Sensor de chuva/luz: limitações técnicas
Descrição do funcionamento, consultar BMW Service Técnica:
TIS -> Documento -> SI Técnica -> Introduzir número SBT
Número SBT:
- Activação automática da luz de médios
- Comportamento no crepúsculo
Os fototransístores próprios para viaturas utilizados no sensor de chuva/luz são sensíveis à luz infravermelha devido à sua tecnologia. Em caso de céu muito nublado, a luz infravermelha actua com grande intensidade no sensor de chuva/luz.
Em caso de boas condições climatéricas com céu pouco nublado ou limpo, a proporção de luz infravermelha é muito menor, principalmente no Inverno.
Por essa razão, o ajuste para más condições climatéricas relevante em termos de segurança pode, em casos isolados, levar a que se conduza com luz, mesmo em caso de boas condições climatéricas.
- Comportamento em túnel
As filas de lâmpadas amarelas muito claras colocadas cada vez mais à entrada de túneis levam a que o RLS só ligue a luz de médios de forma retardada.
- Comportamento de perturbação
Se surgir um defeito num dos sensores e unidades de comando participantes, a luz é ligada até ao fim da marcha, por razões de segurança.
- Sensor de chuva
- O sensor de chuva/luz avalia a grau de reflexão do pára-brisas para activar o limpa pára-brisas. Mesmo pequenas sujidades, como insectos, podem activar esporadicamente os processos de limpeza.
- Sensor de chuva/luz nas viaturas com Head-up display
- Nas viaturas com HUD, está montada uma variante especial do RLS. Nesta variante, um dos sensores não está orientado para cima, para a identificação de túneis, mas sim para baixo, para a estrada. Este sensor permite regular a luminosidade do HUD. A variante para HUD não deve de modo algum ser substituída por uma variante standard!