Sensor de guinada

Descrição do funcionamento, consultar Técnica BMW:

TIS -> Documento ->- Técnica SI -> Introduzir o número SBT Número SBT: - 61 07 04 103

 

Generalidades

Como princípio fundamental de cálculo para as diferentes funções do DSC, os comandos na coluna da direcção (SZL) recolhem entre outras as informações sobre o ângulo de viragem e as voltas do volante.

Modo de funcionamento

O ângulo de viragem indica a posição angular do volante. É detectado um ângulo de viragem de +/-180°. O sinal do sensor do ângulo de direcção repete-se de 360° em 360°. Estas repetições do sinal permitem contar as voltas do volante. O SZL é alimentado permanentemente por corrente através do borne 30. Deste modo também são detectados movimentos do volante com a ignição DESLIGADA. A posição zero do volante é mantida após uma interrupção da tensão. No entanto, as voltas do volante são perdidas. Um modelo de cálculo permite calcular as voltas do volante durante a marcha. Se este processo não estiver concluído até uma velocidade de deslocação de 25 km/h, a luz de advertência do DSC acende. Outras possibilidades para determinar a posição do volante após uma interrupção da tensão: manobrar o volante de batente a batente Executar a função especial ”Adaptação do ângulo de viragem”

Codificação (a partir de 12/04)

O sensor de guinada utiliza dados específicos de cada modelo, para os seus cálculos internos, que são transmitidos através da codificação.

Adaptação

Durante a adaptação, é memorizada, de modo permanente, no SLZ, a posição actual do volante como posição a direito do volante. Por essa razão, ao efectuar a adaptação, devem colocar-se as rodas dianteiras e o volante na exacta posição a direito. Para além disso, o número de série do SZL e o número do chassis são memorizados no DSC (atribuição DSC para o SZL e a viatura). Após uma adaptação efectuada com êxito, a memória de falhas do sensor de guinada é automaticamente apagada.

Tem que ser efectuada uma adaptação, depois das operações seguintes: