O fecho central é comandado pelo módulo base 5.
Os accionamentos do sistema de fecho central nas portas da viatura estão integrados nas fechaduras e possibilitam um trancamento, bloqueio e destrancamento das portas.
Adicionalmente são trancados e destrancados os seguintes acessos à viatura e compartimentos através dos accionamentos do fecho central:
E46 Berlina, Coupé, Touring: tampa do depósito de combustível
E46 Cabrio: tampa do depósito de combustível e porta-luvas
E52 Z8: porta-luvas e porta-objectos na consola central
E83 X3: tampa do depósito de combustível
E85 Z4: tampa do depósito de combustível e porta-objectos (com cobertura da capota)
Na função do sistema de fecho central deve distinguir-se entre trancar e trancar com bloqueio.
Trancar sem bloqueio: As portas da viatura podem ser abertas a partir do interior quando o manípulo da porta é puxado duas vezes.
Trancar com bloqueio: As portas da viatura não podem ser abertas nem pelo exterior nem pelo interior.
Um ”Trancar com bloqueio” é efectuado quando
Com o bloqueio central da viatura são também trancados os acessos à viatura e compartimentos munidos com accionamentos do fecho central (ver acima).
Os accionamentos são comandados através de relés no módulo principal.
Para a protecção dos accionamentos contra sobrecarga térmica ocasionada por accionamentos repetidos existe no módulo principal um bloqueio de repetição.
O sistema de fecho central pode ser comandado através dos seguintes pontos:
Através da tecla do fecho central, a viatura apenas pode ser trancada e destrancada, mas não bloqueada e desbloqueada.
Indicação: Os comandos por tecla do comando à distância só são efectuados quando a chave não estiver inserida no canhão da ignição.
As portas da viatura são destrancadas automaticamente quando a unidade de comando do Airbag detecta uma colisão. A sinalização de colisão é efectuada:
Após a detecção de colisão deve destrancar-se uma vez o sistema de fecho central, antes de ser possível trancar.
Uma viatura bloqueada é desbloqueada automaticamente (não destrancada), quando a chave da viatura é inserida no canhão da ignição. A detecção é efectuada através da unidade de comando do ”Imobilizador electrónico (EWS)”.
A seguinte função pode ser codificada através da Car & Key-Memory ou está codificado de série em algumas versões nacionais (p. ex. EUA):
Ao destrancar uma viatura trancada por meio da fechadura da porta ou do comando à distância, destranca-se em primeiro lugar apenas a porta do condutor. Todas as outras portas passam do estado bloqueado para o estado desbloqueado, não sendo no entanto destrancadas (é possível destrancar as portas através do manípulo interior da porta ou da tecla do fecho central). As portas só são destrancadas quando a viatura é destrancada uma segunda vez através da fechadura da porta ou do comando à distância.
A seguinte função pode ser codificada através da Car & Key-Memory ou está codificado de série em algumas versões nacionais (p. ex. EUA):
Ao exceder uma velocidade de marcha de 4 km/h as portas são trancadas automaticamente.
Em caso de falha no accionamento eléctrico (p. ex. devido a uma bateria descarregada), a porta pode ser destrancada mecanicamente através da fechadura da porta.
O comando da porta da mala e do óculo traseiro (E46 Touring) é efectuado subordinado ao estado do sistema de fecho central.
Com a viatura trancada, a porta da mala/óculo traseiro só pode ser aberta através do comando à distância.