O alternador com o interface BSD pode comunicar activamente com a unidade de comando do motor. O alternador não está interligado com a luz de controlo de carga, mas sim apenas com a unidade de comando do motor. O alternador pode identificar diferentes defeitos.
Para o alternador com interface BSD estão configuradas na unidade de comando do motor as seguintes funções:
-activar/desligar o alternador com base nos parâmetros aplicáveis
-pré-definição do máximo grau de aproveitamento admissível do alternador
-comando da reacção do alternador relativamente a variações bruscas de carga (Load Response)
-cálculo do binário do alternador a partir do grau de aproveitamento
-diagnóstico da linha de dados entre o alternador e o comando do motor
-registo dos defeitos do alternador na memória de falhas
-activação da luz de controlo de carga no instrumento combinado, através do CAN
A estratégia de indicação da luz de controlo de carga não se altera através da aplicação do alternador com interface BSD relativamente aos alternadores utilizados até ao momento.
A função principal do alternador continua garantida mesmo em caso de interrupção da comunicação entre o alternador e o comando do motor.
As seguintes possibilidades de defeito podem ser distinguidas através dos registos de defeito:
-moderação devido a temperatura elevada: o alternador está sobrecarregado, por questões de segurança é diminuída a tensão do alternador até que o alternador volte a arrefecer. Não ocorre nenhum acender do testemunho de controlo de carga
-defeito mecânico: o alternador está bloqueado mecanicamente ou o accionamento por correia avariou.
-avaria eléctrica: Defeito nos díodos de excitação, interrupção da excitação, sobretensão devido a defeito do regulador.
-falha na comunicação: defeito na linha entre o comando do motor e o alternador.
Não identificáveis são: interrupção ou curto-circuito no enrolamento
O sinal para o acender da luz de controlo de carga é transmitido ao instrumento combinado através da CAN. A luz de controlo de carga fica activa em caso de defeito mecânico e avaria eléctrica (ver acima).
O cálculo supracitado do binário do alternador e do grau de aproveitamento do alternador dependem muito do modelo (potência) e fabricante.
O alternador transmite por isso estes dados ao comando do motor. O comando do motor adapta os seus cálculos e pré-definições ao modelo certo.
Através do cálculo exacto do binário do alternador e a regulação da função Load response é possível um bom regime de ralenti do motor
A regulação da tensão do alternador de acordo com os valores nominais do comando do motor proporciona um equilíbrio de carga da bateria equilibrado.