistema electrónico para a regulação da temperatura seleccionada de aquecimento (3 escalões) e para a monitorização de defeitos está integrada na unidade de comutação da consola central (SZM).

Funcionamento

O aquecimento do assento pode ser ligado em três escalões de aquecimento a partir do borne 15, accionando a tecla. Para a indicação de funcionamento reluzem três díodos luminosos montados na unidade de comutação. "Borne 15 activo" é comunicado à unidade de comutação da consola central através do canal K.

Com o ligar do aquecimento do assento (premir uma vez a tecla) activa-se por agora o escalão de aquecimento 1. A superfície do assento é aquecida até aprox. 44°C. Para a comprovação do funcionamento reluzem todos os três díodos luminosos.

Se a tecla for novamente premida, o LED superior apaga e é activado o escalão de aquecimento 2. O assento já só é aquecido até 39°C.

Premindo novamente a tecla, é activado o escalão de aquecimento 3 do assento. O LED inferior reluz. O assento é aquecido até 35°C.

Se a tecla for novamente accionada ou a ignição for desligada, o aquecimento do assento é desligado. Adicionalmente pode desligar-se o aquecimento do assento em cada escalão de aquecimento, premindo a tecla por mais de 1 segundo.

O aquecimento dos assentos é efectuado através de esteiras de fibra de carbono na parte principal e nos fios de aço (filamentos de aço) nos apoios laterais. Na parte do assento e do encosto está montada respectivamente uma esteira de aquecimento de fibra de carbono. Por regra, aquece-se a parte central do assento e do encosto, assim como os apoios laterais do assento e do encosto. No banco desportivo encontram-se montadas adicionalmente resistências de aquecimento ou esteiras de fibra de carbono nos apoios das coxas. No banco desportivo da Série E39 com cobertura em tecido, os apoios laterais do assento e do encosto não são aquecidos.

A temperatura é medida por uma sonda térmica no estofo de assento e transmitida à unidade de comutação.

Funções de monitorização

Tensão da bateria

Se a tensão da bateria na viatura for inferior a 11,4 V ±0,3 V, desliga-se a corrente das esteiras de aquecimento através do sistema electrónico do aquecimento do banco. Os LEDs do estado operacional permanecem no entanto ligados. As esteiras de aquecimento voltam a ser alimentadas com corrente, quando a tensão da bateria se mantiver, no mínimo durante 5 segundos, superior a 12,2 V ±0,3 V.

Temperatura da placa de circuitos

Visto o consumo de energia do aquecimento do assento ser muito elevado (120 W), a temperatura da placa de circuitos é monitorizada na unidade de comutação com sondas térmicas. Se a temperatura subir acima de 85°C, é reduzida, por agora, a potência de aquecimento. Se a temperatura da placa de circuitos exceder 95°C, o aquecimento é desligado. Os LEDs do estado operacional permanecem ligados. O restabelecimento da ligação do aquecimento do assento ocorre automaticamente quando a temperatura da placa de circuitos for inferior a 85°C.

Monitorização de defeitos

O sistema electrónico do aquecimento do assento monitoriza a sonda térmica e as esteiras de aquecimento em relação a defeitos. Defeitos detectados são memorizados na memória de falhas da unidade de comutação da consola central.

Podem ser detectados os seguintes defeitos:

Caso ocorra na sonda térmica uma interrupção ou um curto-circuito, o aquecimento dos assentos é desligado, para o proteger de um sobreaquecimento. Os LEDs do estado operacional são desligados.