Controlo activo da velocidade de cruzeiro (ACC)

Descrição do funcionamento, consultar Técnica BMW

TIS -> Documento -> Técnica SI -> Número SBT 66 03 04 (086)

Indicações de funcionamento

No sistema de controlo activo da velocidade de cruzeiro (ACC), a distância em relação à viatura que circula à frente é medida por um sensor de radar (sensor ACC). O campo de cobertura varia entre aprox. 2 - 120 metros.

O sistema de controlo activo da velocidade de cruzeiro pode ser activado a partir de 30 km/h.

Unidade de comando da gestão da dinâmica longitudinal (LDM)

Na função ACC, a unidade de comando LDM tem as seguintes tarefas:

Situações de defeito

A condição para a função do ACC é a gestão electrónica do motor/comando da caixa de velocidades e o DSC funcionarem sem defeitos. Por essa razão, é verificado continuamente se as solicitações de aceleração ou de desaceleração são executadas sem defeitos. Em caso de defeito, o ACC é desligado.

Um sensor ACC muito sujo pode levar a que a função não possa ser activada ou o ACC seja desactivado.

O sensor ACC deve estar ajustado na horizontal e na vertical em posição de montagem, para que seja possível detectar um objecto sem defeitos. Este ajuste do sensor ACC deve ser executado num local de ajuste especial com as ferramentas especiais autorizadas pela BMW.

Para o ajuste, existe a função especial ”Ajustar sensor ACC”.

É identificado um sensor ACC desajustado. Na memória de falhas ACC é registado um defeito. O ACC não pode ser activado enquanto o sensor não estiver correctamente ajustado.

Situações especiais

Se, com o ACC activo, a viatura permanecer abaixo da velocidade desejada ajustada ou não acelerar, isto pode ter os seguintes motivos:

Aquecimento da lente

No inverno e em condições de mau tempo, a lente é aquecida, para obter uma melhor disponibilidade do ACC. Trata-se dum aquecimento por resistência, cujo filamento de aquecimento se encontra integrado no corpo da lente de plástico. Após o arranque do motor, o aquecimento da lente é ligado em todos os modos de funcionamento do ACC, dependendo da temperatura exterior.

Para evitar o sobreaquecimento do corpo da lente, o aquecimento da lente é desligado, quando a temperatura interna da unidade for superior a 50 C. Esta temperatura é medida pela sonda da temperatura interna da unidade de comando do ACC. Com uma tensão da rede de bordo > 16 V, a unidade de comando do ACC é desligada, para protecção do processador.

O aquecimento da lente é monitorizado pela unidade de comando ACC em relação a defeitos.