Descrição geral do funcionamento da alimentação eléctrica, consultar Técnica BMW: TIS -> Documento -> SI Técnica -> Introduzir número SBT
Número SBT: -> 61 03 04092
No Série 5 e Série 6, a partir do E60, existe o micro-módulo de potência (MPM). Em caso de defeito, o MPM separa algumas unidades de comando da tensão da rede de bordo através de um relé biestável. Este borne alimenta principalmente unidades de comando MOST.
A partir do E87, no Série 1 e Série 3, dependente da variante, existe também um relé biestável. Em caso de uma violação da corrente de repouso, o relé biestável separa determinados consumidores da tensão da rede de bordo.
O borne ligado do relé biestável é denominado borne 30g-f.
Borne 30g-f está para um borne 30, que em caso de defeito (f) é ligado (g).
Para a desactivação em caso de violação da corrente de repouso existe um relé biestável. O relé biestável situa-se na placa de circuitos do distribuidor de corrente (encoberto pela carcaça do distribuidor de corrente).
O relé biestável liga o borne 30 aos fusíveis F17 e F40 (até ao ano de modelos 03/2005) ou F17 e F31 (a partir do ano de modelos 09/2005). Este relé é activado, em caso de violação da corrente de repouso, para interromper a alimentação eléctrica dos fusíveis mencionados.
O relé biestável possui duas bobinas do relé que, em caso de activação, abrem ou fecham respectivamente o contactos do relé. O relé permanece na última posição activada (contacto aberto ou fechado).
O relé biestável existe apenas para determinados equipamentos extra. Nas viaturas sem relé biestável, os fusíveis F17 e F40 (até ao ano de modelos 03/2005) ou F17 e F31 (a partir do ano de modelos 09/2005) estão ligados ao borne 30g através de uma ponte.
O relé biestável encontra-se no distribuidor de corrente e é activado pelo sistema electrónico caixa de junções (JBE). As linhas de activação passam através da ficha interna X04010 da caixa de junções (constituída pelo distribuidor de corrente e JBE).
No distribuidor de corrente, as bobinas do relé são alimentados directamente através do borne 30.
O JBE liga por instantes a linha do negativo à respectiva bobina do relé, para abrir ou fechar o contacto.
Em caso de defeito, o relé biestável é activado pelo JBE, de modo a que a alimentação eléctrica do borne 30g-f é interrompida.
O borne 30g-f é desligado sob uma das seguintes condições:
Ao desactivar o borne 30g-f devido a uma violação da corrente de repouso é memorizado um registo na memória de falhas no JBE.
Em caso de desactivação do borne 30g_f não é tomado em consideração qual a unidade de comando responsável pela violação da corrente de repouso. Em qualquer caso é desligado o borne 30g-f.
Se a violação da corrente de repouso for causada por uma unidade de comando que não é alimentada pelo borne 30g-f, a violação da corrente de repouso continua a existir, mesmo após a desactivação.
Uma condição de activação tem sempre prioridade relativamente a uma condição de desactivação. O borne 30g-f volta a ser ligado através do relé biestável sob as seguintes condições.
O processo de activação só é executado se o relé tiver sido anteriormente desligado.
Após cada interrupção da tensão do JBE, o relé biestável é activado de modo a que o contacto esteja fechado.
Em caso normal, o borne 30g-f está sempre ligado.
Com borne R ou borne 15, o borne 30g-f está sempre ligado.