MSA e gestão de potência
O estado da bateria calculado na Gestão avançada de potência (APM) é um factor de influência decisivo do MSA. A APM controla os seguintes valores: estado de carga da bateria, temperatura da bateria, queda de tensão no arranque do motor, consumo de corrente dos consumidores ligados.
No caso de uma paragem do motor, é preciso evitar um consumo de corrente excessivo. Por conseguinte, com o borne 15 LIGADO e o motor DESLIGADO, o APM desliga todos os grandes consumidores de corrente ou reduz o consumo. As indicações permanecem activas.
São afectados os seguintes consumidores:
- Aquecimento do óculo traseiro
- Aquecimento dos retrovisores
- Aquecimento do banco
- Ventoinha da chaufagem (a adaptação da ventoinha da chaufagem é da responsabilidade do IHKA).
Inibidor de desactivação
A função MSA sói é possível em determinadas condições. Evita-se uma paragem do MSA se as influências ambientais ou as condições da viatura o exigirem.
Os seguintes inibidores de desactivação são possíveis do ponto de vista do APM:
- O estado de carga da bateria não é plausível.
As causas desta situação podem ser as seguintes:
- O sensor inteligente de bateria (IBS) foi separado da tensão de alimentação ou do pólo negativo da bateria. Não é possível determinar o estado de carga da bateria.
- O IBS tem uma avaria (p. ex., erro de comunicação com a DME/DDE).
- Existe uma falha permanente na corrente de repouso, o que impede uma medição da corrente de repouso para determinar o estado de carga da bateria.
Procurar a causa da falha da corrente de repouso.
- A viatura está em funcionamento contínuo e cumpriu uma fase de repouso suficientemente longa para uma medição da corrente de repouso para determinar o estado de carga da bateria.
Deixar a viatura entrar em modo de suspensão e mantê-la em repouso durante, no mínimo, 1 hora.
- Um consumidor de corrente adicional está directamente ligado à bateria e dá origem a um erro na determinação do estado de carga da bateria pelo IBS.
- O estado de carga da bateria é demasiado baixo.
O estado de carga da bateria não corresponde ao estado de carga mínimo necessário para o MSA. É preciso recarregar a bateria e prosseguir a localização de defeitos com o módulo de teste <Sistema de diagnóstico da energia>.
- Temperatura da bateria demasiado alta.
A temperatura da bateria é demasiado alta para se determinar o estado de carga da bateria com segurança.
- Queda de tensão demasiado grande no arranque do motor MSA anterior.
O APM controla continuamente a tensão da rede de bordo, em particular durante o arranque do motor. A tensão não alcançou um valor limite mínimo no arranque do motor MSA anterior.
A temperatura da bateria é demasiado baixa ou a bateria pode estar mal carregada: Recarregar a bateria e prosseguir a localização de defeitos com o módulo de teste <Sistema de diagnóstico da energia>.
- Consumo de corrente dos consumidores ligados demasiado alto.
Os consumidores de corrente ligados precisam de muito corrente: Não são permitidas paragens MSA, para que a bateria possa ser apoiada pelo alternador.
Desligar os grandes consumidores de corrente (p. ex., desembaciador do óculo traseiro, aquecimento do banco ou ventoinha da chaufagem), para que as paragens MSA voltem a ser autorizadas.
Nos dados da gestão da potência, memorizam-se os inibidores de desactivação actualmente existentes e os últimos quatro que surgiram.
A gestão da potência também memoriza os últimos nove tipos de inibidores de desactivação: se um inibidor de desactivação surgir várias vezes em sequência, apenas é considerado uma vez.
Solicitadores de activação
A activação totalmente automática do motor pelo MSA também pode ocorrer se o condutor não efectuar qualquer acção. Algumas condições da viatura (solicitadores de activação) solicitam um arranque do motor MSA imediato sem influência do condutor.
Os seguintes solicitadores de activação são possíveis do ponto de vista do APM:
- Durante a paragem MSA, o estado de carga da bateria é inferior ao estado de carga necessário para a função MSA. O motor é automaticamente reactivado, de forma a melhorar o equilíbrio de carga.
Nos dados da gestão da potência são memorizados os últimos quatro solicitadores de activação que surgiram.
Bateria
Para viaturas com Sistema automático de arranque/paragem do motor é sempre montada uma bateria AGM e, após uma substituição da bateria, é registada com a função especial <Registar substituição de bateria>, para que a função MSA funcione sem problemas.
No caso de uma substituição da bateria, uma separação da ligação da bateria ou uma programação da gestão electrónica do motor, podem perder-se os dados de referência sobre o estado de carga da bateria e estado da bateria.
Estes dados só estarão novamente disponíveis após uma medição da tensão de repouso de aprox. 6 horas (p. ex., fase de repouso durante a noite) em que a viatura não seja reactivada. Durante este período de adaptação, a função MSA não está activa (inibidor de desactivação = estado de carga da bateria não plausível). Isto deve ser comunicado ao cliente durante a entrega da viatura. A função MSA activa-se de novo automaticamente logo que as rotinas necessárias sejam terminadas com sucesso.