Sistema de diagnóstico da energia: comportamento desfavorável do cliente

Um comportamento desfavorável do cliente é, em conjunto com um defeito na viatura, a causa principal de uma avaria provocada por uma bateria descarregada. Em pormenor, podem ser determinadas as seguintes causas individuais:

Luz de presença, luz de estacionamento ou luz de emergência ligada

A luz de presença, luz de estacionamento ou a luz de emergência estiveram ligadas demasiado tempo com a viatura desligada. Se possível, chamar a atenção do cliente para este facto.

Borne R ou borne 15 estava ligado

O borne R ou borne 15 esteve ligado demasiado tempo com o motor desligado. O consumo de corrente da viatura é de 10-15 A, em função do equipamento. Com isso, a bateria é descarregada muito rapidamente. Se possível, chamar a atenção do cliente para este facto.

longo período de imobilização

A viatura esteve desligada durante muito tempo. A viatura possui um consumo de corrente normal de 10-40 mA, em função do equipamento. Com isso, a bateria é descarregada de forma lenta mas contínua. Em função do estado de carga da bateria, após um período de paragem de aprox. 4 - 12 semanas, é atingida a capacidade residual necessária para colocar a viatura em marcha. Se possível, chamar a atenção do cliente para este facto.

modo de condução desfavorável

A bateria pode descarregar-se devido a um comportamento desfavorável de marcha do cliente:

- Ao efectuar deslocações em trajectos extremamente curtos é possível que, ao arrancar o motor, seja absorvida mais energia da bateria do que aquela que será recarregada na deslocação subsequente. O equilíbrio de carga piora se estiverem ligados muitos consumidores de corrente na viagem seguinte.

- Muito poucas deslocações: se uma viatura for muito pouco deslocada e as deslocações não forem suficientemente longas, é possível que durante o período de imobilização da bateria, devido à corrente de repouso normal da viatura, seja absorvida mais energia do que aquela que será recarregada durante a deslocação.

Se possível, chamar a atenção do cliente para este facto.