Canal MOST: ordem das unidades de comando
Sentido de transmissão e ordem das unidades de comando no anel MOST
A rede MOST (Media Oriented Systems Transport) realiza uma comunicação de dados entre as unidades de comando, através de uma estrutura anular.
A transmissão de sinais é realizada por meio de tecnologia de fibra óptica.
A transmissão no anel apenas se processa num sentido.
Mensagens só podem ser transmitidas no anel MOST se o anel estiver fechado e operacional. A transmissão de mensagens têm início e termina na unidade principal.
Com o equipamento MOST correspondente é configurada a ligação em anel das unidades de comando por meio de um conector de fibra óptica. Este conector de fibra óptica encontra-se no compartimento da mala, à esquerda, sobre a roda. Visto que, durante a substituição e na fábrica, devido ao conector de fibras ópticas, as unidades de comando podem ser conectadas de diversos modos entre si, não existe nenhuma ordem fixa das unidades de comando na viatura. Deste modo, o esquema de ligações dos sistemas indica apenas o máximo equipamento MOST, mas não a ordem correcta das unidades de comando. A ordem das unidades de comando também pode ser determinada automática ou manualmente.
Determinação automática da ordem das unidades de comando
O módulo de teste ”Ordem das unidades de comando” permite uma determinação automática da ordem das unidades de comando. Esta determinação automática só fornece resultados correctos se a configuração do anel MOST estiver correctamente memorizada na unidade principal.
Se a determinação automática devolver resultados não interpretáveis, existem duas possibilidades:
- determinar manualmente a ordem das unidades de comando (ver abaixo).
- memorizar de novo a configuração do anel MOST.
Para o efeito, mudar no sistema de diagnóstico para a selecção de funções. Em seguida, chamar o módulo de teste sob Funções especiais -> Carroçaria -> Anel MOST -> Memorizar configuração do anel MOST.
Este procedimento só pode ser executado com o anel MOST fechado. Por essa razão, verifica-se em primeiro lugar a estabilidade do anel ao chamar o módulo de teste.
Determinação manual da ordem das unidades de comando
A ordem das unidades de comando no canal MOST pode ser determinada através de um exame visual na viatura.
- A unidade principal está conectada ao canal CAN e ao canal MOST.
- Em relação à ordem das outras unidades de comando MOST deve ser observada a inscrição das fibras ópticas no conector das fibras ópticas. O cabo de entrada do conector de fibras ópticas é o cabo etiquetado com ”RAD2”/”MASK”/”CCC”. Cada entrada do conector da fibra óptica está directa e opticamente ligada com a saída situada no lado oposto. Pode assim determinar-se a ordem das unidades de comando por meio das seguintes inscrições:
- CDC (= selector de CDs)
- AMP (= amplificador)
- VM (= módulo de vídeo)
- TEL (= telefone)
- TCU (= unidade de controlo da telemática)
- ULF (= sistema de carga e de mãos-livres universal)
- JNAV (= sistema de navegação Japão)
- DAB (= sintonizador digital)
- IBOC (= sintonizador digital (EUA))
- KHI (= interface dos auscultadores)
- HUD (= Head-Up display)
- MMC (= selector de DVDs)
- SDARS (= sintonizador de satélite (EUA))
- A saída do conector de fibras ópticas está etiquetado com ”FLASH”. Este cabo conduz ao acesso directo MOST e, em seguida, à unidade principal. Com isso, fecha-se o anel.