Sobrealimentação escalonada N47TL

Sobrealimentação escalonada N47TL

A partir de 09/2007, a habitual sobrealimentação escalonada no M57TU2TOP será também aplicada no N47TL. A aplicação inicial irá ocorrer no E87, E81 e E82.

Descrição resumida do componente

 

GR_FB1107002

Grupo turbocompressor do N47TL:

Índice

Explicação

Índice

Explicação

1

Pequeno compressor

2

Pequena turbina

3

Caixa de vácuo, chapeleta bypass do compressor

4

Grande compressor

5

Caixa de vácuo, chapeleta de regulação da turbina

6

Grande turbina

7

Caixa de vácuo, válvula Wastegate

8

Chapeleta de regulação da turbina

Os componentes mais importantes para a função da turbocompressão de dois estágios são:

 

Turbocompressor pequeno

A dimensão do turbocompressor utilizado tem uma influência decisiva sobre o comportamento de funcionamento do motor (potência e comportamento de resposta). Um turbocompressor pequeno possui um comportamento de resposta muito bom devido às massas reduzidas que têm de ser aceleradas pelos gases de escape. A pressão turbo é formada muito rapidamente ao ”acelerar”. O motor reage assim com um atraso muito ligeiro.

Turbocompressor grande

O comportamento do turbocompressor é diferente. Ao ”acelerar”, os gases de escape têm de acelerar grandes massas. O turbocompressor e o motor também reagem desse modo mais lentamente ao acelerar. No entanto, caso se pretenda uma elevada potência final, ou seja, são necessárias elevadas pressões turbo e débitos de ar, o turbocompressor grande está em vantagem devido às grandes secções transversais.

Para a turbocompressão de dois estágios, os dois turbocompressores encontram-se ligados em série. Os gases de escape accionam primeiro a turbina pequena, de seguida, a turbina grande. No lado do ar fresco, é comprimido primeiro o ar fresco pelo compressor grande e, em seguida, pelo compressor pequeno.

chapeleta de regulação da turbina

A chapeleta de regulação da turbina comanda a distribuição do fluxo dos gases de escape entre a turbina pequena e a grande. A chapeleta de regulação da turbina é ajustada pneumaticamente por uma caixa de diafragma. A chapeleta de regulação da turbina é de ajuste variável. Um conversor de pressão electro-pneumático aplica vácuo à caixa de diafragma.

chapeleta bypass do compressor

A chapeleta de bypass do compressor permite, do lado do ar, contornar o compressor pequeno. A chapeleta de bypass do compressor é ajustada pneumaticamente por uma caixa de diafragma. A chapeleta de bypass do compressor é completamente aberta ou fechada. Uma electro-válvula comutadora aplica vácuo à caixa de diafragma.

válvula Wastegate

Ao atingir-se a potência nominal, a válvula Wastegate é aberta para evitar pressões turbo demasiado elevadas. Uma parte dos gases de escape é passada ao lado da turbina grande através da válvula Wastegate. A válvula Wastegate é ajustada pneumaticamente por uma caixa de diafragma. A válvula Wastegate é de ajuste variável. Um conversor de pressão electro-pneumático aplica vácuo à caixa de diafragma.


unidade de comando DDE

A DDE foi aperfeiçoada (DDE) em relação ao comando. A unidade de comando DDE também comanda os actuadores supracitados para a turbocompressão de dois estágios.

Função do sistema

Para a disposição de um turbocompressor, deve assumir-se sempre um compromisso entre bom comportamento de resposta e potência de final. Nos turbocompressores, utilizados na BMW, com geometria variável da turbina, esta desvantagem da turbocompressão de um estágio é suavizada, no entanto não pode ser completamente eliminada. Com a sobrealimentação escalonada, ambos os turbocompressores funcionam em conjunto, de modo a que seja alcançada uma funcionalidade perfeita.