Em caso de existirem problemas com elevada corrente de repouso é necessário, frequentemente, que seja apurado no SAV. No modo de procedimento habitual, é necessário instalar-se, uma resistência em ponte (shunt) na fita de ligação da massa da viatura.
Exploração da monitorização da corrente de repouso:
Nas viaturas com um IBS (sensor inteligente de bateria), a DME/DDE monitoriza a corrente de repouso no estado de repouso.
O IBS só está instalado em determinadas versões do equipamento (p. ex. no M-ASK ou CCC). O módulo de teste para a exploração da monitorização da corrente de repouso testa em primeiro lugar, se está instalado um IBS.
Nesta série são memorizados na DME/DDE os resultados dos últimos 32 ciclos da monitorização da corrente de repouso. Um novo ciclo da monitorização da corrente de repouso é monitorizado nas seguintes condições:
Quando estas condições estiverem satisfeitas, o resultado da monitorização da corrente de repouso é memorizado num novo ciclo. O mais antigo dos 32 ciclos é sobrescrito pelo novo ciclo. Até se ligar de novo o borne R, é memorizado no máximo um novo ciclo da monitorização da corrente de repouso.
O resultado de um ciclo da monitorização da corrente de repouso possui duas categorias:
Uma maior corrente de repouso num ciclo pode ser detectada principalmente se não estiver registado nenhum consumidor independente, mas a corrente de repouso for superior a 80 mA.
Deve ter-se em conta que, em caso de problemas com o estado de repouso da viatura, deixam de ser memorizados novos ciclos da monitorização da corrente de repouso. Se a viatura, p. ex., devido a um inibidor do modo de suspensão, não entrar em modo de suspensão, não é memorizado nenhum novo ciclo da monitorização da corrente de repouso. A memorização de um novo ciclo da monitorização da corrente de repouso também é impedida, quando a viatura é chamada permanentemente através de uma unidade de comando ou de um utilizador.