Registar a substituição da bateria

Por que se deve registar a substituição da bateria?

Depois de se montar uma nova bateria, deve efectuar-se a função especial Registar substituição da bateria. O registo da substituição da bateria é necessário para assinalar à gestão de potência (software no sistema electrónico do motor e sensor inteligente de bateria) que foi montada na viatura uma nova bateria.
Se o registo da substituição da bateria, a gestão de potência não funciona correctamente e podem surgir restrições de funcionamento, como, por exemplo, a redução ou desactivação de consumidores individuais.

Registar a substituição da bateria

Através desta função especial é assinalada à gestão de potência na DME/DDE uma substituição da bateria. São processadas as seguintes acções:

Substituição de bateria: outra capacidade da bateria ou bateria AGM

Visto a bateria depender do motor e do equipamento, as seguintes informações no CAS estão codificadas:

Durante a substituição da bateria, deve utilizar-se, por regra, a capacidade da bateria montada de série.
Ao montar uma bateria de capacidade maior ou menor ou ao montar uma bateria AGM, o CAS deve portanto ser recodificado através do Progman:

 

BLB0506GR6121BATT

Bateria: capacidade da bateria e modelo de bateria

A capacidade da bateria pode ser consultada no autocolante com os dados técnicos. No outro autocolante encontram-se as indicações de segurança.
As baterias AGM identificam-se pela caixa preta. As baterias AGM resistentes a ciclos são aplicadas em caso de solicitações específicas da rede de bordo, em função do equipamento e da exigência.