Bomba do combustível comandada electronicamente

O sistema 'Bomba do combustível comandada electronicamente' activa a bomba eléctrica do combustível (EKP) de acordo com o consumo. A quantidade de combustível que o motor precisa em cada momento é convertida pelo sistema 'Bomba do combustível comandada electronicamente' no débito da EKP necessário para o efeito.

Descrição resumida do componente

Unidade de comando

A unidade de comando EKP encontra-se no compartimento da mala do lado direito, junto da cava da roda. A unidade de comando EKP comanda as rotações da EKP em função do consumo de combustível solicitado, através da modulação em duração da tensão de saída da EKP. A curva característica de alimentação da EKP para a correspondente Série encontra-se registada nos dados de codificação. A unidade de comando da EKP assegura uma activação correcta da EKP até uma tensão de bordo de 6 V inclusive.

A unidade de comando da Electrónica Digital do Motor (DME) envia à unidade de comando da EKP o consumo solicitado para a quantidade de combustível necessária no momento.

CAN de diagnóstico

A comunicação da unidade de comando da EKP com a unidade de comando DME efectua-se através do CAN de diagnóstico. A quantidade de combustível necessária é comunicada pela unidade de comando DME à unidade de comando da EKP, numa mensagem, através do CAN de diagnóstico.

Bomba eléctrica do combustível (EKP)

A EKP encontra-se no depósito de combustível.

Função

A unidade de comando da EKP comanda a EKP de acordo com o estado do sistema de alimentação de combustível durante a utilização da viatura. A quantidade de combustível que a EKP debita é comandada e ajustada através da detecção do número de rotações segundo uma curva característica dada. O consumo de combustível do motor e dos circuitos de combustível são os respectivos factores de referência.
A unidade de comando DME determina o necessário consumo de combustível do motor e adiciona-lhe uma quantidade suplementar, que é necessária para o funcionamento da bomba de aspiração por jacto (SSP). A quantidade total de combustível necessária é enviada como mensagem através do CAN de diagnóstico à unidade de comando da EKP.
Esta converte a mensagem do CAN de diagnóstico recebida numa tensão de saída modulada em duração para a EKP, comandando deste modo as rotações da EKP.
A unidade de comando da EKP é activada através do borne 15. Em seguida é efectuada a inicialização, na qual a EKP é activada a 100 %. Depois de terminada a inicialização, a unidade de comando da EKP ajusta a EKP de acordo com o débito indicado pela DME.

Regime de emergência

Em caso de falta de comunicação ou comunicação deficiente com a DME, a unidade de comando EKP comuta para regime de emergência. A bomba eléctrica do combustível activa-se por inteiro.

Importante!

Prestar sempre atenção a uma fixação correcta da unidade de comando da EKP! A fixação correcta garante uma dissipação eficaz do calor. Se não for este o caso, isso leva a um sobreaquecimento da unidade de comando da EKP e à sua falha. A consequência é a viatura ficar imobilizada!

Nos trabalhos de reparação no sistema de combustível, o sistema EKP deve ser desligado da corrente (perigo de incêndio). Para o efeito, puxar o fusível no distribuidor de corrente traseiro ou separar a ficha de ligação à bomba do combustível electrónica no depósito do combustível.