MSA Módulo de teste do sensor de ponto-morto

 

Sistema automático de arranque/paragem do motor, sensor de ponto-morto:

Nas viaturas com caixa de velocidades manual, está instalado um sensor de ponto-morto na carcaça da caixa de velocidades. O sensor de ponto-morto é um sensor PLCD, o que significa que o sensor detecta uma alteração linear do local (da deflexão) sem contacto, com base em alterações relativamente ao estado magnético. Através da operação de mudança de velocidades, a barra selectora de velocidades (4) desloca-se e, com isso, também o íman na caixa de velocidades. O sensor PLCD permite à gestão electrónica do motor identificar a posição da alavanca de velocidades. As imagens seguintes apresentam o esquema da estrutura e também vistas em corte do sensor aplicado na caixa de velocidades:

GR_FB1807001
GR_FB1807002

São válidas as seguintes designações de componentes:

GR_FB1807003

Para que a gestão electrónica do motor possa tomar conhecimento da ”posição de ponto-morto” do selector da caixa de velocidades / alavanca de velocidades, é necessário que seja possível adaptar esta posição na viatura. Esta rotina de adaptação efectua-se em grande parte de forma automática nas fábricas, sendo possível, para casos de reparação, através do DIS-Tester. Para a sua execução, deve ser executada a função especial <Adaptar/ Registar sensor de ponto-morto>.

Em casos normais, a posição de ponto-morto da alavanca da caixa de velocidades é de aprox. 50 % (+/- tolerância).

Indicação:

Valores incorrectamente adaptados da posição de ponto-morto trazem consigo problemas relativamente à disponibilidade da função de arranque/paragem do motor e deficiências relativamente à possibilidade de reprodução do comportamento do sistema de todos os parâmetros específicos do MSA!