A regulação de detonação monitoriza o processo de combustão. A regulação de detonação está ampliada em termos funcionais. A unidade de comando DME detecta também uma detonação ”Super” (forma especial da auto-ignição).
São descritos os seguintes componentes para a regulação de detonação:
O sensor de detonação detecta uma combustão detonante. A detonação é detectada pela unidade de comando DME de forma selectiva por cilindro.
Índice |
Explicação |
Índice |
Explicação |
---|---|---|---|
1 |
Ficha de ligação de 2 pinos |
2 |
Sensor de detonação |
Ao contrário da combustão normal, na combustão detonante, por volta do fim do combustão, dá-se uma ignição instantânea na mistura ainda por queimar. Um funcionamento prolongado do motor com combustão detonante pode causar danos graves.
A detonação é favorecida por:
Nos motores sem regulação de detonação, estas influências desfavoráveis no momento da configuração da ignição devem ser consideradas mantendo-se um intervalo de segurança em relação ao limite da detonação. É assim impossível evitarem-se perdas no rendimento no regime de carga superior.
Estão descritas as seguintes funções do sistema para a regulação de detonação:
A regulação de detonação impede a detonação. O ponto de ignição do ou dos respectivos cilindros (selectivo por cilindro) só pode ser deslocado o máximo possível no sentido ”atraso” em caso de perigo real de detonação. O mapeamento do ponto de ignição pode assim ser configurado para valores perfeitos em termos de consumo (sem considerar o limite da detonação). Deixa de ser necessária uma margem de segurança. A regulação de detonação assume todas as correcções requeridas pela detonação no ponto de ignição e possibilita um regime de marcha normal, mesmo com gasolina normal (no mínimo, RON 91).
A regulação de detonação oferece:
O autodiagnóstico da regulação de detonação abrange os seguintes testes:
Se se detectar um defeito durante um destes testes, a regulação de detonação desliga-se. Um programa de emergência assume o comando do ponto de ignição. Simultaneamente, regista-se um defeito na memória de falhas. O programa de emergência garante um funcionamento livre de avarias a partir de um índice de octanas de investigação mínimo de 91. O programa de emergência depende da carga, do número de rotações e da temperatura do motor.
Uma ignição instantânea é uma ignição involuntária. A mistura é inflamada antes da ignição eléctrica através de elementos incandescentes na câmara de combustão. As auto-ignições podem surgir em motores com injecção directa.
A detonação ”Super” é uma combustão irregular que ocorre em motores com elevada sobrealimentação. Nessa ocasião, a pressão máxima da combustão de aprox. 100 bar aumenta para até 200 bar. As causas deste aumento são as impurezas presentes na câmara de combustão (óleo, gás residual, partículas de carvão) que provocam uma inflamação da mistura antes do ponto de ignição propriamente dito. Por isso, a detonação ”Super” não pode ser cortada através de intervenções na ignição.
Se a DME detectar uma detonação ”Super”, a potência é reduzida para proteger o motor contra danos. Uma superdetonação de curta duração é causada por partículas esporádicas de sujidade. A superdetonação dá origem à desactivação momentânea da injecção (3 a 6 ciclos) do cilindro afectado. Para além disso, é registado um defeito na memória de falhas.
Reserva-se o direito a erros de impressão, lapsos e alterações técnicas.