MSA e gestão de potência

O estado da bateria calculado na Gestão avançada de potência (APM) é um factor de influência decisivo do MSA. A APM controla os seguintes valores: estado de carga da bateria, temperatura da bateria, queda de tensão no arranque do motor, consumo de corrente dos consumidores ligados.

No caso de uma paragem do motor, é preciso evitar um consumo de corrente excessivo. Por conseguinte, com o borne 15 LIGADO e o motor DESLIGADO, o APM desliga todos os grandes consumidores de corrente ou reduz o consumo. As indicações permanecem activas.
São afectados os seguintes consumidores:

Inibidor de desactivação

A função MSA sói é possível em determinadas condições. Evita-se uma paragem do MSA se as influências ambientais ou as condições da viatura o exigirem.
Os seguintes inibidores de desactivação são possíveis do ponto de vista do APM:

Nos dados da gestão da potência, memorizam-se os inibidores de desactivação actualmente existentes e os últimos quatro que surgiram.
A gestão da potência também memoriza os últimos nove tipos de inibidores de desactivação: se um inibidor de desactivação surgir várias vezes em sequência, apenas é considerado uma vez.

Solicitadores de activação

A activação totalmente automática do motor pelo MSA também pode ocorrer se o condutor não efectuar qualquer acção. Algumas condições da viatura (solicitadores de activação) solicitam um arranque do motor MSA imediato sem influência do condutor.
Os seguintes solicitadores de activação são possíveis do ponto de vista do APM:

Nos dados da gestão da potência são memorizados os últimos quatro solicitadores de activação que surgiram.

Bateria

Para viaturas com Sistema automático de arranque/paragem do motor é sempre montada uma bateria AGM e, após uma substituição da bateria, é registada com a função especial <Registar substituição de bateria>, para que a função MSA funcione sem problemas.

No caso de uma substituição da bateria, uma separação da ligação da bateria ou uma programação da gestão electrónica do motor, podem perder-se os dados de referência sobre o estado de carga da bateria e estado da bateria.
Estes dados só estarão novamente disponíveis após uma medição da tensão de repouso de aprox. 6 horas (p. ex., fase de repouso durante a noite) em que a viatura não seja reactivada. Durante este período de adaptação, a função MSA não está activa (inibidor de desactivação = estado de carga da bateria não plausível). Isto deve ser comunicado ao cliente durante a entrega da viatura. A função MSA activa-se de novo automaticamente logo que as rotinas necessárias sejam terminadas com sucesso.